Connect with us

Saúde

Sociedades médicas debatem quando a suplementação endovenosa deve ser indicada

Entre os propósitos está também orientar pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica para o fato que muitos destes coquetéis

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), em parceria com a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), promoveram nesta terça-feira (25), um debate sobre a reposição de nutrientes – quando deve ser feita por via oral, intramuscular ou endovenosa – em pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica.

O webinar “Suplementos injetáveis no pré e pós-cirurgia bariátrica” discutiu temas como as principais técnicas cirúrgicas e suas características nutricionais, questões regulatórias da suplementação injetável e técnica, evidências científicas da suplementação injetável de micronutrientes no pós-operatório da cirurgia bariátrica e o que temos de evidências científicas sobre a otimização do aporte proteico no pós-operatório da cirurgia bariátrica.

O presidente da SBCBM, Antônio Carlos Valezi, reforçou que os pacientes bariátricos necessitam de reposição de vitaminas e minerais, sejam eles orais, intramusculares ou de forma endovenosa.

“A SBCBM se preocupa com o uso indiscriminado de soroterapias e, em conjunto com sociedades médicas que cuidam dos pacientes operados, quer levar informações de qualidade aos profissionais que integram o tratamento e reforçar que as indicações devem se basear em evidências científicas. A recomendação deve ser feita sempre com ética e ciência”, afirmou o presidente da SBCBM, Antônio Carlos Valezi.

A reposição de nutrientes em pacientes com obesidade – que possuem muitas vezes deficiências nutricionais, inclusive com estudos científicos que comprovam – é fundamental. Isso se deve a alimentação com a gestão inadequada de carnes, frutas e verduras. Quando os pacientes optam pela cirurgia bariátrica, a reposição de nutrientes passa a ser fundamental, tendo em vista que dependendo da técnica cirúrgica e da individualidade, ocorre uma absorção de nutrientes reduzida ou mais lenta.

“Em algumas técnicas ocorre uma modificação anatômica e fisiológica do trato digestivo que compromete a absorção de nutrientes, com isso a suplementação deve ser feita por toda a vida, considerando o padrão alimentar do paciente, exames clínicos, sintomas e presença de intolerâncias alimentares”, explica o cirurgião e ex-presidente da SBCBM, Luiz Vicente Berti. “Se não houver o seguimento adequado das recomendações médicas no que se refere a suplementação, nas mulheres especialmente, que têm o período menstrual, aumentam as chances de anemia e, em ambos os sexos, de osteoporose e desnutrição proteica”, afirma Berti.

Mas o médico reforça que, havendo o acompanhamento nutricional, a grande maioria dos pacientes consegue repor nutrientes de forma oral, sem qualquer prejuízo. “É um assunto que devemos tratar com muita seriedade. Precisamos alertar para o fato da reposição de forma desnecessária, sem embasamento científico, mas quando bem indicada, ela ajuda muito no tratamento de pacientes que passaram pela cirurgia”, completa Berti

Coquetéis milagrosos

Entre os propósitos está também orientar pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica para o fato que muitos destes coquetéis – oferecidas cada vez mais em clínicas de estética como milagrosas e administrados via intravenosa para melhorar a saúde e levantar a beleza em um piscar de olhos – devem ser muito bem analisadas. São soros para desintoxicar o organismo, prevenir doenças, favorecer processos de emagrecimento ou ganho de massa magra, tratar anemias, melhorar a imunidade, aumentar a performance em treinos, aprimorar a saúde da pele, cabelos e unhas e até mesmo otimizar a memória. O soro também é ofertado como prevenção ao envelhecimento e estratégia para reduzir sintomas de doenças. Mas, cabe adiantar, a ciência não assina embaixo.

Durval Ribas-Filho, que é médico endocrinologista e nutrólogo e presidente da Abran – entidade que agrega 6.200 associados, sendo 2.180 nutrólogos com titulação médica no Brasil – explica que a reunião científica propôs o esclarecimento de duas sociedades médicas sobre um tema que, em muitas vezes, a versão do fato científico é maior que o fato científico.

“Nosso objetivo aqui foi mostrar para o público que eles devem estar atentos para falta de evidências científicas sobre o tema e também dar o primeiro passo para a elaboração de um consenso que trate da suplementação, formulado por Sociedades Médicas e entidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Comissão Nacional de Residência Médica”, afirmou o Dr. Durval.

Ele disse ainda que, tendo em vista a quantidade de estabelecimentos que oferecem o serviço no país, o controle é muito difícil e é feito mediante entidades como conselhos regionais de medicina de cada estado e da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A médica nutróloga, Marcella Garcez, apresentou as leis e regulamentações para a prescrição de nutrientes injetáveis no Brasil. “A administração intravenosa de vitaminas pode causar complicações sérias, incluindo náuseas, arritmias cardíacas e reações alérgicas graves. Por isso, é fundamental que este tipo de tratamento seja prescrito e monitorado por médicos qualificados, especialmente, porque envolve métodos invasivos que podem levar a efeitos colaterais rápidos e perigosos, reforçando a importância de abordagens baseadas em evidências científicas e orientações médicas rigorosas”, declarou.

Quando a reposição é indicada

O primeiro passo da indicação da suplementação consiste na avaliação clínica do paciente, em especial das suas queixas, sinais, sintomas e realização de exames para averiguar quais nutrientes estão em falta no organismo.

Entre os principais nutrientes que os médicos ficam em alerta estão o cálcio, ferro, tiamina- vitamina B1, vitamina C, vitamina A, ácido fólico, vitamina B-12, proteínas e zinco.

No caso da cirurgia bariátrica, as pessoas submetidas deverão utilizar sempre polivitamínicos de alta potência, complementando-se com nutrientes específicos à necessidade individual.

“Quando o paratormônio não abaixa com a suplementação oral da vitamina D, por exemplo, deve-se recomendar ao paciente a reposição intramuscular ou endovenosa”, afirmou a médica nutróloga da Abran, Sandra Fernandes.

Ela apresentou estudos com resultados a respeito dos diferentes tipos de reposição de nutrientes.

Segundo a Abran, a prescrição endovenosa deve ser sempre individualizada e atender as necessidades específicas de cada paciente contendo no prontuário: registro de prescrição, data, nome do paciente, diagnóstico, composição do suplemento, dosagem, via de administração, duração da terapia e orientações para acompanhamento.

Ambas as sociedades deverão propor um cronograma para dar continuidade às discussões sobre o tema.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional21 horas ago

Lula afirma que para revolucionar o País não é necessário ler Karl Marx, ser Lenin ou Fidel Castro

ESTADO21 horas ago

Metodologia do Orçamento Democrático Estadual serve de modelo para Governo de Pernambuco

Saúde21 horas ago

Programa Opera Paraíba vai realizar mais de 700 cirurgias oftalmológicas até o próximo domingo (30)

Segurança Pública21 horas ago

Mulher é Presa Suspeita de Furtar Celulares no São João de Campina Grande

Judiciário21 horas ago

Crimes contra o Estado de Direito serão crimes políticos para fins de extradição?

Judiciário21 horas ago

Maioria do STF diz que investigação ‘sumária’ do MP é inconstitucional

Judiciário22 horas ago

Desembargador determina rescisão de todos os contratos temporários em Araruna

CIÊNCIA & TECNOLOGIA22 horas ago

Você pode estar conectando carregador ao celular do jeito errado e estragando cabos à toa; saiba como evitar desgaste do conector

Educação & Cultura22 horas ago

Comissão de Educação debate desafios do ensino superior privado

Educação & Cultura22 horas ago

Senado Aprova: mudança climática deve entrar na Política de Educação Ambiental

Esporte22 horas ago

Vinicius Júnior brilha e Brasil derrota Paraguai na Copa América

Esporte22 horas ago

Charles do Bronx se manifesta em rede social e critica rumores envolvendo o seu futuro

Esporte22 horas ago

F1: Verstappen, tranquilo, garante a pole para a Corrida Sprint do GP da Áustria

Esporte22 horas ago

Bia Haddad conhece caminho em Wimbledon 2024

Esporte22 horas ago

Treze tem duas baixas no elenco para a sequência da Série D

ECONOMIA22 horas ago

Dólar sobe para R$ 5,58 e fecha semestre com alta de 15,15%

Judiciário22 horas ago

Alexandre de Moraes afirma que STF decidirá sobre anistia de envolvidos nos atos do 8 de janeiro

Nacional22 horas ago

Governo Lula avalia possíveis impactos de uma vitória de Trump nas eleições dos EUA

Internacional22 horas ago

Quem foi o vitorioso no primeiro debate entre Trump e Biden

Internacional22 horas ago

Congresso da Argentina aprova reformas econômicas de Milei

CIÊNCIA & TECNOLOGIA22 horas ago

Jogo do Tigrinho: os perigos de se viciar em games de aposta

Saúde22 horas ago

Varíola M ainda é ameaça à saúde pública, alerta OMS

Nacional23 horas ago

Ciro Nogueira: “Lula fala, dólar dispara. Por que Lula fala?”

Nacional23 horas ago

Governo Lula pede ao STF isenção de multa e juros para alvos da Lava Jato

Nacional23 horas ago

“Pedalada Fiscal”: 57 Deputados apresentam novo pedido de impeachment contra Lula

Nacional23 horas ago

PL x PT: coligações estratégicas nas maiores capitais devem adiar confronto direto

Saúde23 horas ago

BRASILEIRA DESCOBRE AÇÃO DE PROTEÍNA EM CASOS GRAVES DE COVID

ECONOMIA23 horas ago

COMO IRÁ FUNCIONAR A NOVA META DE INFLAÇÃO DO BRASIL

CONCURSO E EMPREGO23 horas ago

ENVELHECIMENTO MUDA DEMANDAS E VAGAS NO MERCADO DE TRABALHO

Internacional23 horas ago

BOLÍVIA EM TENSÃO: ENTENDA EM 4 PONTOS A CRISE POLÍTICA NO PAÍS VIZINHO

Internacional11 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ENTRETENIMENTO11 meses ago

JIBÓIA

Internacional6 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional11 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ECONOMIA6 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional6 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE6 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde6 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional6 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário10 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário9 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura6 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

HORTÊNSIAS

Internacional6 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional6 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário2 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO4 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

Internacional3 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Como sair do grupo de WhatsApp anonimamente e ninguém ver

ESTADO7 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Nacional10 meses ago

EXCLUSIVO – Leia na íntegra o pronunciamento de 7 de setembro de Lula

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Assistam ao filme “Tropa de elite 2 – O inimigo agora é outro” e reflitam

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

SÍLVIO MEIRA FALA SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CONCURSO E EMPREGO8 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Saúde23 horas ago

BRASILEIRA DESCOBRE AÇÃO DE PROTEÍNA EM CASOS GRAVES DE COVID

ECONOMIA23 horas ago

COMO IRÁ FUNCIONAR A NOVA META DE INFLAÇÃO DO BRASIL

CONCURSO E EMPREGO23 horas ago

ENVELHECIMENTO MUDA DEMANDAS E VAGAS NO MERCADO DE TRABALHO

Internacional23 horas ago

BOLÍVIA EM TENSÃO: ENTENDA EM 4 PONTOS A CRISE POLÍTICA NO PAÍS VIZINHO

ENTRETENIMENTO23 horas ago

SAVANNAH: O HÍBRIDO SELVAGEM DE GATO COM SERVAL

Educação & Cultura4 dias ago

FIM DA GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

BRASIL TEM MAIS DE 2 MILHÕES DE VAGAS EM CARGOS TÉCNICOS SOBRANDO

Nacional4 dias ago

COMO MILHARES DE FAMÍLIAS GAÚCHAS FICARAM MAIS POBRES DO DIA PARA A NOITE

ENTRETENIMENTO4 dias ago

ESTROGONOFE DE TILÁPIA FEITO NO FORNO VAI TE SURPREENDER

ENTRETENIMENTO4 dias ago

TRÊS DICAS PRA CUIDAR BEM DAS ORQUÍDEAS

Politíca1 semana ago

“RESULTADOS PODEM NÃO AGRADAR, MAS ELEIÇÕES LIVRES SÃO A FORÇA DA DEMOCRACIA”

Educação & Cultura1 semana ago

PISA: O BRASIL NO RANKING INTERNACIONAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

COMO NVIDIA VIROU A EMPRESA MAIS VALIOSA DO MUNDO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

TECNOLOGIA AJUDA NO MANEJO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Saúde1 semana ago

ESPECIALISTAS CRITICAM A MUDANÇA NA LEI DO ABORTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

TURISMO RURAL EM ROTA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

TOMÁS DE AQUINO: O SANTO QUE TROUXE RAZÃO PARA A FÉ

Segurança Pública1 semana ago

REGULAMENTAR O USO DE DROGAS PODE SER NECESSÁRIO

Saúde1 semana ago

PL DO ABORTO: O QUE PODE MUDAR NA LEI QUE IGUALA ABORTO A HOMICÍDIO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

ANÁLISE DO CANCELAMENTO DO LEILÃO DE ARROZ PELA CONAB

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

DIA DE SANTO ANTÔNIO: O SANTO É MESMO CASAMENTEIRO?

Internacional2 semanas ago

QUAL O NOVO PERFIL DO PARLAMENTO EUROPEU?

Nacional2 semanas ago

LULA VOLTA A DEFENDER TAXAÇÃO DOS MAIS RICOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O NEUROCIENTISTA QUE NÃO ACREDITA NO LIVRE-ARBÍTRIO

Saúde2 semanas ago

BRADICININA: REMÉDIO CONTRA A PRESSÃO ALTA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

BRASIL É O PRIMEIRO PAÍS A TER TECNOLOGIA ANTI-ROUBO EM CELULARES

ECONOMIA2 semanas ago

ALIMENTOS PUXAM INFLAÇÃO PARA CIMA EM MAIO

Segurança Pública2 semanas ago

MARCAS DE PERFUMES DE LUXO ESTÃO ENVOLVIDAS COM TRABALHO INFANTIL

CIDADE2 semanas ago

PROJETO SUBSTITUI CARROÇA POR TRICICLO NA COLETA DE RECICLÁVEIS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br