ECONOMIA
Real é a quinta moeda do mundo que mais perdeu valor frente ao dólar
O dólar chegou a bater R$ 5,86, sendo a maior desvalorização cambial desde 2021
A moeda brasileira, o Real, é a quinta que mais perdeu valor frente ao dólar em 2024, acumulando uma desvalorização de 14,6% entre janeiro e julho.
Esse dado coloca o Brasil em uma posição preocupante no cenário econômico global, especialmente entre os países da América Latina e os membros do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e Africa do Sul), cujas moedas têm se mostrado mais estáveis do que a brasileira.
A desvalorização do Real pode ser atribuída a vários fatores, como a manutenção da taxa básica de juros em 10,5% pelo Comitê de política Monetária (Copom), a gastança desenfreada do governo federal, desconfiança do mercado e diminuição de investimento estrangeiro perante a instabilidade política nacional.
A decisão do Copom de manter os juros elevados visa conter a inflação que, por sua vez, também tem mostrado tendência de alta.
E mesmo aumentando todos os impostos e tributos possíveis, o governo Lula vê-se sem caixa e sem dinheiro para investimento, passando a fazer cortes em orçamentos importantes como o da saúde. Enquanto isso, a dívida pública aproxima-se de 80% do PIB.
Na primeira semana de agosto, o dólar chegou a bater R$ 5,735 em comparação a moeda brasileira, maior patamar desde 20 de dezembro de 2021.