CIDADE
Usuários dos Serviços de Convivência da Prefeitura de Cabedelo transformam os vagões em sala de pé de serra durante passeio no “Trem do Forró”
Clima de festa, energia, disposição, muita música e comidas típicas marcaram a edição do projeto, organizado pela Secretaria de Assistência Social
Durante a maioria do ano, a rotina das composições ferroviárias que ligam as cidades da região metropolitana da capital do estado é previsível. Servem em primeira mão, ao deslocamento de pessoas que vão ao trabalho, à escola ou à feira, realizando pequenos percursos entre as estações.
Em um dia específico do mês de junho, contudo, o trem experimenta uma quebra de rotina: uma explosão de cores e um clima de animação e alegria se espalha pelos vagões, movida pela vitalidade das usuárias dos Serviços de Convivência da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas)
Nesta terça-feira (18), cerca de 150 usuários, juntamente com as equipes da Semas e representantes do Ipsemc, todos vestidos a caráter e munidos de muita alegria, embarcaram, no tradicional “Trem do Forró “de Cabedelo, para uma viagem de ida e volta ao município vizinho de Santa Rita. Foi mais uma edição do expresso que conduz a alegria, a vitalidade e a disposição para a festa das pessoas que atingiram a maturidade com a força vital, o cultivo das memórias e o apego às tradições regionais.
“Um passeio movido a muito vitalidade, alegria e animação compartilhada entre nossos usuários. É essa a proposta por trás da organização do Trem do Forró. A Semas, por meio dos SCFV procura, ao longo de todo ano, movimentar um calendário de eventos, por meio de uma programação voltada ao lazer e às comemorações pontuais das datas festivas. Entre essas não poderia faltar o São João, uma festividade tão importante para nossa região, no que traz de tradição e manifestação da cultura regional”, comentou a secretária da assistência social, Mariana Jubert.
A recepção aos forrozeiros contou com animação de trio de forró pé de serra , com um repertório de sucessos regionais, e mesa com comidas típicas. No embarque, os participantes ocuparam dois vagões da composição e a festa seguiu pelos trilhos, sendo pontuada pelo canto e pela dança dos animados forrozeiros da terceira idade.
O Trem é uma iniciativa que tem como objetivo promover o São João das idosas que frequentam o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), juntamente com componentes do grupo de frequentadoras das atividades do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Ipsemc). A ação compõe a série de eventos que a Semas dedica aos usuários dos serviços coordenados pela pasta ao longo do ano e em datas especiais.