Politíca
Pela 1ª vez mulheres são maioria na delegação brasileira; projeto de Dinho incentiva esporte feminino
Com as Olimpíadas 2024, o esporte está no topo das discussões. Todos comentam sobre o desempenho dos nossos medalhistas e sobre a quantidade de mulheres entre atletas de alto rendimento. Para se ter ideia, essa é a primeira vez que a delegação brasileira nos jogos olímpicos é majoritariamente feminina, com 55% dos competidores.
Apesar do crescimento feminino nas mais variadas modalidades, as mulheres ainda enfrentam muitos desafios. Para promover debate sobre o tema e incentivar mulheres, o deputado estadual Dinho Papa-léguas (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) um projeto de Lei que cria Semana do Esporte Feminino no estado, que será comemorada anualmente na semana que antecede o Dia da Mulher no mês de março.
“A criação da Semana do Esporte Feminino, irá oportunizar a formação de cidadãs conscientes da importância do esporte, bem como, a descoberta de novos talentos no esporte feminino para a representatividade do Estado da Paraíba, em competições amistosas e oficiais. Também é objetivo incentivar a prática na modalidade esportiva feminina, com finalidade de formação de escolinhas esportivas e como consequência formação de equipes de treinamento e rendimento, visando a resultados em competições regionais, estaduais e nacionais”, destacou o deputado.
De acordo com o projeto, durante a Semana do Esporte Feminino, o poder executivo estadual promoverá competições desportivas nas mais diversas modalidades existentes de forma amadora e profissional, além da realização de seminários e outras atividades enfocando o assunto. Também estará autorizado a estabelecer e organizar calendário de atividades a serem desenvolvidos durante o período fixado.
O deputado lembrou ainda que a Semana do Esporte Feminino ainda deverá ser incluída no calendário oficial do estado. “Nada veio de graça para as mulheres no esporte, todas as conquistas foram frutos de muita resistência, luta e determinação. Quando falamos de representatividade feminina estamos defendendo o direito de ocupar espaços que foram historicamente negados, seja no esporte de alto rendimento ou no lazer”, disse.
Curiosidade – A força das mulheres nos esportes vem aumentando a cada dia. Pela primeira vez na história, a delegação do Brasil para uma Olimpíada tem maioria feminina. O COB informou que a comitiva para Paris é composta por 277 atletas: 153 mulheres (55%) e 124 homens (45%). Os esportes coletivos foram importantes para a mudança nos números. Os times femininos conquistaram vagas no futebol, vôlei, handebol e rúgbi, enquanto os homens garantiram vaga no vôlei e basquete.