ENTRETENIMENTO
Pianista paraibano Uaná Barreto lança seu segundo single, “Universo Esperança”
A faixa é o segundo trabalho a ser lançado antes da estreia oficial do disco
O pianista e compositor paraibano Uaná Barreto lança, no dia 16 de agosto, seu novo single intitulado “Universo Esperança”, uma composição instrumental que é parte do seu álbum de estreia, Vagalume. O disco reflete uma jornada pessoal de quase uma década, onde as composições se apresentam como uma tradução musical de vivências e influências que marcaram a carreira do artista.
“Universo Esperança” é a segunda faixa a ser lançada antes da estreia do disco, precedida por música homônima ao álbum, e surgiu como resultado de uma experiência em uma oficina de música universal, onde Uaná Barreto foi inspirado pelo renomado multi-instrumentista Itiberê Zwarg. A peça é uma homenagem a grandes ícones da música instrumental brasileira como Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, e conta com a participação especial da cantora paulista Stephanie Borgani.
Sobre a faixa, Uaná fala sobre a composição. “Esta música foi composta em um período de desbravamentos por novos caminhos harmônicos, mas com a contínua busca pela simplicidade e singeleza melódica. Para retratar isso na gravação, não haveria melhor meio de emanar a pureza da melodia senão a voz, este instrumento primitivo que carrega as mais poderosas possibilidades expressivas do universo da música”, afirmou o artista.
Vagalume foi gravado no Estúdio Arsis, em São Paulo, e representa uma fusão de diferentes vertentes estéticas e culturais, desde a música clássica até influências do jazz e da música popular brasileira. A faixa de abertura, “Dancinha”, dedicada a dois grandes compositores paraibanos, Paulo Ró e Milton Dornellas, reflete essa diversidade, com atmosferas contrastantes que dialogam com o intimismo e a celebração.
Além de “Universo Esperança”, o álbum traz outras composições como “Minguante”, escrita em 2016 durante um período de imersão na música de concerto, e “Suíte pra Lia”, uma homenagem do artista à sua filha, que explora as emoções vivenciadas com a paternidade.
Com uma trajetória marcada por experiências artísticas ricas, incluindo uma turnê pelo Senegal e colaborações com nomes consagrados da música, Uaná apresenta um trabalho pautado na técnica, na sensibilidade e na arte que o constrói.
“Vagalume” foi mixado por Adonias Jr. Os audiovisuais foram produzidos pela Rawziski Registros Musicais. Para o vídeo em que O Quinteto da Paraíba participou da gravação em João Pessoa, a captação e finalização de vídeo foram feitas pela Aquino Videomaker.
O single Universo Esperança estará disponível em todas as plataformas de streaming no próximo dia 16.