Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Ciência usa edição gênica para desenvolver arroz resistente à brusone

Pesquisadora Angela Mehta na casa de vegetação
Cultivar utilizada no estudo foi a BRSMG Curinga, lançada em 2005 e substituída no mercado após perder a resistência à brusone ao longo dos anos.

Estudo identificou grupo de proteínas potencialmente envolvido na suscetibilidade à doença e selecionou alguns genes correspondentes para fazer o nocaute por CRISPR.

A pesquisa resultou em duas linhagens de arroz resistentes à brusone, apresentando mutações para os dois genes-alvo.

A tecnologia continua em fase de testes, mas tem potencial de chegar ao mercado em poucos anos.

A edição gênica, por meio da técnica CRISPR/Cas9, está sendo utilizada para conferir resistência à brusone à cultivar de arroz BRSMG Curinga, em uma pesquisa da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF). Lançada em 2005, a BRSMG Curinga foi substituída no mercado após se tornar suscetível a essa doença, causada pelo fungo Magnaporthe oryzae, ao longo dos anos. A tecnologia, resultado do nocaute de dois genes-alvo relacionados à brusone, ainda está em fase de testes, mas tem potencial de chegar ao mercado em poucos anos.

De acordo com a pesquisadora Angela Mehta, cultivares como a BRSMG Curinga,  lançadas no mercado como resistentes ou tolerantes à brusone, tornam-se suscetíveis em alguns anos, pois a variabilidade do fungo é muito alta. Esse é um problema tanto para o arroz de sequeiro como para o irrigado. O estudo comparou um genótipo de arroz suscetível a um genótipo resistente em busca de proteínas que, depois da infecção pelo patógeno, se tornam mais abundantes na planta suscetível.

“Nós identificamos um grupo de proteínas potencialmente envolvido nessa suscetibilidade e selecionamos alguns genes correspondentes para fazer o nocaute por CRISPR”, afirma Mehta. O termo “nocaute” significa retirar a função de um determinado gene, que deixa de produzir a proteína funcional. Para a pesquisadora, esse trabalho mostra também a importância da prospecção de genes de interesse agronômico por técnicas ômicas (conjunto de ferramentas moleculares que auxiliam na compreensão das diferentes moléculas biológicas que dão funcionalidades a um organismo, como genômica, transcriptômica, proteômica e metabolômica).

Foram identificados três genes passíveis de nocaute, dois deles validados durante o doutorado-sanduíche de Fabiano Távora, orientado por Mehta, realizado no Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), na França.

Nocaute

Ao fazer o nocaute desses genes na variedade de arroz Kitaake, considerada modelo, Távora constatou que a planta ficou um pouco mais resistente à brusone em relação à variedade não editada. “Quando ele voltou da França, nós usamos um desses genes como alvo, e selecionamos outros dois para fazer uma combinação de alvos para o nocaute de dois genes ao mesmo tempo, em duas construções distintas na cultivar BRSMG Curinga”, explica Mehta. O estudo resultou em duas linhagens de arroz resistentes à brusone (uma para cada construção), apresentando mutações para os dois genes-alvo.

Segundo a pesquisadora, foram realizados nocautes de dois genes, ao mesmo tempo, para potencializar a resistência e obter uma resposta melhor. Ela ressalta que esses resultados, até o momento, foram obtidos em casa de vegetação, desafiando as linhagens a um isolado do fungo. “A próxima etapa é desafiá-las com outros isolados para verificar se essa resistência vai se manter”, complementa.

Mehta observa ainda que a BRSMG Curinga foi escolhida por ser um genótipo transformável e por apresentar características agronômicas mais próximas ao interesse do produtor quando comparada a cultivares-modelo, como a Nipponbare e Kitaake.  “Essas variedades não têm o nível de melhoramento para terras altas da Curinga, que foi adaptada às condições do Cerrado brasileiro”, assinala.

Para a pesquisadora, o resultado da pesquisa oferece uma importante fonte de resistência genética à brusone, diferente da que se tem hoje, para incorporação em variedades e linhagens-elite e até em linhagens de populações de seleção recorrente do programa de melhoramento de arroz.

O estudo está sendo desenvolvido em parceria com os pesquisadores Raquel Mello e Adriano Castro, da Embrapa Arroz e Feijão (GO), em projeto liderado por Angela Mehta, financiado pela Embrapa, com o apoio de um projeto Embrapa-Monsanto, liderado pela pesquisadora Márcia Chaves, da Embrapa Clima Temperado (RS).

Brusone

A brusone, causada pelo fungo Magnaporthe oryzae, é considerada a doença mais destrutiva do arroz e ocorre em todo o território brasileiro. Os prejuízos são variáveis, sendo maiores em arroz de terras altas, na Região Centro-Oeste, e podem comprometer em até 100% a produção nos anos de ataques epidêmicos. Ocorre também em diversas gramíneas comuns em campos de arroz e trigo.

As principais fontes de contaminação primária são sementes infectadas e restos culturais. Já a infecção secundária tem como fonte as lesões esporulativas das folhas infectadas. Todas as fases do ciclo da doença são altamente influenciadas pelos fatores climáticos. De maneira geral, são necessárias altas temperaturas (de 25 °C a 28 °C) e umidade acima de 90%.

Os sintomas nas folhas iniciam-se com a formação de pequenas lesões necróticas de coloração marrom, que aumentam em tamanho e se tornam elípticas, de margens marrons e centro cinza ou esbranquiçado. Em condições favoráveis, as lesões causam a morte das folhas e, muitas vezes, da planta inteira.

Os sintomas característicos nos nós são lesões de cor marrom que podem atingir as regiões do colmo próximas aos nós atacados. A infecção do nó da base da panícula (inflorescência da planta de arroz) é conhecida como brusone do pescoço, pois uma lesão marrom circunda a região nodal e provoca o estrangulamento da planta.

Pode apresentar chochamento (anomalia que ocorre quando os grãos não se desenvolvem corretamente). As panículas ficam esbranquiçadas, sendo facilmente identificadas no campo. Diversas partes da panícula, como ráquis, ramificações primárias e secundárias e pedicelos, também são infectadas.

Controle

Atualmente, os danos causados pela brusone podem ser reduzidos pelo uso de cultivares resistentes, práticas culturais e fungicidas, utilizados de forma integrada no manejo da cultura com adequado preparo do solo; adubação equilibrada, evitando o crescimento vegetativo exagerado da planta; uso de sementes de boa qualidade fitossanitária e fisiológica; plantio feito em um período mínimo de tempo e iniciado no sentido contrário à direção predominante do vento; incorporação dos restos culturais; profundidade de plantio uniforme; e densidade de semeadura recomendada para a cultivar ou sistema de plantio.

Também é importante o controle de plantas daninhas; destruição de plantas voluntárias e doentes; bom nivelamento do solo; manutenção no nível adequado de água de irrigação durante o ciclo da planta; dimensionamento adequado dos sistemas de irrigação e drenagem; troca de cultivares semeadas a cada três ou quatro anos; plantio no início do período das chuvas; e emprego de fungicidas aplicados em tratamento de sementes e em pulverização da parte aérea.

A proteção contra a brusone na panícula é feita de forma preventiva, por meio de pulverizações com fungicidas sistêmicos: uma aplicação deve ser realizada no fim do período de emborrachamento e a outra com até 5% de emissão de panículas.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura7 minutos ago

Livraria A União lança livro ‘Koffí e a fonte da sabedoria’

ECONOMIA11 minutos ago

Com alta nas parcelas dos materiais e da mão de obra, preços da construção variam 0,46% em abril

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 minutos ago

Inflação fica em 0,43% em abril, pressionada por alimentação e saúde

ECONOMIA17 minutos ago

Preços da indústria variam -0,62% em março, segunda queda consecutiva

Segurança Pública21 minutos ago

Maio Amarelo: Paraíba já contabilizou mais de 200 colisões em postes em 2025

Educação & Cultura28 minutos ago

Comissão debate ingresso precoce de estudantes com alto desempenho no ensino superior

AGRICULTURA & PECUÁRIA30 minutos ago

Comissão discute criação do Dia Nacional do Alho Brasileiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA34 minutos ago

Brasil desenvolve cultivares de algodão com fibra longa e resistência a doenças

AGRICULTURA & PECUÁRIA38 minutos ago

Novo sistema produtivo integra pecuária de corte com plantio de teca

AGRICULTURA & PECUÁRIA42 minutos ago

Embalagem inteligente muda de cor para avisar que o peixe estragou

CIDADE52 minutos ago

Prefeitura de Guarabira abre inscrições para Casamento Coletivo 2025

ENTRETENIMENTO55 minutos ago

Titá Moura lança single “Caldo Grosso” com show na Caravela Cultural no dia 17 de maio

CIDADE59 minutos ago

Divulgada lista de municípios homologados para o Selo Social Prefeitura Parceira das Mulheres

CIDADE1 hora ago

Cuité tem plano de ação aprovado e receberá mais de R$ 660 mil por meio da Lei Aldir Blanc

CIDADE1 hora ago

Desapropriação da Comunidade São Domingos é destaque na CMJP

Politíca3 horas ago

Cida Ramos entra na rinha do PT com o pé direito, mas a briga tá só começando

Politíca15 horas ago

Do sertão ao poder: O pirralho que se escondeu atrás do terno

Politíca23 horas ago

Hervázio Bezerra bota quente, defende Cícero e diz que homem tá pronto pra ser governador

Politíca24 horas ago

Lindolfo articula vinda de secretário do Ministério do Esporte para novas parcerias com a Paraíba

Politíca24 horas ago

ALPB concede Medalha Epitácio Pessoa ao advogado Rougger Guerra

Nacional1 dia ago

Governo Lula leva chibatada em São Paulo e perde o prumo no juízo do povo, diz Paraná Pesquisas

Politíca2 dias ago

Murilo recebe procuradores e defende proposta que concede autonomia orçamentária às procuradoras

Nacional2 dias ago

Assalto aos aposentados e silêncio do governo: Quando o ladrão é amigo, a justiça se faz de cega

Saúde2 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde2 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde2 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

Segurança Pública2 dias ago

Operação da PF em todo o país tem como alvos na Paraíba escolas de segurança privada em JP, CG e Patos

Segurança Pública2 dias ago

Condenado por tráfico, receptação e roubo é preso em imóvel de alto padrão no bairro do Bessa em João Pessoa

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde2 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde2 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde1 semana ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional1 semana ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde1 semana ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional2 semanas ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde2 semanas ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde2 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional3 semanas ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde3 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde3 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br