ENTRETENIMENTO
A amizade inspiradora por trás de um dos maiores sucessos de Simon e Garfunkel
“The Sounds of Silence” é um testemunho do amor e sacrifício de Art Garfunkel por um amigo próximo em necessidade
Ao longo de muitos anos, Simon e Garfunkel surgiram com uma série de sucessos estrondosos. Suas músicas mais populares foram escritas principalmente nos anos 60, mas ainda ressoam hoje por suas melodias e letras significativas.
No entanto, foi só recentemente que fomos informados sobre o significado por trás de um dos seus maiores sucessos, The Sounds of Silence . E quando você descobre a compaixão por trás da música, na próxima vez que você ouvi-la você ficará ainda mais comovido.
Em seu livro de memórias, Hello Darkness, My Old Friend: How Daring Dreams and Unyielding Friendship Turned One Man’s Blindness into an Extraordinary Vision for Life , Sandy Greenberg revelou como ele desenvolveu uma amizade próxima com Arthur “Art” Garfunkel na Universidade de Columbia sobre seu amor mútuo pela música e literatura. No entanto, não muito após começar a faculdade, Greenberg foi diagnosticado com glaucoma grave que estava atacando seu nervo óptico.
Com a notícia de que ficaria cego, Greenberg ficou deprimido, abandonou seus planos de se tornar advogado e voltou para casa em Buffalo, onde se afastou dos amigos. No entanto, ele não contava com seu melhor amigo, Art, largando tudo para aparecer em sua porta e persuadi-lo a voltar para a universidade, onde ele lhe garantiu que ficaria ao seu lado.
Fiel à sua palavra, Garfunkel acompanhava seu amigo em todos os lugares. Ele se autodenominava “Darkness” em uma demonstração de empatia, e de acordo com uma publicação no Facebook da Grateful Music LLC, que adaptou parte do livro, Garfunkel dizia coisas como “Darkness vai ler para você agora”.
A vida muda
Mantendo sua palavra, o cantor e compositor adaptaria sua agenda para garantir que estaria lá para seu amigo. No entanto, em uma ocasião, quando a dupla estava na Grand Central Station, Garfunkel anunciou que tinha que ir embora e deixou seu amigo se defender sozinho. Depois de algumas horas, Greenberg conseguiu entrar no metrô certo e, ao sair da estação, esbarrou em alguém e pediu desculpas. Era Garfunkel.
Seu amigo nunca saiu do seu lado, mas queria mostrar a Greenberg o que ele era capaz de realizar, e que ele poderia viver de forma independente. “Aquele momento foi a faísca que me fez viver uma vida completamente diferente, sem medo, sem dúvida. Por isso sou tremendamente grato ao meu amigo.”
Greenberg não só se formou em Columbia, como também foi para Oxford e Harvard e obteve mais diplomas de pós-graduação. Se você olhar sua página no Facebook, verá que ele tem um catálogo de realizações incríveis em seu nome. E junto com uma vida profissional impressionante, ele também se casou com sua namorada do ensino médio e é um homem de família.
De fato, ao ver a postagem original da Grateful Music, a filha de Greenberg, Kathryn, comentou na publicação dizendo: “Como filha incrivelmente orgulhosa de Sanford Greenberg, obrigada por compartilhar”.
Devolvendo o favor
Curiosamente, Greenberg também conseguiu ter um efeito transformador na vida de seu amigo. Quando ele estava estudando em Oxford, Garfunkel ligou para ele precisando de ajuda financeira. Com Paul Simon, ele teve a oportunidade de fazer seu primeiro álbum, mas precisava de US$ 400. Greenberg e sua esposa tinham a soma principesca de US$ 404 em sua conta e, sem pensar duas vezes, Garfunkel recebeu o dinheiro de que precisava.
Embora o primeiro álbum tenha sido um pouco um fracasso, uma de suas músicas, The Sounds of Silence , chegou ao topo das paradas no ano seguinte. E quando você ouvir as palavras assombrosas de “Hello, Darkness, my old friend”, você saberá exatamente a que Garfunkel estava se referindo: uma amizade baseada em amor, compaixão e sacrifício de ambas as partes que permanece tão sólida hoje quanto era todos aqueles anos atrás.