ENTRETENIMENTO
Projeto ‘Viva o Centro com Música’ apresenta Curta Ópera, JP Bone e Rubacão Jazz
Curta Ópera PB, JP Bone e a Big Band Rubacão Jazz são as atrações desta semana no ‘Viva o Centro com Música’. O projeto acontece sempre nas quartas, quintas e sextas-feiras, no Centro Cultural de São Francisco (CCFS), no Centro Histórico, a partir das 17h30, com entrada e estacionamento gratuitos para o público.
Nesta quarta-feira (23), em especial, se apresentam o grupo Curta Ópera PB, com a soprano Izadora França e Leonardo Domingos, acompanhados pelo pianista Vinícius Sales. Na programação estão incluídas árias de grandes óperas europeias, de domínio público, com a performance de ‘Ave Maria’ com a soprano Izadora França, sob a coordenação do professor e maestro Carlos Anísio.
Logo após, no adro do CCSF, de 18h15, se apresenta o grupo JP Bone, um quarteto de trombones da cidade, fundado em 2014. Ele é composto por professores de música e instrumentistas que atuam em universidades federais e estaduais, além de músicos da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) e Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP). Todos os integrantes fazem parte do grupo de pesquisa em performance e pedagogia do trombone, com alguns membros da diretoria da Associação de Trombonistas da Paraíba (ATPB). Entre eles os professores Sabiano Araújo, Robson Franklyn, Rogério Vicente, no Trombone Tenor, e o Prof. Dr. Alexandre Ferreira no Trombone Baixo.
A proposta do quarteto em relação ao repertório é difundir os mais variados gêneros musicais da música brasileira, como também importantes obras da música clássica ocidental, buscando uma apropriação dos estilos musicais por meio de um estudo histórico e formal das músicas. Além disso, o grupo procura em seus ensaios o refinamento e excelência técnica, por meio de discussões sobre conceitos e possibilidades interpretativas do trombone, procurando sempre proporcionar uma experiência estética de qualidade aos ouvintes.
Na quinta-feira (24), o grupo Curta Ópera PB apresenta árias de óperas europeias com os tenores Kleiton D’Araújo e Eduardo Cunha Lima, acompanhados pelo pianista Vinicius Sales. A programação musical é a mesma do dia anterior com alguns improvisos. Na sequência, a Big Band Rubacão Jazz se apresenta com seus 30 músicos no adro do CCFS.
A Rubacão Jazz é uma orquestra com formato de Big Band, uma clássica formação instrumental que inclui os naipes de saxofones, trombones e trompetes, além de contar com instrumentos de apoio como bateria, percussão, guitarra, piano, sanfona e baixo. Com 10 anos de atuação, a Rubacão Jazz se destaca no cenário cultural de João Pessoa por ser um grupo que não se dedica apenas à performance instrumental, mas também com a pesquisa histórica do nosso repertório brasileiro por meio do resgate de clássicos da nossa música. Seu repertório vai do frevo ao jazz, passando pelos clássicos do exterior e músicas de compositores e arranjadores locais.
‘Viva o Centro com Música’ – É uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec-JP), em parceria com o Governo do Estado da Paraíba. Em sua segunda edição, que iniciou-se em agosto e vai até janeiro de 2025, o projeto busca revitalizar o Centro Histórico da Capital através da cultura, especialmente a música.
O projeto também abre espaço para inovação tecnológica. Por meio de uma pesquisa pioneira, o projeto explora o uso de software livre e hardwares acessíveis para gravação e sonorização de eventos e estúdios caseiros. O objetivo é criar um protocolo para sonorização, gravação e transmissão ao vivo utilizando o sistema Linux, mais especificamente o Jack Áudio Connection Kit, tornando o empreendedorismo musical mais acessível.
Serviço:
Quarta-feira (23)
- Curta Ópera PB – Izadora França, Leonardo Domingos e o pianista Vinícius Sales.
- JP Bone
Quinta-feira (24)
- Kleiton D’Araújo, Eduardo Cunha Lima e o pianista Vinicius Sales
- Big Band Rubacão Jazz
Horário: 17h30
Local: Centro Cultural de São Francisco – Centro Histórico
Entrada e estacionamento gratuitos