Judiciário
André Mendonça assume vaga de ministro efetivo no TSE
O ministro André Mendonça tomou posse nesta terça-feira (25/6) como integrante efetivo do Tribunal Superior Eleitoral, em solenidade ocorrida no plenário da corte, em Brasília. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como ministros do TSE e do Supremo Tribunal Federal, além de advogados e jornalistas.
Mendonça assumiu uma das vagas destinadas a magistrados do Supremo no TSE, aberta com a saída do ministro Alexandre de Moraes, cujo segundo biênio na corte se encerrou no início deste mês.
Na cerimônia de posse, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, elogiou as credenciais de jurista, professor e juiz do colega de Supremo ao dar as boas-vindas a ele. “Tenho certeza de que honrará a cadeira e a Justiça Eleitoral com todos os compromissos democráticos que ela tem”, afirmou a magistrada.
O TSE é composto de, no mínimo, sete ministros: três originários do STF, o que inclui agora Mendonça; dois do Superior Tribunal de Justiça; e dois da classe dos juristas, representada por advogados com notável saber jurídico e idoneidade. Cada ministro é eleito para um biênio e não pode ser reconduzido após dois biênios consecutivos.