Connect with us

Internacional

Temores de guerra voltam a rondar Península da Coreia

Pacto de Kim Jong-un com Putin eleva ainda mais tensões na região e faz sul-coreanos temerem nova guerra na península, 74 anos depois

Quando tropas da Coreia do Norte violaram a fronteira que dividia a Península da Coreia desde a Segunda Guerra Mundial, na altura dos 38 graus de latitude norte, em 25 de junho de 1950, o diplomata sul-coreano Rah Jong-yil tinha apenas 9 anos. Ele e sua família enfrentaram mais de dois meses de doutrinação dos invasores comunistas antes de serem libertados.

Agora, quando a Coreia do Sul lembra os 74 anos da guerra na península, que durou três anos, Rah teme que o regime de Kim Jong-un se sinta encorajado com o novo pacto militar firmado com a Rússia, e, por isso, Pyongyang acredite que as nações que estiveram ao lado de Seul em 1950 não se comprometam novamente com sua defesa.

Rah avalia que a situação poderia convencer o líder norte-coreano a se aventurar militarmente mais uma vez para tentar reunificar a Península da Coreia sob seu controle. “A Coreia do Norte avançou tão rápido em 1950, fazendo minha família ficar presa atrás da linha de frente em Busan, no sudeste da península”, conta Rah.

“Eu me lembro que eles tentaram nos fazer uma lavagem cerebral sobre como era ótimo o regime comunista no Norte e nos fizeram cantar hinos de louvor a Kim Il-sung. Foi pura doutrinação política”, relata o diplomata e agente da inteligência sul-coreana.

Tropas das Nações Unidas, sob o comando dos Estados Unidos, conseguiram reverter o curso da guerra. A família de Rah foi libertada dois meses após ter sido feita refém. O conflito terminou em 1953. Rah diz que o mundo hoje está muito diferente do que era naquela época e que a Coreia do Norte está muito mais poderosa, algo que o preocupa.

“Naquela época, o mundo estava dividido em dois blocos na Guerra Fria e havia um status quo. Hoje, temos uma situação similar de blocos hostis, mas os EUA não desfrutam da mesma superioridade militar que tinham em 1950”, pondera Rah.

“A Coreia do Norte tem armas nucleares e mísseis balísticos de longo alcance. A China era primitiva em 1950, mas hoje é uma superpotência com armas nucleares. E a Rússia se tornou recentemente um aliado militar de Pyongyang e firmaram um acordo que diz que eles devem se ajudar mutuamente se um for atacado”, acrescenta o diplomata.

Incidentes na fronteira e balões de lixo

Em 20 de junho, soldados norte-coreanos cruzaram a linha de demarcação militar que divide a zona desmilitarizada na fronteira entre os países. Tropas sul-coreanas responderam à provocação com tiros de alerta, e os soldados norte-coreanos se retiraram. Esse foi o terceiro incidente incomum registrado em 11 dias.

Em 21 de junho, Kim Yo-jong, irmã de Kim Jong-un, alertou que o regime poderia lançar mais balões com lixo e fezes humanas em direção à Coreia do Sul. Nesta segunda-feira (24/06), militares sul-coreanos confirmaram que Pyongyang estava lançando novamente balões cheios de lixo.

A Coreia do Sul e seu aliado Estados Unidos não ficaram de braços cruzados diante do aumento das tensões. O porta-aviões da Marinha dos EUA Theodore Roosevelt atracou em Busan em 22 de junho. Washington e Seul realizaram ainda exercícios militares aéreos conjuntos num alerta velado ao regime de Kim.

No entanto, muitos sul-coreanos não conseguem afastar a sensação de que a península está cada vez mais à beira de uma crise, como em 1950. “A situação é extremamente preocupante”, afirma Kim Sang-woo, ex-político de esquerda e membro do conselho da Fundação para a Paz Kim Dae-jung. “A grande questão é sobre o comprometimento dos EUA com a segurança do Sul, e, embora eu acredite que podemos continuar contando com Washington, há muitas variáveis sobre como seria esse apoio, principalmente depois das eleições em novembro.”

Mudança no balanço militar

Kim Sang-woo também destaca a mudança dramática no balanço militar da península nos últimos 74 anos. “O maior problema é, claro, que o Norte possui armas nucleares e mísseis de longo alcance, e o Sul não tem esse tipo de armamento”, ressalta. “Em termos de armas convencionais, o Sul tem a vantagem de possuir um sistema moderno que resistiria bem ao equipamento obsoleto do Norte, mas não sabemos se Pyongyang usaria armas nucleares no caso de um conflito.”

Segundo ele, nas últimas décadas Pyongyang tem estado numa posição perigosa, com uma grave má gestão econômica que quebrou o país e deixou a população faminta. Seus aliados, incluindo a Rússia, viraram as costas ao regime após a queda do Muro de Berlim, em 1989, e a chegada da democracia a muitos países do Leste Europeu.

O investimento no arsenal nuclear trouxe mais dificuldades à população norte-coreana devido às sanções impostas pela ONU, que limitaram as importações. A crise se aprofundou ainda mais durante a pandemia de covid-19.

Na avaliação de Kim Sang-woo, a invasão russa da Ucrânia foi uma bênção inesperada para Pyongyang, com o presidente russo, Vladimir Putin, saindo à procura de apoio – e munição – de regimes que ele podia se dar o luxo de ignorar antes da guerra. O conflito foi reaproximando Moscou e Pyongyang à medida em que o Ocidente intensificava a sanções à Rússia.

Pyongyang nega acusações de fornecer armas

A Coreia do Norte teria fornecido milhões de munições e mísseis de curto alcance para a Rússia, em troca de combustível, alimentos e tecnologia para seus programas nuclear, espacial e de mísseis. O país nega estar fornecendo armas a Moscou.

Durante sua visita recente à Coreia do Norte, Putin assinou com Kim um acordo de defesa, alimentando as preocupações do aumento da cooperação armamentista entre os dois países. O presidente russo também defendeu recentemente a revisão das sanções da ONU impostas a Pyongyang devido a seu programa nuclear.

Em março, a Rússia usou seu poder de veto no Conselho de Segurança da ONU para acabar com o monitoramento das violações de sanções, justamente quando peritos começavam a investigar esse fornecimento de armas.

Um ponto importante dessa aproximação é o pacto de ajuda mútua em caso de ataque. “Kim foi encorajado pelo apoio russo, e nós, sul-coreanos, devemos estar preparados para o pior cenário, embora devamos lembrar que essa é uma relação de desespero para ambos os lados. Mas nós simplesmente não sabemos se Kim acha que é forte o suficiente para atacar, se a Rússia iria apoiá-lo e se ele usaria armas nucleares”, avalia Kim Sang-woo, acrescentando que os aliados da Coreia do Sul não devem vacilar.

“Os Estados Unidos, o Ocidente e nossos outros aliados devem continuar fazendo o que sempre fizeram, nos apoiando, e alertando a Coreia do Norte sobre o que iria acontecer no caso de uma guerra na península. E se Putin mandar mais armas para a Coreia do Norte, temos que mandar mais armas para a Ucrânia. Não há alternativa”, destaca.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA1 hora ago

Veja como ganhar dois anos de conta de energia grátis

Educação & Cultura1 hora ago

Sedes divulga lista de candidatos pré-selecionados no Programa Apoio Universitário

CIDADE1 hora ago

Famup e TCE farão parceria para elaborar planos de combate à desertificação em 188 municípios paraibanos

Saúde1 hora ago

CRMV-PB promove palestra sobre uso do canabidiol na medicina veterinária

CIDADE1 hora ago

Forró Best Friends e Quadrilhas Juninas agitam e colorem mais uma noite do Arraiá do Litoral em Cabedelo

Judiciário1 hora ago

Falta de representatividade dos deputados e senadores

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Clube do Samba de Mesa é atração do último Sabadinho Bom de junho

Esporte1 hora ago

Comissão de Constituição e Justiça aprova reconhecimento do jogo de queimada como modalidade esportiva

Internacional1 hora ago

Chefe humanitário da ONU destaca compromisso com Gaza e pede reforma humanitária global

Internacional1 hora ago

Relatório aponta nível recorde de segurança alimentar aguda no Sudão

Internacional1 hora ago

Após tentativa de golpe na Bolívia, ONU pede proteção da ordem constitucional

Educação & Cultura2 horas ago

Escola deve se preparar para inclusão plena de alunos com autismo, aponta debate

Segurança Pública2 horas ago

Polícia Federal realiza “Operação São João Legal 2024” e fiscaliza empresas que faziam segurança nas festas juninas do Sertão

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Paraíba gera saldo positivo de 1,7 mil empregos com carteira assinada em maio

Judiciário2 horas ago

Presidente do TRE-PB recebe visita do procurador-chefe do MPT

Saúde2 horas ago

Paraíba ocupa 2º lugar no ranking de vacinação contra a poliomielite e Saúde alerta para meta de 95%

ECONOMIA2 horas ago

Índice de Preços ao Produtor (IPP) é de 0,45% em maio 

CIDADE3 horas ago

Prefeitura de Monteiro sob suspeita de sobrepreço na compra de medicamentos

Politíca4 horas ago

Itaporanga recebe emendas impositivas do deputado Júnior Araújo: investimentos significativos na atenção básica em saúde

Politíca4 horas ago

ALPB aprova PEC que altera linha sucessória no Poder Executivo de João Pessoa

CIDADE4 horas ago

Prazo para descontos e parcelamento de débitos com Cabedelo termina dia 01 de julho

ESTADO4 horas ago

Produção de panos de algodão orgânico gera renda para 300 famílias de produtores locais na Paraíba

CIDADE4 horas ago

Agora é Lei! Pessoas com Síndrome de Down terão prioridade e Carteira de Identificação em João Pessoa

CIDADE4 horas ago

Município de Pitimbu deve implementar serviço de acolhimento familiar

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Programação semanal da Usina traz música, atração infantil e última semana do Café no Forró

CIDADE4 horas ago

Guilherme Coelho participa de assinatura da ordem de serviço de obras que garantem segurança hídrica a Paraíba

ECONOMIA4 horas ago

Lula veta redução de alíquota para uso de gás natural em caminhões

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

Demora na lei das eólicas offshore impacta desde indústria de suprimentos até hidrogênio verde

Educação & Cultura2 dias ago

Mais de 77 mil alunos da Paraíba recebem 4ª parcela do Pé-de-Meia

Educação & Cultura2 dias ago

Sedest oferece quatro capacitações para empreendedores de João Pessoa nos dias 3 e 4 de julho

Internacional11 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ENTRETENIMENTO11 meses ago

JIBÓIA

Internacional6 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional11 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ECONOMIA6 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional6 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE6 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde6 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional6 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário10 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário9 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura6 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

HORTÊNSIAS

Internacional6 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional6 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário2 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO4 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

Internacional3 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Como sair do grupo de WhatsApp anonimamente e ninguém ver

ESTADO7 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Nacional10 meses ago

EXCLUSIVO – Leia na íntegra o pronunciamento de 7 de setembro de Lula

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Assistam ao filme “Tropa de elite 2 – O inimigo agora é outro” e reflitam

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

SÍLVIO MEIRA FALA SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CONCURSO E EMPREGO8 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Educação & Cultura3 dias ago

FIM DA GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

BRASIL TEM MAIS DE 2 MILHÕES DE VAGAS EM CARGOS TÉCNICOS SOBRANDO

Nacional3 dias ago

COMO MILHARES DE FAMÍLIAS GAÚCHAS FICARAM MAIS POBRES DO DIA PARA A NOITE

ENTRETENIMENTO3 dias ago

ESTROGONOFE DE TILÁPIA FEITO NO FORNO VAI TE SURPREENDER

ENTRETENIMENTO3 dias ago

TRÊS DICAS PRA CUIDAR BEM DAS ORQUÍDEAS

Politíca1 semana ago

“RESULTADOS PODEM NÃO AGRADAR, MAS ELEIÇÕES LIVRES SÃO A FORÇA DA DEMOCRACIA”

Educação & Cultura1 semana ago

PISA: O BRASIL NO RANKING INTERNACIONAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

COMO NVIDIA VIROU A EMPRESA MAIS VALIOSA DO MUNDO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

TECNOLOGIA AJUDA NO MANEJO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Saúde1 semana ago

ESPECIALISTAS CRITICAM A MUDANÇA NA LEI DO ABORTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

TURISMO RURAL EM ROTA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

TOMÁS DE AQUINO: O SANTO QUE TROUXE RAZÃO PARA A FÉ

Segurança Pública1 semana ago

REGULAMENTAR O USO DE DROGAS PODE SER NECESSÁRIO

Saúde1 semana ago

PL DO ABORTO: O QUE PODE MUDAR NA LEI QUE IGUALA ABORTO A HOMICÍDIO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

ANÁLISE DO CANCELAMENTO DO LEILÃO DE ARROZ PELA CONAB

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

DIA DE SANTO ANTÔNIO: O SANTO É MESMO CASAMENTEIRO?

Internacional2 semanas ago

QUAL O NOVO PERFIL DO PARLAMENTO EUROPEU?

Nacional2 semanas ago

LULA VOLTA A DEFENDER TAXAÇÃO DOS MAIS RICOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O NEUROCIENTISTA QUE NÃO ACREDITA NO LIVRE-ARBÍTRIO

Saúde2 semanas ago

BRADICININA: REMÉDIO CONTRA A PRESSÃO ALTA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

BRASIL É O PRIMEIRO PAÍS A TER TECNOLOGIA ANTI-ROUBO EM CELULARES

ECONOMIA2 semanas ago

ALIMENTOS PUXAM INFLAÇÃO PARA CIMA EM MAIO

Segurança Pública2 semanas ago

MARCAS DE PERFUMES DE LUXO ESTÃO ENVOLVIDAS COM TRABALHO INFANTIL

CIDADE2 semanas ago

PROJETO SUBSTITUI CARROÇA POR TRICICLO NA COLETA DE RECICLÁVEIS

Saúde2 semanas ago

FDA CONCLUI QUE MEDICAMENTO PARA ALZHEIMER É EFICAZ

ECONOMIA2 semanas ago

EMPRESÁRIOS VÃO AO SENADO PEDIR DERRUBADA DE MP QUE LIMITA CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS

Internacional2 semanas ago

ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU TEM VITÓRIA DO CENTRO E AVANÇO DA DIREITA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DA ATUAL CORRIDA NUCLEAR?

Saúde2 semanas ago

CANABINDOL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br