ESTADO
Colisões em postes na Paraíba cresce 12% no primeiro semestre de 2024
Nos últimos 6 meses foram mais de 300 acidentes envolvendo batidas em postes
De janeiro a junho de 2024 a Energisa Paraíba registrou mais de 300 colisões em postes na Paraíba, um crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior. João Pessoa lidera o número de ocorrência contabilizando 74 colisões, seguida pela cidade de Campina Grande (35), Esperança (33), Mamanguape (28) e Patos (27). As principais causas que levam as ocorrências é dirigir após consumo de bebida alcóolica e desatenção com uso de celular no trânsito.
O dado é preocupante, pois além de poder gerar vítimas fatais e transtornos no trânsito, os abalroamentos também podem causar a interrupção de energia elétrica em residências, escolas, comércios e hospitais, impactando a vida de diversos clientes. Para minimizar esse impacto no fornecimento, a Energisa tem investido cada vez mais em tecnologias, automação e medidas de prevenção, para reduzir o número de clientes atingidos em situações como estas.
“Temos investido continuamente em tecnologias de automação para tentar reduzir o número de clientes impactados e temos nosso Centro de Operação integrado, com monitoramento 24 horas por dia. Isso permite que, quando possível, fazermos manobras telecomandadas, de forma remota, para restabelecer a energia elétrica com segurança e agilidade”, explica a Gerente de Manutenção e Construção, Danielly Formiga.
É importante destacar que a instalação de uma nova estrutura que foi derrubada, pode levar de três a quatro horas e quem paga prejuízo é o motorista responsável pelo acidente, conforme regulação da Agência Nacional de Energisa Elétrica (Aneel).
O que fazer em caso de acidentes
A Energisa alerta que se deve evitar sair do veículo no caso de colisões com postes, pois pode haver risco de choque elétrico, uma vez que podem existir cabos sobre o veículo ou próximos não visualizados pela vítima. Além do Samu e do Corpo de Bombeiros, é imprescindível que a Energisa seja imediatamente acionada para realizar todos os procedimentos com segurança. Quem for prestar socorro, deve também ficar afastado do veículo e acionar a Energisa.
Os cuidados devem ser redobrados nos fins de semana e feriados prolongados, quando há maior ingestão de bebidas alcoólicas, aumento do fluxo de veículos nas estradas, entre outros fatores. Verificar os pneus e fazer a manutenção do veículo são fundamentais para assegurar uma direção segura.
Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, avise a Energisa. O atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 083 0196, aplicativo Energisa On ou pelo WhatsApp, por meio de mensagem para a Gisa (83) 99135-5540.