CONCURSO E EMPREGO
Brasil ainda têm quase 2 milhões de pessoas à procura de trabalho
O semestre está terminando e a expectativa é que a taxa de desemprego do país continue em queda. No primeiro trimestre de 2024, a redução foi de 0,9 ponto percentual na comparação com 2023, fechando o índice em 7,9%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).
A taxa é a mais baixa da série histórica do primeiro trimestre em 10 anos. Mesmo assim, são mais 1,9 milhão de pessoas procurando trabalho durante dois anos ou mais.
A pesquisa também revelou aumento no rendimento médio real mensal habitual que, no trimestre encerrado em março, foi de R$ 3.123. No mesmo trimestre do ano passado, esse valor era R$ 3.004.
Gênero e raça
As taxas de desocupação seguem maiores para mulheres, pessoas pretas e pardas e aquelas com o ensino médio incompleto. Todos esses grupos ficaram acima da média nacional (7,9%). No primeiro trimestre, essa taxa foi estimada em 6,5% para os homens e 9,8% para as mulheres.
Quando analisada a taxa de desocupação por cor ou raça, a dos que se declararam brancos (6,2%) aparece abaixo da média nacional, enquanto a dos pretos (9,7%) e a dos pardos (9,1%) ficaram acima.
Oportunidade para todos
Uma excelente oportunidade para ingressar ou voltar ao mercado de trabalho está no setor de contact center. Só em julho, a AeC, uma das maiores empresas do segmento, oferece 2.037 vagas em todo o país. Apenas na região Nordeste, são 778 postos na Paraíba (João Pessoa e Campina Grande), 280 em Mossoró (RN) e 235 em Arapiraca (SE).
As mais de 2 mil posições ofertadas são para operador de contact center para maiores de 18 anos, ensino médio completo e noções básicas de informática. A empresa não exige experiência anterior no cargo, o que abre oportunidades para o primeiro emprego ou até mesmo ingressar em uma nova função com possibilidades reais de carreira.
Para se ter uma ideia da dimensão do plano de carreiras na AeC, apenas em 2023 a empresa promoveu de cargo cerca de 10% do efetivo de colaboradores em todo o país, nas onze praças que atua, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento e reconhecimento de seus funcionários.
Portanto, é uma oportunidade única para quem deseja construir um sólido caminho profissional em uma empresa premiada, reconhecida no mercado certificada pelo Great Place to Work como uma das melhores empresas para trabalhar do país, pelo quarto ano consecutivo, o que reflete seu compromisso em proporcionar um ambiente de trabalho positivo, inclusivo e que valoriza o bem-estar de seus funcionários.
Além de remuneração compatível com o mercado, os futuros colaboradores da AeC terão outros benefícios como plano de saúde e odontológico. O primeiro passo para os interessados em fazer parte da equipe AeC é cadastrar-se no site da empresa (sou.aec.com.br). Os selecionados participarão de uma prova online como primeira etapa do recrutamento e, na sequência, será avaliada a capacidade dos candidatos em comunicar-se bem. As vagas disponíveis para contratação imediata em sistema presencial com possibilidade de home office após 90 dias.
Sobre a AeC
A AeC está entre as empresas líderes do setor, na entrega de soluções de experiência do cliente e gestão de processos terceirizados. Servindo as principais marcas do mercado nacional, recebeu nos dois últimos anos o título de Empresa do Ano de BPO pela conceituada Frost and Sullivan. Líder também nas práticas de ESG, recebe há oito anos consecutivos o título de Melhor Empresa de Serviços pela Época Negócios 360°. Com um olhar inovador, o seu diferencial está no modo como integra o cuidado com as pessoas e aplica tecnologia de ponta em seus processos, como inteligência artificial, robotic process automation, serviços em nuvem e ferramentas de analytics e segurança. Atualmente, a AeC possui 18 unidades distribuídas por 7 estados do país.