Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

El Niño reduz chuvas no Distrito Federal e impacta produtividade da soja

Pesquisadores identificaram e quantificaram, pela primeira vez, o tanto que o aquecimento da superfície do mar no Oceano Pacífico afeta a produtividade da soja em uma região do Cerrado brasileiro
O evento é conhecido por alterar o clima nas regiões norte, nordeste e sul do Brasil.

Porém, estudo mostrou que El Niño e La Niña podem afetar também a região Central do País.

Em anos de El Niño a precipitação média foi 40% menor em comparação aos anos de La Niña, nos principais meses para o ciclo vegetativo da soja na região.

Trabalho observou a ocorrência dos eventos ao longo do tempo e associou a séries históricas de registros climáticos em Planaltina–DF.

Sistema de alerta precoce com ações antecipadas podem ajudar a reduzir perdas, em épocas desfavoráveis, e otimizar ganhos, nas temporadas de maior precipitação.

Muito se fala sobre a influência do fenômeno El Niño Oscilação Sul (ENOS) sobre o clima no Brasil, mas, pela primeira vez, pesquisadores da Embrapa identificaram e quantificaram de que forma o aquecimento da superfície do mar no Oceano Pacífico muda o regime de chuvas e, consequentemente, a produtividade da soja em uma região do Cerrado brasileiro.

Em um trabalho que acaba de ser publicado na Revista AgrometeorosAlfredo Luiz, da Embrapa Meio Ambiente (SP), e Fernando Macena, da Embrapa Cerrados (DF), encontraram uma relação entre os anos de El Niño com uma forte redução na precipitação acumulada nos meses de outubro, novembro e dezembro, na região administrativa de Planaltina, no Distrito Federal. Os pesquisadores analisaram registros da série histórica de 1974 a 2022, além de observações diárias na estação meteorológica localizada na área experimental da Embrapa no DF.

“Foi impressionante constatar que a mudança na temperatura da superfície de um oceano distante milhares de quilômetros do Planalto Central brasileiro altera de forma tão impactante a chuva nessa região”, diz Luiz, ao comentar que os resultados mostram uma média nos anos de El Niño (372 mm) 40% inferior à média dos anos de La Niña (623 mm).

Como foi feito o estudo

Os cientistas utilizaram os valores mensais do Indicador Oceânico Niño (ION), um índice fornecido pela Agência Espacial Norte-americana (Nasa), desde 1950, que traz uma média da temperatura da superfície do mar no Oceano Pacífico. Eles consideraram os 12 valores de ION de cada ano, desde 1974 até 2022 (período em que estavam disponíveis dados da estação meteorológica da Embrapa- foto da estação ao lado), para classificar os anos em cinco grupos.

O grupo em que os valores mensais do ION foram predominantemente maiores que +0,5 °C foi considerado como de anos de El Niño. De modo análogo, o grupo em que predominaram variações menores que -0,5 °C foi denominado de anos de La Niña. Grupos sem predominância de valores maiores que +0,5 ou menores que -0,5 °C ou com uma mistura deles foram chamados de: Fim de El Niño; Neutro; e Início de La Niña.

Depois de separados os anos em grupos, foi calculada a média da quantidade de chuva acumulada nos meses de outubro, novembro e dezembro, principal período relacionado ao ciclo vegetativo da soja na região.

Para complementar a pesquisa, os cientistas usaram um simulador de crescimento e rendimento de plantas, chamado STICS, que foi alimentado com dados de clima, solo e planta, considerando o plantio de duas variedades de soja, no solo dos campos experimentais da Embrapa Cerrados. Os dados de solo e das plantas são sempre os mesmos, entretanto, para os dados de clima foram utilizados os valores de chuva, temperatura e radiação solar realmente observados diariamente para cada ano, de 1974 até 2022.

Com o uso desse modelo computacional, foi possível simular a produtividade da soja para plantios em diversas datas, de setembro a dezembro, em todos os anos. Ao fim, foram calculadas as médias de produtividade por época de plantio para cada ano e por grupos de anos derivados do ENOS.

A produtividade da soja foi muito inferior no grupo de anos de El Niño em comparação com os demais grupos, diferença que foi ainda mais evidente quando o plantio simulado se deu nos meses de setembro e outubro. No pior caso, quando semeada no início de setembro, a cultivar de soja BRS 8383IPRO produziu, em média, 2.418 kg por hectare nos anos de La Niña e apenas 493 kg por hectare nos anos de El Niño. Importante destacar que essa diferença diminuiu muito quando a semeadura simulada da soja se deu nos meses de novembro e dezembro. 

“O estudo comprovou que os efeitos das fases do ENOS variaram de acordo com a data de semeadura na região de Planaltina, quando as fases do El Niño tiveram impacto negativo na produtividade da soja nas primeiras datas de semeadura e resultados opostos foram encontrados para anos de La Niña”, destaca Macena.

Próximo passo: sistemas de antecipação e previsibilidade

“Sabemos que os sistemas de alerta precoce e as ações antecipadas podem ajudar a reduzir os impactos negativos das condições meteorológicas extremas exacerbadas pelo ENOS ou ainda aproveitar os benefícios de condições favoráveis”, completa Luiz. “O próximo passo será identificar períodos-chave, anteriores ao plantio da soja, nos quais a variabilidade do ION ou de outro indicador do ENOS esteja fortemente relacionada com a produtividade da cultura. É uma forma de reconhecer com antecedência a maior probabilidade de aumento ou redução da chuva durante a fase crítica do ciclo da cultura, para que os tomadores de decisão possam, a tempo, planejar alternativas de manejo, data de plantio, mudança de cultura ou ciclo de cultivar para reduzir os prejuízos com possíveis efeitos adversos ou obter vantagem quando as condições climáticas previstas forem mais favoráveis”.

Fotos da estação metereológica e do instrumento da estação: Fernando Macena

Entenda o El Niño

O ENOS é um fenômeno climático natural de grande escala que envolve flutuações nas temperaturas do Oceano Pacífico equatorial, tanto da superfície do mar quanto da atmosfera acima dela. Esse fenômeno é considerado uma das fontes mais importantes de variabilidade climática global interanual. O El Niño é caracterizado pelo aquecimento continuado da superfície do mar. Em contraste, La Niña dá nome ao resfriamento em relação à média histórica na mesma região e uma intensificação dos ventos predominantes da superfície na direção de leste a oeste.
Os efeitos de cada evento El Niño, ou do seu homólogo La Niña, variam dependendo da intensidade, duração, época do ano de ocorrência e da interação com outras fontes de variabilidade climática. Ambos estão associados a padrões característicos de precipitação e temperatura, que podem incluir eventos extremos como inundações e secas. Nem todas as regiões do mundo são afetadas e, mesmo dentro de uma região, os impactos podem ser diferentes.
Além do aumento das temperaturas globais, as influências sobre o clima regional comumente atribuídas ao El Niño no Brasil incluem condições mais secas no Norte e no Nordeste e fortes chuvas no Sul. Os impactos do La Niña tendem a ser opostos aos do El Niño, com temperaturas globais mais frias e condições mais úmidas que o normal no Norte e no Nordeste do Brasil.“Apesar da indicação de que no Brasil os efeitos mais importantes seriam sobre as regiões Norte, Nordeste e Sul, a experiência nos mostrava que também havia alterações na região central, com impacto na agricultura. Por isso decidimos investigar”, explica Macena.
Ao alterar a quantidade e a distribuição temporal da chuva em uma região, o ENOS pode ter como consequência o comprometimento da segurança alimentar pela redução da produção e da produtividade agrícola. Esses efeitos se dão pelo excesso ou falta de chuvas e por temperaturas extremas, que afetam o desenvolvimento de plantas e animais, inclusive alterando o padrão de distribuição e severidade de pragas e doenças que prejudicam a produção agropecuária.
Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário17 horas ago

Dino rejeita imunidade parlamentar e manda Congresso explicar emendas

Nacional17 horas ago

Liberdade de Imprensa e a chegada da IA: O jornalismo na mira dos poderosos e no coração do povo

CIDADE19 horas ago

Cuité terá plano diretor para arborização urbana e avaliação das árvores da cidade

CIDADE1 dia ago

Pôr do sol no Mirante do Cabo Branco atrai e encanta turistas e moradores de João Pessoa

Segurança Pública1 dia ago

Prefeitura de João Pessoa fortalece segurança patrimonial com tecnologia e Guarda Civil é referência nacional

Internacional1 dia ago

As chances de um Papa Brasileiro? um olhar após 12 anos de Pontificado de Francisco

ESTADO1 dia ago

Em Pitimbu, vice-governador Lucas Ribeiro inaugura mais uma creche do programa Paraíba Primeira Infância

ESTADO1 dia ago

Procon Estadual realiza 92º Mutirão de Renegociação de Dívidas em Campina Grande a partir de segunda (5)

CIDADE1 dia ago

Cabedelo divulga resultado preliminar da seleção de alfabetizadores dentro do Programa Brasil Alfabetizado

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo e o ministro Silvio Costa Filho inauguram Porto de Cabedelo nesta segunda-feira (5)

Judiciário1 dia ago

“Estou muito frustrado”, diz ministro do TCU após colega segurar julgamento sobre farra do INSS

ENTRETENIMENTO1 dia ago

10 conversas importantes para ter antes de se casar

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Sine-PB disponibiliza mais de 760 vagas de emprego

CIDADE1 dia ago

População pode denunciar casos de maus-tratos a animais pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’

Judiciário1 dia ago

INSS: descontos indevidos podem ser ressarcidos na Justiça

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Mais Médicos abre três mil vagas para ampliar atendimento e reduzir tempo de espera no SUS

Nacional1 dia ago

Cadê o respeito com as mulher, presidente? O paraibano quer resposta e não enrolada de gabinete

Judiciário1 dia ago

STF rejeita preliminares das defesas e mantém andamento de ação penal contra Bolsonaro e ex-integrantes do governo

Judiciário1 dia ago

STF concede prisão domiciliar ao ex-presidente Fernando Collor

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Banco do Brasil supera R$ 7 bilhões em negócios em duas feiras agrícolas, e diretor fala em 2025 positivo no setor

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Sanfoneiro Ivan Martins será atração do Sabadinho Bom

Educação & Cultura1 dia ago

Jovens: digitais, sim; tecnológicos, não

Segurança Pública1 dia ago

Os golpes que mais fazem os brasileiros perder dinheiro

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

IA vai mesmo curar todas as doenças dentro de dez anos?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Morre a cantora Nana Caymmi, aos 84 anos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

UE multa TikTok em € 530 milhões por envio de dados à China

Internacional1 dia ago

O que pensam os ucranianos sobre o plano de paz de Trump

Internacional1 dia ago

2 de maio de 1945: a queda da Berlim nazista

Internacional1 dia ago

Como a ditadura nazista usava o esporte para seus objetivos

Internacional1 dia ago

Que vantagem traz para Ucrânia o acordo comercial com EUA?

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO5 dias ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde5 dias ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional5 dias ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde5 dias ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO5 dias ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional5 dias ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde5 dias ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional1 semana ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde1 semana ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde1 semana ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde2 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional2 semanas ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde2 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde2 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura2 semanas ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde3 semanas ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br