Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Produção agrícola sustentável é foco de visita da ministra da Noruega à Embrapa Cerrados

A ministra da Noruega para o Desenvolvimento Internacional, Anne Beathe Tvinnereim, acompanhada do embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Rudd, visitou na última quinta-feira (18) a Embrapa Cerrados (Planaltina-DF). No Brasil para participar da reunião ministerial de Desenvolvimento do G20 e da reunião da força-tarefa para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, no Rio de Janeiro, ela incluiu em sua agenda de viagem o centro de pesquisa a fim de conhecer de perto um pouco do trabalho da Embrapa.

“Vocês têm soluções que podem ser usadas no mundo inteiro, espero que outros continentes também possam se utilizar das tecnologias que são desenvolvidas aqui”, destacou a ministra. “Desenvolvemos tecnologias que permitiram incorporar os solos do Cerrado ao sistema de produção. Depois de dominarmos a produção de alimentos, estamos hoje preocupados com a sustentabilidade desses sistemas. Dessa forma, atuamos de forma transversal a fim de que o sistema tenha cada vez mais resultado”, explicou o chefe-geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro.

O chefe de P&D e pesquisador da Unidade, Eduardo Alano, repassou à comitiva informações sobre o bioma Cerrado, sobre a Embrapa e as linhas gerais de pesquisa da Unidade. “No início o desafio foi grande. Não possuíamos quase nenhum conhecimento sobre os recursos naturais e sobre a aptidão agrícola da região. Aqui foi o primeiro lugar no mundo em que foi desenvolvida agricultura moderna para solos de baixa fertilidade. Isso se deu com muita tecnologia de solo, tratos culturais, adubação, tropicalização de culturas. E hoje o Brasil é um dos players mundiais em exportação de alimentos”, afirmou.

Segundo ele, nos anos 70, a quantidade e a diversidade de alimentos era pequena. “Hoje o país produz praticamente tudo, sendo que a maior parte da produção utilizada na alimentação vem da agricultura familiar”, ressaltou. De acordo com Alano, ao longo dos anos o avanço foi tanto nos sistemas de produção, quanto no conhecimento da biodiversidade do Cerrado. Ele apresentou as principais tecnologias desenvolvidas no centro de pesquisa e ressaltou alguns programas de melhoramento, como de trigo, mandioca, fruteiras como maracujá e pitaya, milho, café e gado.

No campo, o pesquisador Eduardo Alano ainda mostrou ao grupo algumas variedades de mandioca obtidas a partir do programa de melhoramento participativo e explicou as diferentes linhas de pesquisa que são seguidas. “Trabalhamos em três frentes: mandioca de mesa, que são biofortificadas, ricas em vitamina A e licopeno; mandioca para farinha e fécula, que são cultivadas para produção industrial; além das mandiocas açucaradas, que em vez de armazenar amido, armazenam açúcar”, explicou.

A visita de campo foi realizada na unidade de referência de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. O pesquisador Kleberson de Souza apresentou aos visitantes informações sobre os diferentes arranjos de sistemas integrados e seus benefícios. Ele explicou que sistemas integrados são diferentes sistemas de produção adotados numa mesma área usando rotação e consórcio, mas esclareceu: “essa junção de componentes em diferentes sistemas agropecuários, no entanto, tem que resultar numa soma em que um mais um não dá dois, mas sim dois e alguma coisa. Cada componente tem que trazer um ganho para o sistema de forma que o produtor tenha vantagens quando junta os diferentes componentes num sistema só”, enfatizou. De acordo com o especialista, os sistemas integrados podem ser adaptados para pequenos, médios e grandes produtores.

Segundo o pesquisador, o arranjo mais utilizado no Brasil é o de integração lavoura e pecuária (83% dos 17,4 milhões de hectares/dados de 2020). “Basicamente é uma primeira safra de soja e uma segunda safra de milho ou sorgo, sendo que nesse segundo momento, numa mesma operação mecanizada, é feito o plantio da forrageira. Quando o produtor colhe o milho, o capim explode em crescimento, por conta da entrada de luz. Assim, o campo está pronto para uma terceira safra que é a safra animal, justamente no período em que as pastagens estão secas. E ainda falamos de uma quarta safra, que seria a palhada que traz uma série de vantagens ao sistema”.

Ele também destacou os ganhos de produtividade da soja por conta das forrageiras utilizadas no sistema. “Falamos muito da palhada, ou seja, do que está acima do solo, mas queria mostrar também o que está abaixo do solo, o sistema radicular dessas forrageiras que é impressionante. E isso se reflete na produtividade da soja. Temos trabalhos mostrando um ganho médio de 11 sacos de soja (60kg cada) a mais quando se tem a segunda safra consorciada com as forrageiras”, contou. Segundo o pesquisador, quando se tem ainda a terceira safra, quando os animais entram na área e há de fato o pastejo, a produtividade da soja posterior é ainda maior. “Ainda estamos estudando o motivo desse aumento. Mas ele existe e é mais um ganho do sistema”.

O pesquisador Kleberson de Souza explicou que também é possível antecipar o plantio da segunda safra em até 20 dias. “Quando a soja ainda está no campo, antes de secar, o produtor entra com a plantadeira adaptada fazendo o plantio da segunda safra já consorciada com a forrageira”. Segundo ele, essa antecipação da segunda safra traz ganhos que se refletem em maior produtividade. “Quando há essa antecipação, registramos em média 1,5 sacos a mais de milho para cada dia antecipado. Em muitos casos, principalmente em regiões em que a janela de chuva é mais curta, é a diferença entre colher e não colher a segunda safra. Isso tem possibilitado fazer ou não fazer a segunda safra em regiões em que não se fazia antes”, ressaltou.

Atualmente, o componente florestal é utilizado por uma parcela pequena dos produtores – em torno de 10% utilizam o arranjo lavoura, pecuária e floresta e apenas 1% lavoura e floresta. “Com o componente florestal o sistema fica mais complexo, mas ele traz um ganho importante de ambiência animal promovido pela sombra das árvores. Pesquisas registraram aumento na produção de leite e nas taxas reprodutivas das vacas. Também temos a questão do balanço de carbono, que fica muito favorável. Com apenas 15% da propriedade com esse sistema é possível mitigar todas as emissões de gases de efeito estufa emitidos da porteira para dentro da propriedade e, ainda, ter um crédito de carbono ou acúmulo de carbono da ordem de 22 toneladas de CO2equivalente por hectare”, afirmou.

E além de sequestrar mais carbono, de acordo com o pesquisador Kleberson de Souza os sistemas integrados ainda emitem menos gases de efeito estufa. “Um ótimo exemplo é o óxido nitroso. Num trabalho em que analisamos o cultivo convencional, o Cerrado nativo e os sistemas integrados, observou-se 56% menos emissão desse gás (óxido nitroso) em detrimento do sistema convencional, com aração e gradagem no preparo do solo. Ou seja, os sistemas integrados emitem menos e sequestram mais carbono”.

Fertilizantes

A visita da comitiva à Embrapa Cerrados também contou com a presença de representantes brasileiros da empresa norueguesa Yara Fertilizantes. No último mês de março, a Embrapa e a Yara firmaram um acordo de cooperação que permitirá troca de acesso às soluções digitais e às estruturas internas em P&D das duas empresas e, ainda, atuação conjunta na coordenação de estudos em inovação e tecnologia.

Na prática, a Embrapa terá à disposição em todas as suas unidades, incluindo a Embrapa Cerrados, as soluções que a Yara utiliza no campo, por exemplo, ferramentas digitais para a aplicação de fertilizantes, recomendações nutricionais e de compartilhamento de dados coletados em campo. Acesse aqui mais informações sobre essa parceria.

O gerente agronômico da Yara, Leonardo Soares, apresentou durante a visita a palestra “Sustentabilidade, a oportunidade passa pela agricultura”. Ele relatou o trabalho de pesquisa que está sendo feito pela empresa para diminuir as emissões de gases de efeito estufa tanto na produção dos fertilizantes, quanto no campo. “De 2005 a 2019, já conseguimos uma redução de 45% das emissões, que vem principalmente das fábricas. Temos o compromisso de seguir reduzindo mais 30%”.

De acordo com o gerente, hoje a empresa tem parceria com 48 instituições de pesquisa, incluindo universidades. “Temos mais de 150 pesquisas agronômicas a campo com diversas culturas em andamento”. Segundo ele, no passado o foco da empresa era apenas na produtividade. “Hoje, 60% das nossas pesquisas são para avaliar a emissão de gases de efeito estufa, a saúde do solo, quanto a gente está conseguindo fixar de carbono no solo. Isso para entender o que a gente pode traçar de estratégia para reduzir a emissão no campo”, explicou.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 minutos ago

Governo realiza Dia de Campo sobre sistema de produção de palma forrageira

ENTRETENIMENTO21 minutos ago

A verdade por trás do furinho no cadeado que poucos conhecem

CIÊNCIA & TECNOLOGIA27 minutos ago

Todos que possuem Android precisam atualizar o celular imediatamente

CIDADE31 minutos ago

Prefeita Tacyana Leitão entrega escola com reconhecimento facial, sala google e climatizadas, em Bayeux

Educação & Cultura8 horas ago

Isenção do Enem 2025: prazo para recurso vai até dia 16; veja como consultar e próximos passos

ECONOMIA8 horas ago

Contas de luz e água: projeto pode alterar regra para datas de vencimento

Politíca8 horas ago

ALPB aprova semana estadual de educação e conscientização sobre o diabetes

Politíca8 horas ago

Assembleia aprova projeto de Camila que proíbe bancos de exigirem CNH como condição para financiar veículos

Internacional8 horas ago

Moçambique incrementa combate à corrupção e ao crime organizado

Internacional9 horas ago

Grupo de língua portuguesa quer aumentar liderança feminina na saúde global

Internacional9 horas ago

Apesar de aumento, profissionais de enfermagem no mundo não são suficientes

Internacional9 horas ago

Chefe de Assistência Humanitária pede fim da “situação desumana” em Gaza

Internacional9 horas ago

Relatório: mais de 83 milhões vivem como deslocados internos no mundo

Internacional9 horas ago

OMS e parceiros juntam-se a Angola para responder surto de cólera no país

Politíca9 horas ago

Hugo Motta desembarca em Nova Iorque e bota quente no discurso: “Brasil num pode mais viver brigando feito cachorro atrás do rabo”

Nacional9 horas ago

PGR pede condenação de irmãos Brazão por assassinatos de Marielle e Anderson

Judiciário10 horas ago

Venda de sentenças: Zanin autoriza novas diligências em operação da PF

Politíca10 horas ago

ALPB homenageia os empresários Neilton Neves, Edvaldo e Jomário Gomes

CIDADE10 horas ago

Cabaceiras lidera a inovação na gestão de saúde municipal com tecnologia de ponta

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 horas ago

QUAL O VALOR PROJETADO DO MERCADO GLOBAL DE IA ATÉ 2028?

ENTRETENIMENTO10 horas ago

QUAL FLOR MUDA DE COR DEPENDENDO DO PH DO SOLO?

Educação & Cultura10 horas ago

DE ONDE VEIO O ANCESTRAL DO T-REX?

Saúde10 horas ago

QUANTOS MINUTOS DE VIDA PERDE COM A BOLACHA RECHEADA?

ECONOMIA10 horas ago

QUAL SETOR SERÁ MAIS BENEFICIADO COM O ACORDO MERCOSUL-UE?

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Baldes plásticos viram mini estufas e inovam o cultivo de castanheira

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Brasil ganha zoneamento climático do abacaxi para todos os municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Bezerros geneticamente editados nascem pela primeira vez no Brasil

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Sedap-PB oferece condições especiais para atualização do cadastro dos rebanhos

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar atualiza relação de produtos com direito a bônus

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Produção de café apresenta recuperação de 2,7% em 2025, estimada em 55,7 milhões de sacas

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário6 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional11 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública7 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura7 meses ago

Professora viraliza ao dançar em gincana escolar e gera debate nas redes sociais

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 horas ago

QUAL O VALOR PROJETADO DO MERCADO GLOBAL DE IA ATÉ 2028?

ENTRETENIMENTO10 horas ago

QUAL FLOR MUDA DE COR DEPENDENDO DO PH DO SOLO?

Educação & Cultura10 horas ago

DE ONDE VEIO O ANCESTRAL DO T-REX?

Saúde10 horas ago

QUANTOS MINUTOS DE VIDA PERDE COM A BOLACHA RECHEADA?

ECONOMIA10 horas ago

QUAL SETOR SERÁ MAIS BENEFICIADO COM O ACORDO MERCOSUL-UE?

Educação & Cultura4 dias ago

ONDE OCORRE A ESCOLHA DO NOVO PAPA?

ENTRETENIMENTO4 dias ago

QUANDO TROCAR ORQUÍDEA DE VASO?

Internacional4 dias ago

QUAL É O NOME DE BATISMO DO PAPA LEÃO 14?

Saúde4 dias ago

COMO SE CHAMA O TRAUMA CAUSADO POR SOM ALTO?

Internacional4 dias ago

QUEM FUNDOU A REPÚBLICA DA TURQUIA?

Saúde7 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde7 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde7 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde2 semanas ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional2 semanas ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde2 semanas ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional2 semanas ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde2 semanas ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional3 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde3 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde3 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br