Saúde
Prefeitura capacita profissionais da atenção básica para atendimento às vítimas de violência doméstica na Capital
Mais de 900 profissionais da rede de atenção básica à saúde de João Pessoa receberam, na manhã desta quinta-feira (5), certificados do curso ‘Potencializando saberes: no atendimento às mulheres’. A capacitação foi promovida pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com foco no atendimento às vítimas de violência doméstica.
O evento reuniu, no auditório do Sebrae, no Bairro dos Estados, profissionais de diversas áreas da saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, gerentes de unidades de saúde, diretores de policlínicas, entre outros. “A capacitação desses profissionais é muito importante porque eles estão se tornando multiplicadores no acolhimento às vítimas de violência doméstica, onde vão orientar outros profissionais para o atendimento e também saberão para onde encaminhar essas mulheres”, ressaltou Nena Martins, secretária da Mulher de João Pessoa.
A secretária adjunta das Mulheres, Juliana Dantas, lembrou que muitas vezes a atenção básica é a porta de entrada para as mulheres que sofrem violência e que a capacitação desses profissionais vai melhorar ainda mais o serviço prestado. “Eles estarão capacitados para identificar os sinais de vulnerabilidade e também para usar as ferramentas que a Prefeitura de João Pessoa dispõe para tirar essas mulheres do cenário de violência”, avaliou.
TallisonVasconcelos, gerente de uma unidade de saúde da família do Distrito Sanitário 5, participou do curso e destacou que a partir desta capacitação poderá contribuir ainda mais no atendimento às vítimas de violência doméstica que procuram o serviço. “O curso foi muito bom. Entre os participantes também havia mulheres na condição de vítimas desse processo de violência doméstica, que expuseram suas vivências”, afirmou.
Vitória Chianca é assistente social da Rede Municipal de Saúde e foi outra profissional que se capacitou. “Achei enriquecedor, pois a partir de agora poderei distinguir um ato de ciúme de uma atitude abusiva. Também passamos a ter conhecimento mais profundo sobre as políticas públicas disponíveis para repassar às mulheres que procuram nossas unidades de saúde, direcionando-as no melhor caminho”, acrescentou.
A enfermeira Gizela Geysa de Castro enalteceu o evento por levar aos profissionais da Saúde uma grande contribuição no autoconhecimento e no acolhimento às mulheres que precisam de ajuda. “Agora vou entender melhor as mulheres que buscam acolhimento no nosso setor e contribuir melhor para a vida do outro”, frisou.
Projeto – ‘Potencializando saberes: no atendimento às mulheres’, em sua primeira edição, no mês de agosto, abordou o tema ‘Humanização do atendimento na saúde às mulheres em situação de violência’. A programação compreendeu palestras relacionadas aos impactos da violência na saúde física e mental da mulher, a rede assistencial e os fluxos de atendimentos nos serviços disponibilizados pela Prefeitura de João Pessoa, bem como por outros órgãos, além das leis relacionadas ao tema.
Serviços – Em João Pessoa, a Prefeitura mantém uma rede estruturada para atender mulheres vítimas de todos os tipos de violência. Essa rede é composta pelo Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, a Ronda Maria da Penha, o Instituto Cândida Vargas e a Rede Municipal de Atenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, responsável por promover a articulação entre instituições e serviços para o fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento de todas as formas de violência doméstica e de gênero.
Canais de denúncia:
180 – Central de Atendimento à Mulher
197 – Polícia Civil
190 – Polícia Militar
153 – Ronda Maria da Penha
0800 283 3883 – Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (atendimento 24h). De segunda a sexta-feira, o contato é (83) 9 8695-3549 ou 3213 – 7359 (das 8h às 17h)