CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Brasil ocupa o 1º lugar entre os países mais viciados em internet, revela estudo
A ZeroBounce realizou um estudo que revelou os países que mais usam internet, e o Brasil se destacou. Confira o porquê!
Um estudo recente da ZeroBounce revelou que o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking dos países mais viciados em internet em 2024. A pesquisa analisou o tempo semanal gasto em atividades online como redes sociais, streaming de programas de TV, e-learning (aprendizado eletrônico) e compras virtuais e, além do Brasil, países como Hong Kong e México também se destacaram no levantamento. Confira o ranking!
Metodologia
A ZeroBounce avaliou dados de diversos países para identificar os que mais utilizam a internet. O estudo considerou o tempo semanal gasto em atividades como redes sociais, streaming de programas de TV, compras online, tarefas administrativas (como serviços bancários), chamadas de vídeo, pesquisa de receitas e e-learning. Com base nesses critérios, foi atribuída uma pontuação composta que reflete o padrão geral de uso da internet em cada país.
O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking global, sendo o país onde as pessoas passam mais tempo por semana em streaming de programas de TV, redes sociais e e-learning. Outros países, como a Coreia do Sul, se destacam pelo alto tempo semanal dedicado ao streaming, enquanto Hong Kong lidera no uso de chamadas de vídeo e também apresenta um volume expressivo de compras online, garantindo sua posição como o segundo colocado no ranking.
Veja a lista
Brasil
Pontuação: 100/100
Conforme mencionado anteriormente, o Brasil é o país mais viciado em internet em 2024, com sua população passando mais tempo no ambiente digital do que qualquer outra nação. Segundo o estudo, os brasileiros dedicam, em média, 13 horas e 3 minutos por semana ao streaming de programas de TV, o maior tempo registrado entre os países analisados. No que se refere a uso de internet no Brasil em redes sociais, a nação também se destaca, com seus usuários passando cerca de 11 horas e 19 minutos semanais nessas plataformas, ficando em segundo lugar, atrás apenas do México.
Além disso, o Brasil lidera no tempo dedicado ao e-learning, com uma média de 5 horas e 28 minutos por semana, sendo o país que mais investe tempo nessa modalidade entre os avaliados.
Hong Kong
Pontuação: 96,75/100
Hong Kong ocupa a segunda posição entre os países mais viciados em internet no mundo, com sua presença online fortemente marcada pelo uso de plataformas de e-commerce. Além disso, os residentes passam, em média, 5 horas e 27 minutos por semana em chamadas de vídeo, o maior tempo registrado entre todas as nações analisadas.
Os habitantes de Hong Kong também se destacam no tempo dedicado a tarefas administrativas, como serviços bancários online, somando 4 horas e 41 minutos semanais, o maior tempo nessa categoria.
México
Pontuação: 91,58/100
Por sua vez, o México ocupa o terceiro lugar no ranking, com sua população dedicando, em média, 12 horas e 33 minutos por semana ao streaming de programas de TV, o segundo maior tempo entre os países analisados. Já quando o assunto é o uso de redes sociais, os mexicanos se destacam ainda mais, liderando o ranking global com uma média de 12 horas e 29 minutos semanais nessas plataformas.
Austrália
Pontuação: 88,32/100
A Austrália, que ocupa o quarto lugar no ranking, apresenta residentes que passam, em média, 9 horas e 14 minutos por semana em redes sociais e 6 horas e 29 minutos assistindo a programas de TV via streaming. Além disso, os australianos dedicam 3 horas e 18 minutos semanais a compras online.
Taiwan
Pontuação: 84,76/100
Taiwan ocupa a quinta posição no ranking, com seus residentes dedicando um tempo considerável a diversas atividades online. Os taiwaneses passam, em média, 6 horas e 34 minutos por semana assistindo a programas de TV via streaming, 4 horas e 27 minutos em compras online e 2 horas e 35 minutos em e-learning.
Coreia do Sul
Pontuação: 83,10/100
Já a Coreia do Sul ocupa a sexta posição entre os países mais viciados em internet. A população do país dedica, em média, 7 horas e 38 minutos por semana ao streaming de programas de TV, o que lhe garante o terceiro lugar global nessa categoria. Os sul-coreanos também se destacam em compras online, com 4 horas e 39 minutos semanais, colocando o país em segundo lugar nesse quesito. Além disso, os residentes dedicam 3 horas e 32 minutos em tarefas administrativas online.
Itália
Pontuação: 79,62/100
Os italianos apresentam hábitos digitais que colocam o país na sétima posição do ranking, dedicando em média 7 horas e 44 minutos por semana a assistir a programas de TV online e 7 horas e 14 minutos em redes sociais. Ademais, a população gasta um tempo considerável em compras online, o que reflete um estilo de vida digital equilibrado, segundo a ZeroBounce.
Canadá
Pontuação: 77,25/100
O Canadá ocupa o oitavo lugar na lista, com sua população dedicando a maior parte do tempo online ao streaming, totalizando 8 horas e 19 minutos por semana nessa atividade. Os canadenses ainda se destacam no uso de redes sociais, gastando em média 6 horas e 22 minutos semanais nessas plataformas.
Portugal
Pontuação: 75,10/100
Portugal também se destaca na lista ao ocupar a nona posição, com seus residentes passando em média 8 horas e 28 minutos em redes sociais e 5 horas e 44 minutos assistindo a programas de TV online. Os portugueses também se sobressaem no uso da internet para tarefas práticas, como serviços administrativos.
Holanda
Pontuação: 73,80/100
A Holanda ocupa a décima posição no ranking, com seus residentes dedicando um tempo considerável ao ambiente digital. Em média, passam 6 horas e 9 minutos por semana em serviços de streaming e 6 horas e 17 minutos em redes sociais. A população também investe 4 horas e 44 minutos em tarefas administrativas, o que representa o segundo maior tempo registrado na lista.