Politíca
Oferta de biocombustíveis deve crescer 30% até 2028; Tovar propõe criação da Política Estadual do setor na Paraíba
A Agência Internacional de Energia (AIE) estima que a oferta de biocombustíveis crescerá 30% mais rápido até 2028, em comparação aos últimos cinco anos. O Brasil deve ser responsável por 40% dessa expansão. Esse crescimento do mercado levou o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) a apresentar, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o Projeto de Indicação 552/2024, sugerindo a criação da Política Estadual Combustíveis no estado.
O objetivo da proposta, segundo o deputado, é promover o uso de biocombustíveis, principalmente os de produção local, com foco no desenvolvimento econômico e na redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Caso seja aprovada em plenário, a matéria deve ser encaminhada ao governador da Paraíba para avaliação e possível implantação.
Tovar defende que essa política pode fortalecer a matriz energética do estado e impulsionar a economia local, agregando valor à agricultura. “A produção nacional de biocombustíveis tem crescido gradativamente e isso demonstra o potencial da indústria nacional e a importância de fomentar essa tendência na Paraíba, incentivando a produção local e o consumo de combustíveis mais sustentáveis”, destacou.
A proposta de Tovar está em consonância com programas nacionais como o RenovaBio e o Programa Combustível do Futuro. “A transição para energias renováveis não é apenas uma questão ambiental, mas também econômica e social. Nossa população ganha com novos empregos e nossa economia se fortalece”, afirmou o parlamentar.
Conforme dados do Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool-PB), a safra 2022/2023 alcançou um recorde desde 1980, com uma produção auditada de 7,7 milhões de toneladas de cana. Já a produção de combustível gerou um faturamento de mais de R$ 971 milhões. Além disso, a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) aponta que o setor sucroalcooleiro é responsável por 3% do PIB do estado e emprega 19.353 pessoas.
Atuação – A atuação do deputado estadual Tovar Correia Lima o consolidou na Paraíba como uma importante voz em defesa da energia limpa, sendo um defensor do uso do etanol como alternativa para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e impulsionar a economia local.
O que são biocombustíveis – Diferente dos combustíveis fósseis, os biocombustíveis neutralizam a pegada de carbono e reduzem a emissão de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera. Além disso, são renováveis, pois são produzidos a partir de recursos que podem ser reaproveitados ou repostos.