Connect with us

Internacional

A impotência do Líbano diante do conflito Israel-Hezbollah

Governo do país não tem influência sobre o conflito que ocorre em seu território. Papel do Exército também reflete a fraqueza crônica do Estado libanês. Israel bombardeia centro de Beirute pela primeira vez em um ano

O grupo militante palestino Hamas disse que um ataque aéreo israelense nesta segunda-feira (30/09) matou seu líder no Líbano, na cidade de Tyre, e outra organização palestina informou que três de seus líderes foram mortos em um ataque no centro de Beirute – o primeiro desse tipo dentro dos limites da capital desde o início do conflito, em outubro passado.

As mortes foram as mais recentes em uma onda de duas semanas de intensos ataques israelenses contra alvos do Hezbollah no Líbano, parte de um conflito que agora se estende também dos territórios palestinos de Gaza e da Cisjordânia ocupada ao Iêmen.

O Hamas disse que seu líder no Líbano, Fateh Sherif Abu el-Amin, foi morto junto com sua esposa, filho e filha em um ataque que teve como alvo sua casa em um campo de refugiados na cidade libanesa de Tyre, na madrugada de segunda-feira.

Outro grupo, a Frente Popular para a Libertação da Palestina (PFLP), disse que três de seus líderes foram mortos em um ataque que teve como alvo o distrito de Kola, em Beirute.

Essa foi a primeira vez que Israel atacou Beirute além dos subúrbios ao sul da cidade, em uma campanha que culminou com o assassinato na semana passada do líder veterano do Hezbollah, Hassan Nasrallah, em uma sucessão de pesados ataques aéreos.

O ataque contra a PFLP atingiu o andar superior de um prédio de apartamentos, segundo testemunhas. Não houve comentário imediato dos militares israelenses.

Os últimos ataques indicam que Israel não tem intenção de desacelerar sua ofensiva em várias frentes, mesmo depois de eliminar Nasrallah, que era o aliado mais poderoso do Irã em seu “Eixo de Resistência” contra a influência israelense e americana na região.

O Ministério da Saúde do Líbano afirma que mais de mil libaneses foram mortos e 6 mil ficaram feridos nas últimas duas semanas, sem especificar quantos eram civis. Um milhão de pessoas – um quinto da população – fugiram de suas casas, segundo o governo.

A escalada colocou Beirute no limite, com os libaneses temerosos de que Israel amplie sua campanha militar.

Governo impotente

Israel está travando uma “guerra suja” contra o Líbano, declarou semana passada o primeiro-ministro do país, Nadschib Mikati, durante a sessão de emergência do Conselho de Segurança da ONU em Nova York. Ele acusou Israel de promover uma escalada sem precedentes no Líbano que matou em poucos dias centenas de civis, “incluindo jovens, mulheres e crianças”. O premiê afirmou ter confiança de que um comunicado conjunto da França e dos EUA, também apoiado por outros países, contribuiria para dar um fim à “guerra”. Mas Israel rejeitou o plano.

O discurso mostra que o governo libanês é praticamente impotente diante do conflito entre Israel e o Hezbollah. Não tem influência significativa nem sobre as ações de Israel nem sobre as do Hezbollah. Mais uma vez se torna evidente, e de forma particularmente dramática, a fraqueza crônica do governo e do Estado no Líbano.

Essa fraqueza tem uma longa história. “O Líbano foi fundado no início do século 20 como um Estado de maronitas cristãos em aliança com a potência protetora francesa”, diz Markus Schneider, diretor do escritório da Fundação Friedrich Ebert em Beirute. “O defeito de nascença foi o fato de incluir desde o início grandes áreas com populações não maronitas. O confessionalismo foi, em última análise, um compromisso para integrar as outras partes da população. No entanto, ele impediu a formação de um Estado-nação forte.”

Essa estrutura confessional foi reforçada pela guerra civil libanesa que eclodiu em 1975, que colocou umas contra as outras as três maiores confissões do país – xiitas, sunitas e cristãos maronitas. Após o fim da guerra, em 1990, foi implantado um sistema confessional equilibrado para igualar os interesses dos grupos populacionais individuais.

“No entanto, esse sistema fez com que esses grupos tentassem repetidamente fazer valer seus próprios interesses às custas dos outros grupos”, diz Marcus Schneider. “Isso continua a enfraquecer o Estado. Isso pode ser visto, por exemplo, no fato de que desde 2022 o país não consegue chegar a um acordo sobre um presidente.”

As divisões também facilitam a corrupção desenfreada. “Se não há um Estado forte que tome medidas contra as forças centrífugas em seu próprio país e em suas próprias instituições, surge facilmente um sistema oligárquico no qual todos servem a seus próprios interesses”, diz Schneider.

País sofre com o Hezbollah

O país também sofre com o Hezbollah, movimento xiita que é classificado como uma organização terrorista pelos EUA, pela Alemanha e por vários Estados árabes sunitas. Fundado em 1982 durante a guerra civil libanesa, ele foi desde o início maciçamente apoiado pelo Irã, inclusive e principalmente militarmente. Em 2022, o Wilson Center, com sede em Washington, descreveu o braço armado do Hezbollah como “o ator militar não estatal mais poderoso do Oriente Médio e, possivelmente, do mundo inteiro”.

Foi também o Hezbollah que começou a disparar contra Israel após o início da guerra de Gaza, em outubro – sem qualquer consulta prévia ao restante da população libanesa. “Basicamente, o Hezbollah tomou a classe política do Líbano como refém”, diz a especialista em Oriente Médio Kelly Petillo, do think tank Conselho Europeu de Relações Exteriores.

Fraqueza do Exército

A fraqueza do Estado também se reflete na passividade das Forças Armadas Libanesas (LAF). No sul do Líbano, em particular, elas se encontram em um dilema. Com base na Resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU, ela está cooperando com a força de manutenção da paz da ONU (Força Interina das Nações Unidas no Líbano, Unifil). Ambas as forças são compostas por 15 mil soldados cada.

A presença das tropas está ligada à Guerra do Líbano em 2006. Naquela época, Israel ocupou posições no sul do Líbano. Após a retirada israelense, as duas forças armadas deveriam cooperar para garantir que nenhuma milícia armada libanesa se deslocasse para essas posições. Somente tropas autorizadas pelo governo libanês deveriam estar presentes no local. No entanto, até o momento, o Hezbollah descumpriu esse acordo e ainda está presente na área.

Em termos militares, o Exército libanês é relativamente impotente. Na classificação do Índice Global de Poder de Fogo, que compara a força dos exércitos nacionais em todo o mundo, o Exército libanês está em 118º lugar entre 145. Ele não seria capaz de oferecer nenhuma resistência séria ao Exército israelense, que está em 17º lugar no índice, nem estaria em posição de conter militarmente o Hezbollah. “Isso provavelmente arrastaria o Líbano para uma guerra civil”, diz Schneider.

Entretanto, o maior problema do Exército libanês é, e continua sendo, político. Como não está nas mãos de um único grupo confessional, o Exército é geralmente considerado como uma das poucas instituições não confessionais do país, segundo Schneider. “Mas é claro que o Exército também foi enfraquecido pela crise nacional e econômica. Por isso, vem recebendo apoio financeiro, por exemplo, no que diz respeito a salários. Por trás disso está a preocupação de que um colapso do Exército também possa derrubar o próprio Estado libanês. Mas é claro que o Exército não pode resolver os problemas políticos do Estado.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca10 horas ago

Do sertão ao poder: O pirralho que se escondeu atrás do terno

Politíca18 horas ago

Hervázio Bezerra bota quente, defende Cícero e diz que homem tá pronto pra ser governador

Politíca19 horas ago

Lindolfo articula vinda de secretário do Ministério do Esporte para novas parcerias com a Paraíba

Politíca19 horas ago

ALPB concede Medalha Epitácio Pessoa ao advogado Rougger Guerra

Nacional21 horas ago

Governo Lula leva chibatada em São Paulo e perde o prumo no juízo do povo, diz Paraná Pesquisas

Politíca2 dias ago

Murilo recebe procuradores e defende proposta que concede autonomia orçamentária às procuradoras

Nacional2 dias ago

Assalto aos aposentados e silêncio do governo: Quando o ladrão é amigo, a justiça se faz de cega

Saúde2 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde2 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde2 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

Segurança Pública2 dias ago

Operação da PF em todo o país tem como alvos na Paraíba escolas de segurança privada em JP, CG e Patos

Segurança Pública2 dias ago

Condenado por tráfico, receptação e roubo é preso em imóvel de alto padrão no bairro do Bessa em João Pessoa

CIDADE2 dias ago

Conselheiros regionais do programa ‘Você Prefeito’ se reúnem nesta quinta-feira

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Feira de Cordel apresenta cordelistas Mané Gostoso, Claudete Gomes e show do Forró do Escurinho

ESTADO2 dias ago

Vice-governador acompanha inscrições do Empreender Paraíba Junina, em Campina Grande

Saúde2 dias ago

Agevisa divulga orientações e ressalta importância da higiene das mãos para prevenção de doenças

ESTADO2 dias ago

João Azevêdo entrega cartões do Passe Livre Estudantil e destaca importância da ação para combater a evasão escolar

ESTADO2 dias ago

Primeira-dama do Estado visita a Casa dos Sonhos e discute projetos para ampliar atendimento a crianças e adolescentes de Santa Rita

ESTADO2 dias ago

Nota Cidadã: compras no mês das mães concorrem a R$ 100 mil em prêmios em dinheiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Campanha une forças para proteger o timbu, aliada no controle de sentenças e decisões

ESTADO2 dias ago

Paraíba apresenta potencial turístico na Feira de Turismo no Piauí

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Paraíba livre da aftosa: produtores rurais têm até 31 de maio para atualizar o cadastro dos rebanhos

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Com apoio do Governo do Estado, 1ª Expoagro São Bento começa nesta quinta-feira

Educação & Cultura2 dias ago

Governo da Paraíba publica resultado preliminar da etapa de análise documental do ICMS Cultural Ações Continuadas

Educação & Cultura2 dias ago

Divulgados os resultados preliminares da etapa documental da Premiação de Pontos e Pontões de Cultura e do Prêmio de Espaços Culturais

Judiciário2 dias ago

Tribunal apresenta experiência brasileira em transição energética à Agência Internacional de Energia

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Novo edital do Mais Médicos prevê 48 vagas em 40 localidades da Paraíba

Politíca2 dias ago

ALPB concede Título de Cidadania Paraibana a Fabiana Lobo, Marcelo Assunção e Marcelo Bispo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde2 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde2 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde1 semana ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional1 semana ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde1 semana ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional2 semanas ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde2 semanas ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde2 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional3 semanas ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde3 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde3 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br