Connect with us

Educação & Cultura

Escolas sem rampas nem sinalização — em cinco gráficos, a falta de acessibilidade no ensino municipal

Por Milena Mangabeira, João Barbosa e Amanda Ribeiro

  • Nas capitais, metade das escolas municipais não tem recursos de acessibilidade, como rampas e corrimãos;
  • Cerca de 95% das instituições também não contam com psicólogos e assistentes sociais;
  • Em 17 capitais, a taxa de professores com formação em educação especial não chega a 5%.

Dez anos após a implementação do PNE 2014 (Plano Nacional de Educação), que prevê a universalização do ensino básico para estudantes com deficiência, metade das escolas municipais das capitais não possui recursos de acessibilidade básicos, como rampas e corrimãos. Os dados são do Censo Escolar de 2023 e mostram problemas que afetam diretamente os 151 mil alunos matriculados na educação especial das redes municipais dos principais centros urbanos do país.

As metas de 2014 deveriam ser cumpridas até o fim deste ano. Os indicadores de acessibilidade constam também entre as 18 metas do novo PNE, enviado ao Congresso pelo presidente Lula (PT) no último dia 26. O documento, que terá validade de dez anos, cita a necessidade de garantir a diversidade e a inclusão no ensino.

Para além das barreiras físicas que impedem os alunos com deficiência de se integrarem ao ambiente escolar, o censo também mostra que as escolas municipais sofrem com a escassez de professores com formação especializada e de psicólogos e assistentes sociais, importantes para garantir o bem-estar e a segurança de crianças e adolescentes dentro e fora da sala de aula.

A três meses das eleições municipais, Aos Fatos usa os dados para traçar, com o auxílio de especialistas, um panorama sobre os desafios dos futuros prefeitos das capitais para garantir a acessibilidade e a inclusão nas escolas.

Infraestrutura e recursos para comunicação

meta 4.6 do PNE em vigor determina que as instituições públicas de ensino devem garantir “o acesso e a permanência dos alunos com deficiência por meio da adequação arquitetônica, da oferta de transporte acessível e da disponibilização de material didático próprio e de recursos de tecnologia assistiva”.

No entanto, de acordo com o Censo Escolar, a maioria das escolas da rede municipal das capitais não tem condições mínimas de acesso para alunos e profissionais com deficiência:

  • As rampas para circulação de pessoas com restrições de mobilidade não estão disponíveis em 47,4% das escolas. São Paulo, Rio de Janeiro e Maceió ocupam as últimas posições, com 41,8%, 38,6% e 32,4% das instituições equipadas com o recurso, respectivamente;
  • A presença de corrimãos é ainda mais escassa: só 37,8 % têm esse recurso. Goiânia, capital mais bem avaliada nesse quesito, tem cerca de três quartos das instituições (68,7%) equipadas com barras de apoio; Boa Vista está na pior situação (7,4%);
  • Outro problema é a ausência de banheiros adaptados. Apesar de o decreto nº 5.296 determinar que prédios públicos devem ter ao menos um sanitário especial por pavimento, 32% das escolas das capitais não possuem esse tipo de espaço.

Karolyne Ferreira, porta-voz do Instituto Rodrigo Mendes, organização sem fins lucrativos que atua para garantir a educação inclusiva, afirmou ao Aos Fatos que a implantação de recursos de acessibilidade na arquitetura das escolas não garante apenas a inclusão de alunos com deficiência. “A acessibilidade é um direito de todos, desde o professor mais idoso que usa bengala ao cadeirante ou às profissionais que ficam grávidas”, disse.

Ferreira ressaltou, no entanto, que questões burocráticas podem se tornar um impeditivo na criação de espaços acessíveis. O fato de muitas escolas funcionarem em edifícios alugados, por exemplo, dificulta a realização de reformas

Esses obstáculos também se aplicam à instalação de outros recursos estruturais que garantem a inclusão de alunos e profissionais de educação com deficiência auditiva ou visual:

  • O piso tátil, que usa linhas-guia e pontos de alerta para ajudar pessoas com deficiência visual a se localizarem, não está disponível em 85,8% das escolas municipais das capitais;
  • Ainda mais raros são os espaços com alguma forma de sinalização tátil — como informações em Braille, por exemplo. Ainda que seja a capital mais bem equipada nesse quesito, Aracaju tem apenas 21,5% das escolas com o recurso;
  • Por fim, quase nenhuma das escolas possui itens de sinalização visual, como placas que orientam sobre a existência de janelas ou vãos (disponíveis em 7,9% dos casos), e sinais sonoros para orientação e segurança (presentes em 1,8% dos casos).

Recursos de acessibilidade comunicacional

Um dos responsáveis por repassar às escolas públicas recursos que podem ser aplicados na instalação de itens de acessibilidade, o Ministério da Educação afirmou ao Aos Fatos que tem criado iniciativas para fortalecer a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, criada em 2008, que teve R$ 3 bilhões em recursos prometidos pelo governo até 2026.

A pasta mencionou ainda que o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) prevê dinheiro para obras em creches, escolas e quadras de esporte, “tendo como princípio a garantia da acessibilidade arquitetônica”. O recebimento dos recursos depende do envio de projetos pelos estados e municípios.

Formação especializada

De acordo com o item 4.13 do PNE 2014, uma das metas do poder público para garantir a universalização do ensino básico a crianças e adolescentes com deficiência é:

“Apoiar a ampliação das equipes de profissionais da educação para atender à demanda do processo de escolarização dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, garantindo a oferta de professores do atendimento educacional especializado, profissionais de apoio ou auxiliares, tradutores e intérpretes de Libras, guias-intérpretes para surdos-cegos, professores de Libras, prioritariamente surdos, e professores bilíngues.”

Até 2023, no entanto, apenas 6,1% dos professores brasileiros tinham alguma formação continuada em educação especial, de acordo com levantamento do Instituto Rodrigo Mendes. Nas capitais, apenas três das 26 cidades têm mais de 10% dos docentes da rede municipal nessa situação: Vitória (19,2%), Rio Branco (14%) e Boa Vista (13,4%). Em outras 17 capitais, a taxa não chega a 5%.

O objetivo da formação continuada na educação especial é desenvolver práticas pedagógicas que garantam o apoio à aprendizagem de alunos com deficiência, transtorno de espectro autista e altas habilidades ou superdotação. Essa formação é prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e exige, no mínimo, 80 horas, de acordo com o MEC (Ministério da Educação).

Karolyne Ferreira explica, no entanto, que a necessidade de formação não se aplica apenas aos professores. “É importante que isso chegue aos gestores, técnicos e ao próprio conjunto da gestão pública. No momento em que você autoriza a construção de um prédio escolar sem itens de acessibilidade, isso diz muito sobre quem projetou, quem assinou e destinou o recurso.”

Atuação de psicólogos e assistentes sociais

Essenciais na escuta e na inclusão de crianças e adolescentes com deficiência na sala de aula, os psicólogos e assistentes sociais não estão presentes em ao menos 95% das escolas municipais das capitais brasileiras. A lei 13.935/2019 determina que todas as instituições de ensino da rede básica devem contar com esses profissionais.

O papel do psicólogo escolar é ajudar a construir um ambiente acolhedor aos alunos, entendendo “os atravessamentos sociais, políticos, econômicos, de raça e de gênero”, explicou ao Aos Fatos a psicóloga, pedagoga e professora adjunta da Uerj Giuliana Mordente. O profissional também atua na formação de professores e no atendimento às famílias.

Outro braço auxiliar da rede de proteção, o assistente social promove a escuta especializada para garantir o acesso e a permanência dos estudantes no ambiente escolar. Sua ausência pode tornar mais difícil a identificação de casos de violência doméstica ou abuso sexual, por exemplo.

  • Na região Sudeste, nenhuma escola registrou a presença de psicólogos em seu quadro profissional e apenas 0,06% disseram ter assistentes sociais;
  • O Centro-Oeste ocupa a dianteira entre as regiões com mais profissionais de saúde mental — eles estão presentes em 14,9% das instituições de ensino municipais das capitais. Há, no entanto, apenas 1,2% das escolas com assistentes sociais;
  • A região com mais assistentes sociais é o Nordeste, que conta com esse tipo de profissional em 6,5% das escolas. Há psicólogos em 7% das instituições.

Especialistas apontaram ao Aos Fatos que a atuação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas também é dificultada pelas condições de trabalho, que envolvem múltiplas jornadas em dezenas de instituições. “Isso precariza o trabalho, como se a gente pudesse atuar indo uma vez por mês ou uma vez a cada três meses em uma escola. O trabalho de psicologia é comprometido com a seriedade, com a saúde mental e demanda tempo, presença e escuta”, destaca Giuliana Mordente.

Rede de proteção. A atuação de psicólogos e assistentes sociais também pode ajudar a evitar problemas na dinâmica escolar, como o bullying, além de permitir a identificação e o combate a casos de abuso fora da escola. A Lei da Escuta Especializada (13.431/2017) trata da necessidade de profissionais dedicados a identificar situações de violência e evitar o processo de revitimização.

“A escola é o espaço de proteção de crianças e adolescentes. É onde eles têm maior vínculo de confiança. A escola precisa estar preparada para lidar com relatos de violência doméstica e ter um profissional para exercer a escuta, que tem conhecimento sobre a rede e vai auxiliar no encaminhamento e proteção desta criança ou adolescente”, explicou ao Aos Fatos Talita Lahr, psicóloga e membro do Gepem (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral).

Lahr é coautora do relatório “Ataques de violência extrema em escolas no Brasil”, publicado em 2023, que traz recomendações para tentar prevenir atentados. Uma das orientações é justamente investir em uma rede de atendimento psicossocial. Segundo ela, cabe ao psicólogo e ao assistente social auxiliarem professores a identificar sinais de reclusão, isolamento e comportamento agressivo em sala de aula.

Outro lado

Aos Fatos procurou as secretarias municipais de Educação do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Maceió, de Boa Vista e de Aracaju, que tiveram seus dados sobre acessibilidade citados na reportagem.

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro respondeu, em nota, que vem atuando de maneira contínua para tornar os espaços escolares mais acessíveis e que as novas unidades têm sido construídas com total acessibilidade. “Hoje, 936 escolas da rede possuem rampa de acesso na unidade escolar. As escolas recebem ainda recursos descentralizados para adquirir e instalar equipamentos de acessibilidade”.

Já a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo afirmou que tem trabalhado em parceria com outros órgãos da prefeitura para construir e reformar mais de 800 unidades escolares, com adaptações que também visam garantir a acessibilidade.

As secretarias de Maceió, Boa Vista e Aracaju não responderam até a data de publicação desta reportagem. O texto será atualizado em caso de retorno.

O caminho da apuração

O ponto de partida foi a análise dos microdados do Censo Escolar da Educação Básica 2023. O recorte escolhido para análise foram as 26 capitais, que concentram 20% da população e apresentam mais dados disponíveis.

A análise considerou apenas as escolas em atividade que estão sob responsabilidade dos municípios e responderam ao questionário do censo. Para debater os resultados e apontar possíveis soluções, foram entrevistados especialistas em educação inclusiva e psicologia escolar.

Referências

  1. Ministério da Educação (12 e 3)
  2. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  3. EBC
  4. Governo federal
  5. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
  6. Planalto (12 e 3)
  7. Inep (1 e 2)
  8. Gepem
  9. Dados para um Debate Democrático na Educação

Fonte: Aos Fatos – https://www.aosfatos.org/noticias/escolas-sem-rampas-nem-sinalizacao-cinco-graficos-acessibilidade-ensino-municipal/

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca8 horas ago

Do sertão ao poder: O pirralho que se escondeu atrás do terno

Politíca17 horas ago

Hervázio Bezerra bota quente, defende Cícero e diz que homem tá pronto pra ser governador

Politíca18 horas ago

Lindolfo articula vinda de secretário do Ministério do Esporte para novas parcerias com a Paraíba

Politíca18 horas ago

ALPB concede Medalha Epitácio Pessoa ao advogado Rougger Guerra

Nacional19 horas ago

Governo Lula leva chibatada em São Paulo e perde o prumo no juízo do povo, diz Paraná Pesquisas

Politíca1 dia ago

Murilo recebe procuradores e defende proposta que concede autonomia orçamentária às procuradoras

Nacional2 dias ago

Assalto aos aposentados e silêncio do governo: Quando o ladrão é amigo, a justiça se faz de cega

Saúde2 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde2 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde2 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

Segurança Pública2 dias ago

Operação da PF em todo o país tem como alvos na Paraíba escolas de segurança privada em JP, CG e Patos

Segurança Pública2 dias ago

Condenado por tráfico, receptação e roubo é preso em imóvel de alto padrão no bairro do Bessa em João Pessoa

CIDADE2 dias ago

Conselheiros regionais do programa ‘Você Prefeito’ se reúnem nesta quinta-feira

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Feira de Cordel apresenta cordelistas Mané Gostoso, Claudete Gomes e show do Forró do Escurinho

ESTADO2 dias ago

Vice-governador acompanha inscrições do Empreender Paraíba Junina, em Campina Grande

Saúde2 dias ago

Agevisa divulga orientações e ressalta importância da higiene das mãos para prevenção de doenças

ESTADO2 dias ago

João Azevêdo entrega cartões do Passe Livre Estudantil e destaca importância da ação para combater a evasão escolar

ESTADO2 dias ago

Primeira-dama do Estado visita a Casa dos Sonhos e discute projetos para ampliar atendimento a crianças e adolescentes de Santa Rita

ESTADO2 dias ago

Nota Cidadã: compras no mês das mães concorrem a R$ 100 mil em prêmios em dinheiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Campanha une forças para proteger o timbu, aliada no controle de sentenças e decisões

ESTADO2 dias ago

Paraíba apresenta potencial turístico na Feira de Turismo no Piauí

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Paraíba livre da aftosa: produtores rurais têm até 31 de maio para atualizar o cadastro dos rebanhos

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Com apoio do Governo do Estado, 1ª Expoagro São Bento começa nesta quinta-feira

Educação & Cultura2 dias ago

Governo da Paraíba publica resultado preliminar da etapa de análise documental do ICMS Cultural Ações Continuadas

Educação & Cultura2 dias ago

Divulgados os resultados preliminares da etapa documental da Premiação de Pontos e Pontões de Cultura e do Prêmio de Espaços Culturais

Judiciário2 dias ago

Tribunal apresenta experiência brasileira em transição energética à Agência Internacional de Energia

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Novo edital do Mais Médicos prevê 48 vagas em 40 localidades da Paraíba

Politíca2 dias ago

ALPB concede Título de Cidadania Paraibana a Fabiana Lobo, Marcelo Assunção e Marcelo Bispo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde2 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde2 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde1 semana ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional1 semana ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde1 semana ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional1 semana ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde1 semana ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde2 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional3 semanas ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde3 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde3 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br