ECONOMIA
Bolsa Família: pagamento do 13º em agosto VEJA se você tem direito!
O governo de Pernambuco informou que, em agosto, realizará o pagamento do 13º do Bolsa Família, um programa estadual. O valor adicional de R$ 150 será disponibilizado para as famílias, seguindo o calendário do programa federal com base no último dígito do Número de Identificação Social (NIS).
A previsão é que 909.893 mil beneficiários do estado recebam o valor extra. Para ter direito ao pagamento, é necessário que o beneficiário tenha recebido o Bolsa Família por, no mínimo, seis meses em 2023, podendo esses meses serem alternados ou contínuos.
Como receber o 13º do bolsa família?
Não é preciso realizar um cadastro específico para receber a parcela adicional do Bolsa Família estadual de Pernambuco. Basta que o beneficiário esteja regularizado no programa federal. O saque deve ser feito nos mesmos locais em que o beneficiário costuma retirar o dinheiro do Bolsa Família.
Onde realizar o saque do benefício?
Os locais de saque incluem:
- Agências da Caixa Econômica Federal;
- Postos de atendimentos bancários;
- Postos avançados de atendimento;
- Unidades lotéricas;
- Terminais de autoatendimento;
- Correspondentes Caixa Aqui.
Calendário de pagamento do 13º do bolsa família
O pagamento segue um cronograma baseado no número final do NIS, conforme listado abaixo:
- Final do NIS 1: 19 de agosto
- Final do NIS 2: 20 de agosto
- Final do NIS 3: 21 de agosto
- Final do NIS 4: 22 de agosto
- Final do NIS 5: 23 de agosto
- Final do NIS 6: 24 de agosto
- Final do NIS 7: 27 de agosto
- Final do NIS 8: 28 de agosto
- Final do NIS 9: 29 de agosto
- Final do NIS 0: 30 de agosto
Quem tem direito ao 13º do bolsa família?
Para garantir o benefício, o estado estipula que o Bolsa Família deve ter sido recebido por pelo menos seis meses ao longo de 2023, independentemente se esses meses foram consecutivos ou não. Essa regra visa a assegurar que o maior número possível de famílias em situação de vulnerabilidade social sejam contempladas.
Segundo o governo estadual, não há necessidade de um novo cadastro. A orientação é que os beneficiários mantenham-se em dia com o programa federal para facilitar o recebimento do valor adicional.
O Bolsa Família é um dos principais programas de transferência de renda no Brasil, criado para auxiliar famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Com o pagamento do 13º adicional, o governo de Pernambuco busca oferecer um suporte extra para essas famílias, principalmente em momentos de necessidade mais aguda.
Para mais informações, os beneficiários podem acessar os canais oficiais do governo do estado ou procurar o centro de atendimento mais próximo.