Esporte
F1: Verstappen e Norris batem, Russell herda liderança e vence o GP da Áustria
George Russell, da Mercedes, venceu o Grande Prêmio da Áustria deste domingo (30), realizado no Red Bull Ring, em Spielberg. A corrida protagonizou a maior disputa da temporada, entre Max Verstappen e Lando Norris. Na disputa pela vitória nos estágios finais da corrida, Verstappen e Norris bateram e tiveram danos em seus carros. Verstappen terminou em quinto e Norris acabou fora da corrida.
Oscar Piastri, da McLaren, e Carlos Sainz, da Ferrari, completaram o pódio na segunda e terceira posição, respectivamente.
Lewis Hamilton foi o quarto colocado, depois de boas disputas nas voltas iniciais. Sergio Perez, da Red Bull, foi o sétimo colocado e perdeu a disputa na volta final para Nico Hulkenberg, da Haas. Kevin Magnussen foi o oitavo colocado, confirmando o bom fim de semana da equipe norte-americana.
Daniel Ricciardo, da RB, e Pierre Gasly, da Alpine, completaram a zona de pontuação na P9 e P10.
Charles Leclerc se envolvem em um incidente com Oscar Piastri na largada e teve danos na asa dianteira do seu SF-24. Depois, o monegasco não se encontrou na corrida, mas terminou na P11.
A corrida
Verstappen largou bem e manteve a liderança. O mesmo não aconteceu com Norris, que largou mal e teve que se defender de Russell para não perder a P2. Como resultado, Verstappen colocou mais de um segundo de vantagem ainda na primeira volta e evitou o DRS do Norris. Na volta 8, quase quatro segundos separavam o líder do P2 Norris.
Hamilton e Sainz se tocaram na Curva 1 e o britânico foi para fora da pista. O incidente foi levado aos comissários e nenhuma ação foi tomada, depois que Hamilton devolveu a posição para o piloto da Ferrari.
Leclerc foi atingido por Piastri na largada. O monegasco ficou no meio da pista e foi ensanduichado por Perez e Piastri. O piloto da Red Bull mergulhou por dentro, enquanto Piastri foi por fora e acabou acertando a asa dianteira de Leclerc. Leclerc teve que ir aos boxes e retornou na penúltima posição – à frente apenas de Logan Sargeant.
Piastri se envolveu em mais um incidente durante a primeira volta. O piloto da McLaren foi por fora na Curva 4 e foi empurrado para a brita por Perez. O incidente foi para investigação dos comissários. A decisão nem tinha saído quando Piastri usou o DRS para ultrapassar Perez e assumir a P6.
Na volta 14, Verstappen tinha 5,5s de vantagem para o P2 Norris. Lá atrás, Leclerc era ultrapassado por Albon e voltava para a penúltima posição.
Vários pilotos já tinham feito suas primeiras paradas antes da volta 16. Era o caso da Guanyu Zhou, Daniel Ricciardo, em das duplas da Williams e Haas. A última protagonizou uma boa disputa roda a roda, com Hulkenberg levando a melhor. Pouco depois, a equipe chamou a atenção de Kevin Magnussen e pediu para o dinamarquês ‘economizar pneus’. K-Mag não gostou muito e respondeu ‘isso vale para apenas um carro?’. Hulk era o 14º e Mag o 15º.
Leclerc, que já estava com pneus duros depois de sua primeira parada devido ao incidente na largada, voltou aos boxes na volta 18 e retornou à pista com pneus médios. O argumento da equipe é de que os pneus duros ‘não funcionaram’ no carro do monegasco.
Alertados pela baixo rendimento de Leclerc com os duros, a McLaren comunicou Norris da possibilidade de uma estratégia diferente, envolvendo apenas compostos médios e talvez macios.
Hamilton foi aos boxes na volta 22 e colocou pneus duros. Perez fez o mesmo. Pelo rádio, Piastri avisou a McLaren que Hamilton teria cruzado a linha de entrada dos boxes.
O piloto da Mercedes quase perdeu a dianteira e tocou na linha de entrada dos boxes. Como resultado, Hamilton foi penalizado em cinco segundos. Avisado da penalizado, Hamilton se desculpou com a equipe pelo erro. Ele voltou em sexto, atrás de Sainz, e Perez em nono, atrás de Magnussen.
Fernando Alonso recebeu 10 segundos de penalidade por um toque com Zhou. Na Curva 1, o espanhol mandou Zhou para fora da pista ao tentar uma manobra, totalmente equivocada, por dentro do C44 do chinês.
Verstappen parou no fim da volta 23 e retornou atrás de Piastri, que ainda não tinha feito sua parada e liderava a corrida. Na volta 26, Piastri foi aos boxes e voltou na P6.
Perez foi investigado por exceder a velocidade no pit-lane durante sua paradas nos boxes e acabou penalizado em cinco segundos.
Leclerc foi novamente aos boxes na volta 34, colocou pneus médios e retornou uma volta atrás de Verstappen e Norris.
Alonso, Gasly e Ocon brigavam pela P11. O espanhol liderava o pelotão, mas foi superado por Ocon, antes de Gasly também fazer a ultrapassagem. O espanhol foi aos boxes no final da volta, pagou a penalidade de 10 segundos e retornou na P19.
Na disputa, Gasly e Ocon novamente bateram roda. Ocon acabou empurrando seu companheiro de equipe para fora da pista, mas dessa vez, incidente de corrida. Pouco depois, Gasly conseguiu a manobra sobre Ocon.
Russell e Sainz fizeram suas segundas paradas, enquanto isso Piastri superou Hamilton e subiu para a P3.
Restando 20 voltas para o fim da corrida, Verstappen e Norris foram aos boxes. Verstappen teve problemas em seu pit-stop, que durou 6,5s – a roda traseira esquerda do RB20 demorou para ser retirada. Com isso, a diferença caiu para três segundos quando os dois voltaram à pista. Pouco depois, Verstappen errou na Curva 4 e Norris se aproximou ainda mais, apenas 1,7s separavam P1 do P2.
Na volta 53, Hamilton foi aos boxes e colocou médios novos, além de pagar sua penalidade de cinco segundos. O piloto da Mercedes voltou em sexto.
Norris e Verstappen travaram a disputa do ano, que não terminou bem para nenhum dos dois. Norris era mais rápido do que Verstappen e perseguia o tricampeão em busca da liderança. Depois de várias tentativas, com ultrapassagens e retomadas de posições, os dois se tocaram na Curva 3 e tiveram danos em seus carros. Verstappen e Norris conseguiram levar seus carros até os boxes, mas o britânico abandonou. Verstappen levou 10 segundos de punição e cruzou a linha de chegada na quinta posição.
Russell herdou a liderança e venceu o GP da Áustria. Piastri foi o segundo e Sainz o terceiro colocado.
Confira o resultado do GP da Áustria de F1:
1) George Russell (Mercedes)
2) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
3) Carlos Sainz (Ferrari)
4) Lewis Hamilton (Mercedes)
5) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
6) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
7) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
8) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
9) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT)
10) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
11) Charles Leclerc (Ferrari)
12) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
13) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
14) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
15) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
16) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
17) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
18) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
19) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
OUT) Lando Norris (McLaren/Mercedes)