Educação & Cultura
5 aspectos para planejar o segundo semestre na Educação Infantil
Revisite as experiências oferecidas até aqui para organizar o acolhimento na volta à escola e para organizar os próximos passos
Olá professores e professoras!
Ainda que a pausa tenha sido breve, precisamos pensar em como acolher as crianças na volta à escola no segundo semestre. Para tal, é importante retomar o trabalho realizado até este ponto do ano letivo. Essa análise pode nos ajudar a recalcular rotas, criar focos mais específicos, acolher melhor as ideias e necessidades do nosso grupo e nos lembrar das principais resoluções de início de ano tanto para nos impulsionar quanto para abandonarmos aquilo que já não faz mais sentido.
Vamos a alguns pontos que podem nos ajudar:
1. Revisite a documentação do semestre anterior
Analisar as propostas a partir dos registros e avaliações do primeiro semestre, contribui para podermos fazer melhores escolhas e serve como norteador do planejamento.
Esse material revela muito mais do que as conquistas das crianças, evidencia como foi desenvolvido o seu trabalho, quais abordagens foram assertivas e quais merecem ser revistas com o grupo e com cada um dos pequenos.
2. Faça um acolhimento focado em estimular sentimentos de segurança e pertencimento
Depois de um semestre, já sabe quais os interesses e as necessidades de grande parte do grupo.
Invista em propostas de acolhimento que proporcionem uma retomada da jornada percorrida, trazendo momentos de conversa sobre as memórias do primeiro semestre, as brincadeiras e vivências que foram marcantes. Vale trazer as fotos e narrativas do início do ano.
Ao retomar o percurso até agora, as crianças podem manifestar curiosidades e assuntos que podem render novas pesquisas para nortear seu planejamento.
O essencial desta ação é que as crianças tenham a oportunidade de sentirem-se seguras e os laços afetivos sejam resgatados.
3. Analise seu planejamento para garantir todos os direitos de aprendizagem
Procure observar quais campos de experiência, quais objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e quais linguagens tiveram maior evidência na primeira metade do ano.
As constatações dessa análise podem te surpreender, pois, se não estivermos atentos, tendemos a enfatizar algumas áreas de acordo com nossas próprias competências, para contemplar propostas que atendam aos interesses das crianças – considerando o repertório confiável de aceitabilidade delas –, ou por conta da falta de movimentação dos espaços que limitam as propostas.
Nesse sentido, retome os campos e objetivos do seu grupo etário. Por exemplo: em relação ao campo escuta, fala, pensamento e imaginação, você conseguiu apresentar variedade de gêneros literários, como poemas e poesias? Houve oportunidade de exploração de múltiplos objetos riscantes com variedade de suportes? Faça anotações de suas respostas destacando aspectos para incorporar nos próximos planejamentos.
4. Observe a interação das crianças com os espaços oferecidos
Busque momentos de troca com sua equipe de trabalho para analisarem cuidadosamente quais as reações ou comportamentos proporcionados pelos ambientes que organizaram para a turma. Reflitam a respeito da organização dos espaços, tempos e materiais ofertados às crianças.
Faça-se perguntas como: a configuração da sala de referência incentiva as crianças a terem independência e fazerem escolhas? Os materiais de exploração e suportes gráficos dispostos nas paredes ainda contribuem com investigações e variedade de agrupamentos? Os espaços externos, contém elementos para o brincar de qualidade?
Por exemplo, o tão adorado parque das crianças pode ganhar materiais que proporcionem outras explorações, como acrescentar redes ou balanços de tecidos, teias com elásticos ou cabanas, entre outros.
5. Organize o cronograma das atividades do segundo semestre
As escolas contam com uma programação institucional baseada no calendário letivo, de forma a cumprir a quantidade de horas-aula obrigatórias. A segunda metade do ano é comum termos a sensação de ter menos tempo e mais demandas. Para que você se organize melhor, sugiro que construa seu próprio calendário. Nesse documento, é importante:
- Organizar as atividades com as crianças, mapeando os campos de experiência e objetivos que você identificou que merecem maior evidência;
- Reservar suas horas de planejamento;
- Prever momentos, quinzenais ou mensais, para colocar em dia os registros e organizar a documentação.
Por experiência própria, uma boa organização do fluxo de trabalho evita as correrias de final de ano que acabam por gerar uma sobrecarga mental em nós docentes.
Caros professores e professoras, temos aí um leque de aspectos que devem ser levados em consideração para organizar um semestre que favoreça a ampliação das oportunidades de aprendizagem das crianças em vivências múltiplas e garantir para que, juntos com os pequenos, possamos construir um semestre incrível!
Um abraço e até breve!
Paula Sestari é professora de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Joinville (SC), com 10 anos de experiência nessa etapa, e mestre em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias. Em 2014, recebeu o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, e foi eleita Educadora do Ano com um projeto na área de Educação ambiental com a faixa etária das crianças pequenas.
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