Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Zarc aponta 80% de chance de sucesso para plantio de arroz irrigado

Atualização do Zoneamento Agrícola de Risco Climático aponta as melhores épocas de semeadura, com chances de sucesso de 80% para boa parte do estado.

O Tocantins é o mais relevante estado da Região Norte no cultivo desse cereal e o terceiro em volume de produção nacional.

Zarc ajudará a impulsionar a cadeia produtiva do arroz irrigado tocantinense ao reduzir riscos e aumentar rendimento das lavouras.

Apesar de representar apenas 20% da produção nacional, o arroz cultivado no ambiente tropical apresenta importante contribuição para a segurança alimentar do País.

Melhoramento genético também contribui para o bom desempenho da orizicultura no estado. Atualmente, cerca de 90% da área plantada tem sementes da Embrapa.

Uma atualização recente do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) aponta que, no período de 1º de outubro a 20 de novembro, a chance de sucesso do plantio de arroz irrigado no Tocantins é de 80%, considerando os efeitos do clima. O estado é hoje o terceiro maior produtor nacional dessa cultura e o mais proeminente da Região Norte. O Zarc é uma ferramenta fundamental para auxiliar os produtores tocantinenses na gestão de riscos e contribuir para expandir a área de cultivo, tanto em áreas de várzeas como em plantios irrigados em outras áreas.

Atualmente, cerca de 20% do arroz brasileiro é produzido em ambiente tropical, com destaque justamente para o Tocantins, que responde por cerca de 6% do total nacional. Os demais 80% são cultivados em condições subtropicais, especialmente nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, os dois primeiros do País.

A produção em ambiente tropical é importante porque, além de facilitar a logística de distribuição para os estados do Norte e do Nordeste, diminui os riscos de oferta causados por impactos de fenômenos climáticos severos no ambiente subtropical. São, portanto, locais que se complementam em termos de fortalecer a produção nacional e, sobretudo, a segurança alimentar dos brasileiros.

Fatores climáticos são os que mais influenciam a produtividade em diversas culturas agrícolas; no caso do arroz, não é diferente. Na região sudoeste do Tocantins, foco do estudo, as variáveis climáticas que mais limitam a produção do arroz irrigado são a luminosidade e as altas temperaturas.

A época ideal de semeadura, uma das principais informações disponibilizadas pelo Zarc, tem papel fundamental como prática de manejo que reduz os riscos climáticos. Isso ocorre porque, seguindo as orientações, o produtor rural aumenta as chances de que as fases consideradas críticas ou sensíveis da planta não coincidam com o período de maior frequência dos fenômenos climáticos adversos.

Como é feito o zoneamento

As indicações do Zarc envolvem um trabalho criterioso e complexo. Segundo Balbino Evangelista, geógrafo e analista de pesquisa na Embrapa Pesca e Aquicultura (TO), o trabalho “exige equipamentos sofisticados e técnicas avançadas de análises de dados”.

As informações e dados necessários envolvem os sistemas de produção de arroz, as cultivares adaptadas e os respectivos ciclos de desenvolvimento, a necessidade de água, as temperaturas ideais para cultivo, as características dos solos (químicas, físicas e hídricas) e, sobretudo, uma longa série de dados climáticos, com destaque para chuva e temperatura.

ORYZAv3 é um modelo de simulação do crescimento, do desenvolvimento e da produtividade da cultura do arroz que tem sido usado no Brasil com acurácia. Ele foi recentemente adotado nos estudos de Zarc pelo seu bom desempenho, já que gera simulações precisas sobre a realidade do campo.

É importante salientar que, no processo de calibração do modelo para que ele faça a simulação do desenvolvimento e do rendimento do arroz irrigado, não se consideram ocorrências de deficiências hídrica e de nutrientes, nem estresses bióticos durante o cultivo. Ou seja, a pesquisa admite e trabalha com o cenário em que o produtor vai adotar as tecnologias e as práticas recomendadas, a exemplo do controle de pragas e doenças e da oferta adequada tanto de água como de nutrientes.

Pela parametrização do modelo, obtêm-se os coeficientes de uma cultivar usando-se dados observados em experimentos de campo, a exemplo dos índices de produtividade. Nessa pesquisa, foram usados dados de ensaios realizados em Goianira (GO) e na região de Formoso do Araguaia (TO) para parametrizar o ORYZAv3 na simulação da BRS Catiana, uma das principais cultivares de arroz da Embrapa.

Publicação considera dados diários ao longo de 36 anos

O estudo, apresentado na publicação Risco climático e época de semeadura do arroz irrigado no estado do Tocantins, levou em consideração uma base climática de 36 anos de dados diários para cinco municípios bastante representativos da produção tocantinense de arroz irrigado: Dueré, Cristalândia, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e Pium. Juntos, eles produzem 96% do arroz tocantinense. Além dessa base, foram usados dados físico-hídricos de um solo hidromórfico, que é representativo de várzea, pois tem lençol freático próximo à superfície na maior parte do ano e fica em áreas de relevo plano que possuem as condições que o arroz necessita.Foram feitas simulações de semeadura para o período de outubro a janeiro, somando 13 datas. Com os dados obtidos, a proposta foi indicar as épocas de semeadura para o arroz irrigado no sudoeste do Tocantins em três níveis de risco de quebra de rendimento: 20%, 30% e 40%. Considerando de outra forma, são probabilidades de sucesso de 80%, 70% e 60%, respectivamente.Os resultados mostram que o período ideal de semeadura, especialmente na Bacia Hidrográfica do Rio Formoso (onde ficam os municípios responsáveis pela quase totalidade da produção de arroz no estado), é entre 1º de outubro e 20 de novembro. “Em caso de atraso na semeadura, a redução da radiação solar global no período de enchimento de grãos e o aumento das temperaturas do ar máximas e mínimas são responsáveis por reduzir a produtividade potencial da cultura”, alerta Balbino, um dos autores da publicação. Ele observa que a utilização dos resultados apresentados nesse estudo trará benefícios aos produtores e aos demais integrantes da cadeia produtiva do arroz irrigado na medida em que permitirá reduzir riscos e aumentar o rendimento das lavouras.O geógrafo da Embrapa resume o trabalho dizendo que “o estudo de Zarc indica ‘o que’, ‘onde’ e ‘quando’ plantar com maiores chances de sucesso, o que significa menos riscos. Isso permite que os agricultores planejem seus investimentos em níveis de risco baixo e economicamente viáveis”. Ele ressalta que, além de ajudar o produtor a reduzir os danos de perda de produtividade, as informações geradas pelo zoneamento subsidiam o governo em sua política de liberação de crédito rural, considerando os seguros público e privado.“Os estudos do Zarc permitem ao governo otimizar os recursos destinados ao seguro, de forma a atender a um maior número de produtores rurais. Juntos, produtores e governo contribuem para o aumento da oferta de arroz para a população local e para o mercado em geral”, explica Balbino. Em tempos de desafios climáticos cada vez mais severos e frequentes, todo o cuidado é necessário tanto por parte do produtor rural, como do governo. E o zoneamento de riscos do clima colabora para essa precaução ao oferecer dados e informações confiáveis para a cadeia produtiva de várias culturas agrícolas, entre elas o arroz.Foto: Clenio Araújo

O arroz no Tocantins

O Tocantins é o terceiro maior produtor de arroz do Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A colheita da safra de arroz 2023/2024 foi finalizada e a estimativa é que sejam alcançadas 619 mil toneladas com o grão, um aumento de cerca de 19% em relação à safra anterior, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Esse montante é obtido, principalmente, em sistema irrigado em cerca de 100 mil hectares, o que corresponde a aproximadamente 95% da área total plantada com arroz no Tocantins. Os principais municípios produtores são Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão. A produção abastece o mercado interno e estados vizinhos das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.

Rodrigo Sérgio, analista da Embrapa Arroz e Feijão (GO), estima que em torno de 88 mil hectares (90% da área total com arroz) no Tocantins sejam plantados com sementes geradas pela Embrapa. Oito cultivares com a genética da empresa são importantes para a orizicultura do estado. Em relação ao cultivo em sistema irrigado, destacam-se a BRS A706 CL, a BRSA705, a BRS A704, a BRS Catiana e a BRS Pampeira. No que diz respeito ao sistema de produção de terras altas, as principais cultivares são a BRS A504 CL,a BRS A502 e a BRS Esmeralda.

A relevância do papel desempenhado pelas cultivares da Embrapa no Tocantins emergiu nos últimos cinco anos e, conforme o analista, reflete o trabalho de melhoramento genético do arroz que foi sendo aprimorado ao longo de mais de quatro décadas e remonta também à história de projetos de irrigação, como o Projeto Rio Formoso (1979), de sistematização de extensas áreas de várzeas.   

“O Tocantins, que tem uma história de produção a partir da abertura de áreas irrigadas, possui hoje entre 100 mil e 120 mil hectares para o plantio do arroz, sendo a Lagoa da Confusão o principal produtor. Há ainda potencial para alcançar 300 mil hectares de várzeas tropicais. No passado, no início desse processo, faltava genética adaptada à região e é essa genética que foi gerada pela pesquisa que está fazendo a diferença atualmente”, pontua Sérgio.

Ele lembra que, nos primórdios do cultivo irrigado de arroz no Tocantins, as cultivares plantadas vinham da Região Sul e possuíam uma genética adaptada para o ambiente subtropical, mas não estavam aprimoradas para a orizicultura local. Com o trabalho de melhoramento genético específico para as condições tropicais, começaram a surgir cultivares mais produtivas para essas regiões, sendo que um dos diferenciais desse trabalho foi o desenvolvimento de resistência a doenças.  

“Para citar apenas a principal doença, a brusone, o Tocantins é um ótimo hotspot (local de intensa pressão da doença) para teste. Se existem 64 raças de brusone mapeadas, 62 ocorrem lá. Por isso, buscar incorporar resistência genética nas próprias cultivares é sempre uma prioridade em ambiente tropical e esse trabalho se reflete hoje com materiais mais resistentes.

Avanços também em terras altas

Para Daniel Fragoso, atualmente pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura que, por muito tempo, trabalhou no Tocantins pela Embrapa Arroz e Feijão, a orizicultura no estado vem avançando também nos últimos anos no sistema de produção de terras altas. Ele conta que, principalmente a partir do lançamento de cultivares com resistência a herbicidas, o arroz está sendo plantado consorciado com forrageiras para formação e reforma de pastagens nos moldes do sistema Barreirão, que foi bastante usado nos anos 1980.Fragoso destaca que esse sistema, agora modernizado, vem sendo chamado de Barreirão Plus pelos extensionistas do Tocantins e permite travar temporariamente o crescimento das diversas espécies de forrageiras com subdoses de herbicida do grupo das imidazolinonas, possibilitando o desenvolvimento das plantas de arroz.Além da Embrapa, o avanço da cultura do arroz no Tocantins envolve instituições como o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Conab, a Secretaria da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro), a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e o Sindicato dos Beneficiadores de Arroz do Estado do Tocantins (Sindiato). O trabalho conta ainda com parcerias de produtores de arroz e de empresas do setor de produção de sementes.
Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Saúde2 horas ago

Programa Mais Acesso a Especialistas alcança 100% de adesão na Paraíba

Segurança Pública3 horas ago

Em nota, Clube dos Oficiais repudia fala de advogado: “Polícia Militar é um dos principais violadores dos direitos humanos”

Segurança Pública3 horas ago

Operação cumpre 35 mandados de prisão na Grande JP e mira integrantes de organização criminosa com sede no RJ

Politíca4 horas ago

Candidatura de Hugo Motta à Presidência da Câmara: deputados do PL apresentam pautas e defendem anistia aos condenados de 8 de janeiro

Politíca4 horas ago

Novo PTB Paraíba participa de encontro regional na Bahia e reforça acolhimento de assinaturas para legalização do partido

ESTADO4 horas ago

PB Saúde divulga resultado de Concurso Cultural de Desenho e Redação em comemoração ao Mês das Crianças

ESTADO4 horas ago

Fique em Dia: Cagepa inicia quinta edição da campanha de negociação nesta sexta-feira (1º)

Educação & Cultura4 horas ago

Comissão de Educação aprova projeto que proíbe celulares nas escolas públicas e privadas

CIDADE4 horas ago

Cícero diz que espera apoio de Marcos Henriques em novo mandato

Politíca4 horas ago

Professores estão sendo humilhados devido a decisão do governo Lula, afirma Eliza

Segurança Pública4 horas ago

Dupla é presa após tentativa de assalto que deixou sargento da PM ferido em João Pessoa

CIDADE4 horas ago

Prefeitura de Conde paga salário de outubro hoje (30/10)

Nacional4 horas ago

Mulher tenta entrar nua no Palácio do Planalto para falar com Lula e Alckmin, em protesto inusitado

Educação & Cultura4 horas ago

Pastor Saulo Ribeiro lança seu 7º livro : “Mitos e verdades sobre batalha espiritual

ESTADO4 horas ago

Superação da pobreza na PB: Pollyanna reúne órgãos e define estratégia para municípios que possuem mais de 60% da população pobre

Judiciário17 horas ago

O timing da denúncia contra Bolsonaro

Politíca17 horas ago

Quem é Hugo Motta, candidato apoiado por Lira à presidência da Câmara

Segurança Pública17 horas ago

Manual da Guerra: Em meio a cortes de 47%, Escola de Guerra Naval lança guia inédito para otimizar recursos militares

Segurança Pública17 horas ago

Estupefatos por ficar de fora: Militares são excluídos da gestão do projeto Calha norte, considerado crucial para a defesa nacional

Internacional17 horas ago

Entre o terror, o luxo e as forças armadas: Como os líderes do Hamas se tornaram bilionários enquanto Gaza vive na miséria

Segurança Pública17 horas ago

Brasileiro compra ‘tanque de guerra’ para uso civil com proteção contra explosões nucleares

Segurança Pública18 horas ago

Porte de arma a funcionários da Funai será votado na CCJ

Segurança Pública18 horas ago

Vai a sanção projeto contra abuso sexual de crianças e jovens atletas

Judiciário18 horas ago

STF valida normas que limitaram período de pagamento de pensão por morte

ENTRETENIMENTO18 horas ago

5 perguntas a serem feitas quando você estiver enfrentando uma crise de meia-idade

Judiciário18 horas ago

Gilmar Mendes anula condenações de José Dirceu e restabelece direitos políticos do ex-ministro

Educação & Cultura18 horas ago

Especialistas mostram como gabaritar a prova de Ciências Humanas do Enem

CIDADE18 horas ago

TCE-PB alerta prefeitos sobre prazo para envio da LDO 2025

Esporte18 horas ago

Projeto Green: Meia Maratona de João Pessoa se torna evento lixo zero

ESTADO19 horas ago

Primeira-dama participa de sessão do Outubro Rosa na ALPB e destaca ações do Governo da Paraíba contra o câncer de mama

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

ENTRETENIMENTO2 meses ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Saúde2 dias ago

GUIA ALIMENTAR PARA VEGETARIANOS

Saúde2 dias ago

COMO O CÉREBRO HUMANO SE RECONFIGURA AOS 40 ANOS

Educação & Cultura2 dias ago

CEARÁ: O SEGREDO DA MELHOR EDUCAÇÃO DO BRASIL

Saúde2 dias ago

NOVAS REGRAS PARA SOLICITAÇÃO JUDICIAL DE MEDICAMENTOS ENTRAM EM VIGOR

ENTRETENIMENTO2 dias ago

MUDAS GRANDES COM ALPORQUIA

Educação & Cultura5 dias ago

3 PARADOXOS GREGOS CURIOSOS

Saúde5 dias ago

COMO CUIDAR DE FERIDAS E LESÕES?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

IMAGENS INÉDITAS DO POLO SUL DE MARTE ENVIADAS POR SONDA

ECONOMIA5 dias ago

EMPRESA DE LIMPEZA VERDE ABRE FÁBRICA NO BRASIL

Nacional5 dias ago

Eleições: 51 municípios terão segundo turno neste domingo

ENTRETENIMENTO7 dias ago

O MESTRE DOS DISFARCES: O POLVO QUE SE TRANSFORMOU DIANTE DOS MEUS OLHOS

ECONOMIA7 dias ago

BRICS EQUIVALE A 31,5% DO PIB DO MUNDO

Saúde7 dias ago

COMO MANTER O CORPO HIDRATADO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

NOVA BATERIA PARA CARROS ELÉTRICOS PROMETE 300 KM COM CARGA DE 5 MINUTOS

Internacional7 dias ago

FLUXO DE ÁGUA DA TERRA ENTRA EM COLAPSO

Nacional2 semanas ago

Senado Aprova: porte de arma para agentes de segurança socioeducativos

Judiciário3 semanas ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional3 semanas ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA3 semanas ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura3 semanas ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde4 semanas ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura4 semanas ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional4 semanas ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde1 mês ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br