Connect with us

Educação & Cultura

Educação inclusiva deve ir além dos alunos e se estender também aos professores

Mesmo com avanços na legislação, ainda há muito a ser feito para garantir a inclusão de quem ensina

Para que haja a real integração de todos os indivíduos no ambiente escolar, independentemente de suas características, o local deve ser acessível e acolhedor também para os professores com deficiência

Embora os debates sobre acessibilidade nas escolas se concentrem muitas vezes nos estudantes, a questão sobre professores com deficiência também faz parte das discussões sobre Educação inclusiva. É igualmente importante refletir sobre as condições de trabalho dos docentes que enfrentam esses desafios. Hoje, eles ainda encontram uma série de barreiras, desde a falta de infraestrutura nas instituições até a ausência de políticas públicas que garantam de fato a inclusão.

Para que haja a real integração de todos os indivíduos no ambiente escolar, independentemente de suas características, o local deve ser acessível e acolhedor também para os professores com deficiência. Isso inclui desde adaptações físicas nas escolas, como rampas e elevadores, até tecnologias assistivas, materiais pedagógicos adequados e um ambiente que valorize a diversidade. Apesar de alguns avanços, como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), de 2015, muitos professores precisam superar obstáculos diários para exercer sua profissão.

Desafios persistentes

A LBI é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Mas, segundo Talita Delfino, coordenadora pedagógica na rede municipal de São Paulo e mestre em Educação, os resultados de seu estudo “Atividades e grupos: formação de professores, pessoas com deficiência, desigualdade” indicam que há uma longa distância a ser percorrida quando se trata dessas condições igualitárias. 

A pesquisa, que focou na capital paulista, apontou que apenas 0,05% dos professores do município têm algum tipo de deficiência, indicando estar longe do que prevê a Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (Lei nº 8.213/1991). Conforme a legislação, as empresas privadas de todo o país devem reservar entre 2% e 5% das vagas para pessoas com deficiência ou reabilitadas, conforme o número total de empregados. O índice também fica longe do que determinam a Lei nº 8.112/1990 e o Decreto nº 9.508/2018, vigentes no setor público, que estabelecem que concursos federais, estaduais ou municipais precisam separar, no mínimo, 5% e até 20% das vagas para PCDs, sempre que houver essa possibilidade.

Porém, há muitos desafios para a plena implementação dessas leis, principalmente em relação à adaptação dos ambientes e à capacitação para receber os profissionais de maneira adequada.

No caso da docência, Talita explica que essas dificuldades já se iniciam antes mesmo da contratação e do ingresso na carreira: “São etapas violentas e arbitrárias, na medida em que há mecanismos violentos para fazer o candidato comprovar reiteradas vezes que tem uma deficiência. E a cada questão de saúde, sua capacidade laboral é posta à prova, ainda que não haja qualquer relação com o quadro clínico”, diz. Uma professora com mobilidade reduzida entrevistada por Talita relatou que já recebeu questionamentos sobre sua competência até mesmo em uma perícia por gripe. 

Preconceito e ausência de políticas públicas

Em Brejo Santo (CE), Maria Luciana Alves Lima Rocha, que tem baixa visão, é professora e formadora da rede municipal. Ela conta que, apesar de não ter enfrentado muitas dificuldades para entrar no mercado, pois é concursada, percebe a ausência de políticas públicas para professores PCDs. Ela comenta que muitos costumam ser desviados de sua função ou até mesmo afastados ao atestar uma deficiência. 

No seu dia a dia, Maria considera que um dos maiores obstáculos está relacionado à tecnologia assistiva , pois a disponibilidade de ferramentas ainda é limitada. Esse tipo de tecnologia visa compensar limitações físicas, sensoriais ou cognitivas, proporcionando maior independência e inclusão. “Em 2023, participei de uma formação para pessoas com deficiência visual com dois professores que têm cegueira. Só assim consegui ampliar meus conhecimentos para usar as [poucas] ferramentas disponíveis. Por exemplo, quando o material didático usado em sala traz letras muito pequenas, eu as amplio com o tablet.”

Além disso, a dúvida sobre a competência dos educadores PCDs, muitas vezes, é reproduzida pelos pares, que não confiam 100% na condução das turmas por esses profissionais. “Existe o preconceito de acharem que sou menos capaz porque enxergo menos e uso óculos com grau alto. Certa vez, uma colega disse que eu não serviria para determinada atividade porque não enxergava de longe”, completa. 

Trabalhando com autonomia 

Professora na EM Terezinha Picoli Cezarotto, em Cascavel (PR), Angela Maria de Souza tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e faz parte da rede Conectando Saberes (CS) da Comunidade NOVA ESCOLA. Ela recorda que, ainda como aluna do Ensino Médio, a atenção que recebeu de uma educadora a fez perceber que era alguém capaz e inteligente. “Despertou em mim um interesse pela aprendizagem que antes não existia. Esse apoio emocional me encorajou a buscar conhecimentos e a desenvolver uma nova relação com a escola, que, até então, eu via com desconfiança.” 

Mais tarde, trabalhando com alunos pequenos, Angela diz que passou a perceber a importância de um olhar sensível e inclusivo na Educação. “Compreendi que não se tratava apenas de ensinar conteúdos, mas de construir um ambiente acolhedor, onde cada criança pudesse se sentir valorizada e segura”, destaca. 

No entanto, ela lembra que o mercado de trabalho lhe apresentou desafios, como a necessidade de ressignificar sua comunicação e interação com outros professores, por mais que tenha encontrado apoio: “A maioria deles respeita minhas limitações e oferece suporte sempre que necessário. Mas sei que ainda existem pessoas que estão em processo de desenvolvimento da empatia e compreensão sobre o tema.” 

Entre as adaptações que Angela considera importantes para que mais professores com deficiência possam atuar de maneira autônoma e segura, ela cita:

  • no que se refere às condições físicas, é fundamental que as escolas tenham estruturas acessíveis, com espaços que permitam a circulação de todos, independentemente de suas necessidades. Isso inclui rampas, banheiros adaptados, mobiliário etc.;
  • do ponto de vista pedagógico, é necessário formação continuada que capacite os profissionais da Educação a lidar com diferentes realidades, por meio da troca de experiências e práticas entre colegas, além de workshops que ajudem a desmistificar preconceitos;
  • em relação aos recursos tecnológicos, usar ferramentas que facilitem o registro de atividades e a comunicação, como softwares de transcrição, programas de leitura e plataformas de ensino a distância, podem contribuir com o trabalho do professor, permitindo que ele se concentre mais na interação com os alunos. Recursos adaptativos, como quadros digitais interativos e dispositivos móveis, também podem enriquecer o ambiente de aprendizado.

Adaptação ou inclusão?

Enquanto adaptar prevê o ajuste individual ao ambiente, incluir traz a ideia de coletividade, com condições de acesso e permanência para todos

Talita Delfino, coordenadora pedagógica na rede municipal de São Paulo e mestre em Educação, afirma que quando se fala sobre o professor com deficiência se adaptar às dificuldades, trata-se de uma visão integracionista, que apenas ajusta o indivíduo ao ambiente. Por outro lado, a inclusão aborda uma verdadeira mudança, para que todos tenham condições de acesso e permanência, mudando a perspectiva do individual para o coletivo. Mas, de acordo com ela, esse ideal ainda não foi atingido.

A pesquisa de Talita mostrou que quando a comunidade educacional busca transpor as barreiras da inclusão de forma coletiva, o processo é menos violento e traumático para o professor com deficiência. Nas situações em que isso se torna um obstáculo a ser enfrentado por aquele profissional, como um problema individual, o caminho é mais difícil. 

Ela salienta que, apesar de muitos terem desenvolvido resiliência para sobreviver em uma sociedade em que o capacitismo é estrutural, os custos emocionais, psicológicos e físicos se acumulam e acabam levando ao adoecimento e cansaço ao longo do tempo. “Buscar unidades escolares com gestões mais abertas a uma construção conjunta, que garantam o direito de todos e contratem outros professores com deficiência, auxilia na permanência na carreira”, reforça.

Desconstrução e representatividade 

A presença de professores com deficiência nas escolas é um dos caminhos para desenvolver uma sociedade mais inclusiva, diversa e equitativa. Esses profissionais não só desempenham seu papel no processo educacional, como também trazem consigo contribuições únicas que enriquecem a experiência de aprendizagem dos alunos. 

“Quando os estudantes veem um professor com deficiência atuando ativamente em sua função, há uma quebra de estereótipos e preconceitos, mostrando que as limitações não definem a capacidade de alguém”, defende a professora Angela. “Essa visão inclusiva também ajuda a promover o sentimento de empatia e aceitação entre as crianças, preparando-as para interagir de maneira mais respeitosa e solidária com a diversidade que existe no mundo.”

A coordenadora Talita tem a mesma opinião e acredita que a presença de professores PCDs oferece novas possibilidades e relações na comunidade escolar. “Muitas vezes, esse educador pode ser a referência para estudantes que enfrentam bullying, capacitismo ou outras formas de preconceito. Além disso, [em sua própria existência] ele se torna o disparador de vários questionamentos sobre acessibilidade arquitetônica, curricular e garantia de direitos”, conclui. 

Nova Escola

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública32 segundos ago

Especialistas Criticam Interferência dos EUA em Contrato de Caças Gripen

Nacional33 minutos ago

Projetos travados no Congresso: desafios na retomada pós-eleições

Nacional1 hora ago

Tensão entre Lira e Pacheco adia conclusão da segunda parte da reforma tributária na Câmara

Nacional1 hora ago

Lula e 27 ministros retornam ao X após desbloqueio: Entenda o cenário

Esporte2 horas ago

Flamengo segura Corinthians com um a menos e avança à final da Copa do Brasil

Esporte2 horas ago

Brasileirão: Raphael Veiga faz 3, e Palmeiras cola no líder Botafogo

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Couve-flor ao Molho Branco

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Mousse de 3 Cores

ECONOMIA2 horas ago

Itaipava apresenta identidade visual repaginada em nova campanha

Judiciário2 horas ago

Demora na análise do recurso no INSS: saiba como resolver

Internacional2 horas ago

Agência da ONU quer mais acesso a serviços de saúde para migrantes na Selva de Darién

Judiciário2 horas ago

PEC’s limitando o poder do Supremo: qual a novidade?

Saúde3 horas ago

Prefeitura segue mobilizando a população sobre importância da vacinação após o ‘Dia D’

Educação & Cultura3 horas ago

Educação inclusiva deve ir além dos alunos e se estender também aos professores

Educação & Cultura3 horas ago

Como o jornalismo pode criar agentes de transformação

Educação & Cultura3 horas ago

Materiais educacionais devem refletir a diversidade étnico-cultural da comunidade escolar

Educação & Cultura3 horas ago

Como gabaritar Inglês e Espanhol no ENEM: dicas essenciais

Educação & Cultura3 horas ago

Competências socioemocionais ou softskills, as habilidades de ouro para o futuro

Educação & Cultura3 horas ago

Discalculia: tudo o que você precisa saber sobre esse transtorno de aprendizagem

Educação & Cultura3 horas ago

A fantástica coordenação motora das crianças: descubra maneiras de desenvolvê-la

Politíca10 horas ago

Rivais tentam desacreditar Hugo Motta, lembrando ligações com Eduardo Cunha

Nacional10 horas ago

Lula teve traumatismo craniano, afirma médico do presidente

Nacional10 horas ago

STF continuará “blindado” caso Alcolumbre seja o novo presidente do Senado

Nacional10 horas ago

Governo federal prepara reforma administrativa

Nacional10 horas ago

Congresso e governo disputam divisão de emendas na discussão das novas regras de transparência

ECONOMIA11 horas ago

Imposto sobre milionários: O dilema da arrecadação e a insegurança fiscal no Brasil

Judiciário11 horas ago

Insegurança Jurídica no Brasil: A Perseguição Política e Judicial aos Aliados de Bolsonaro

Judiciário12 horas ago

Voto para Quem Completa 18 Anos Entre os Turnos é Obrigatório: Entenda as Regras

Nacional12 horas ago

Candidatos de Bolsonaro Têm 2,2 Milhões de Seguidores a Mais que os de Lula: Um Olhar Sobre as Eleições Municipais

ENTRETENIMENTO12 horas ago

Salsicha Empanada

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

ENTRETENIMENTO2 meses ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Nacional1 dia ago

Senado Aprova: porte de arma para agentes de segurança socioeducativos

Judiciário1 semana ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional2 semanas ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA2 semanas ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura2 semanas ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde3 semanas ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura3 semanas ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional3 semanas ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde1 mês ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura1 mês ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional1 mês ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional1 mês ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional1 mês ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional1 mês ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO2 meses ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 meses ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde2 meses ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA2 meses ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública2 meses ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO2 meses ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br