CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Você pode estar conectando carregador ao celular do jeito errado e estragando cabos à toa; saiba como evitar desgaste do conector
Algo tão cotidiano e mundano como carregar o celular deveria ser a tarefa mais fácil do dia. Deveria… Mas sim, mas há detalhes importantes que devemos levar em consideração para maximizar a saúde da bateria, dos cabos e da própria porta de carregamento.
Estamos nos referindo à saúde física dos elementos que permitem diretamente o carregamento: os pinos do cabo e a porta do nosso telefone. E é provável que muitos de nós carreguemos o telefone incorretamente porque não levamos em consideração a ordem “correta” de conexão dos elementos.
Colegas do portal Xataka relatam problemas ao carregar na ordem “errada” (Imagem: Eva Rodríguez/Xataka Móvil) A maneira correta de carregar seu celular
No ano passado, a redatora Eva Rodríguez de Luis compartilhou sua experiência com um cabo Lightning para iPhone. Ela relatou no site parceiro Xataka Móvil que o carregador estava se comportando de maneira estranha. Ao colocar em uma orientação, ele não carregava, mas funcionava ao conectar o cabo virado para o outro lado.
No final, Eva descobriu que um dos pinos do cabo de carregamento estava com corrosão, por isso ele só funcionava em uma direção. O caso de outro colega nosso, Alejandro Alcolea, do Xataka Android, foi pior: os dois lados do cabo estavam com pinos com corrosão.Corrosão nos pinos pode ser causada pela ordem errada no carregamento (Imagem: Alejandro Alcolea/Xataka Android)
O que acontece é que, devido aos pinos terem tensões positivas e negativas, ao inserirmos o cabo no telefone pode surgir uma faísca. Isso ocorre porque o ar conduz corrente elétrica e pode fazer com que condutores próximos gerem essa faísca. Devido à ação do oxigênio, pode causar oxidação e corrosão que podem ser observadas nos cabos.
Portanto, segundo o site SET News, a ordem correta para que essa faísca não ocorra seria a seguinte:Conecte o carregador na energia; Conecte o cabo ao celular; Conecte o cabo ao carregador.
Se o problema acontecer no cabo, você pode substituí-lo por outro, mas se acontecer na entrada de carregamento do celular, o buraco será muito mais embaixo. Nossos colegas do Xataka acabaram descobrindo isso, na prática. Portanto, sempre que possível, tente colocar seu celular para carregar na ordem correta.