Judiciário
Bloqueio e adeus dos R$ 600: Veredito de Alexandre de Moraes no STF atinge pagamento do Bolsa Família
O ministro tomou decisão em meio à investigação contra beneficiária envolvida nos atos de 8 de janeiro de 2023
No Brasil, o Bolsa Família atende mais de 20,8 milhões de pessoas. O programa social é responsável pela liberação de R$ 600 mensais, entre outros adicionais para os diferentes grupos incluídos no CadÚnico.
Porém, em maio deste ano, Alexandre de Moraes determinou o bloqueio do pagamento para uma beneficiária. O caso chamou atenção devido às circunstâncias. Na decisão, o ministro apontou um suposto envolvimento dela nos atos de 8 de janeiro de 2023.
Segundo a Gazeta do Povo, Rieny Munhoz Marcula Teixeira tem um filho de 12 anos. O Bolsa Família vinha sendo a principal fonte de renda dela. No entanto, após passar a ser investigada pelos ataques golpistas, ela perdeu o direito ao benefício.
Em entrevista, a mulher lamentou a situação. “É desesperador saber que amanhã você não terá o que comer. Sou mãe solo e não consigo comprar nem mesmo uma bolacha para meu filho”, disse a ex-beneficiária, após saber da ordem de bloqueio do ministro do STF.
Ainda segundo a publicação, apesar de ser investigada, não há nenhuma ação aberta contra Rieny e nem denúncia formalizada sobre o possível crime. Ela já foi presa, além de afirmar estar sendo perseguida e sem dinheiro.