CIDADE
Vereador sugere criação de Secretaria de Proteção Animal em JP
Renato Martins (Avante) repudiou agressão animal cometida por vereador de Fortaleza e anunciou projeto dentro da pauta animal
Na manhã desta terça-feira (29), o vereador Renato Martins (Avante) sugeriu ao Executivo Municipal a criação da Secretaria de Proteção Animal em João Pessoa. A sugestão aconteceu durante pronunciamento na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O parlamentar ainda repudiou agressão de vereador de Fortaleza a um porco.
Renato Martins veiculou vídeo no qual o vereador reeleito de Fortaleza, Inspetor Alberto (PL), segura um leitão pelas orelhas, enquanto o animal fica grunhindo. O parlamentar cearense foi denunciado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-CE) por maus-tratos, na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e no Ministério Público do Ceará (MPCE).
“Essa é uma peça publicitária com fins eleitorais, eleitoreiros, mas se torna evidentemente um flagrante crime de maus-tratos animal. No Ceará, existe Secretaria de Proteção Ambiental, delegacia específica para tratar disso e várias leis sancionadas sobre o tema”, afirmou Renato Martins, sugerindo um voto de repúdio ao gesto do vereador de Fortaleza. “Isso é um crime, o porco não tem nada a ver com a eleição, um ato covarde, didaticamente espúrio. Como um vereador que tem que dar exemplo faz isso? Que tipo de mensagem passa à sociedade?”, refletiu o vereador.
O vereador destacou que Cícero Lucena (PP) foi o prefeito que mais avançou na pauta animal na cidade, e que a criação de um órgão de proteção é um incremento às pautas já implementadas. “Nós defendemos a criação de uma Secretaria de Proteção Animal em João Pessoa, a cidade aprova. Aprovou com a estrondosa votação do vereador Guga Pet, um grito de que o prefeito Cícero está no caminho certo e que agora é incrementar ainda mais essas políticas”, declarou.
O vereador Guga Pet (PP) disse não ter dúvidas da implementação da secretaria na Capital. “Quem vai ganhar é a cidade, os tutores e os protetores independentes, que precisam de auxílio para ajudar os animais de rua”, elencou. Carlão (PL) afirmou que a causa animal é uma pauta necessária, mas que não se pode esquecer a pauta humana. “Cuidemos dos animais e não esqueçamos dos humanos”, enfatizou Carlão.
Renato Martins afirmou que pretende apresentar Projetos de Lei sobre o tema, como o que pede atendimento preferencial aos animais, em instituições veterinárias, que tenham tutores com câncer, alguma deficiência ou ainda sejam pessoas em estado de depressão severa confirmado por laudo médico. Para o parlamentar, o animal tem papel fundamental na preservação da saúde e na qualidade de vida dessas pessoas.
CMJP aprova cidadania ao deputado
De autoria do vereador Renato Martins, a CMJP aprovou o Título de Cidadão Pessoense ao deputado federal Célio Studart Barbosa, reconhecido por seu comprometimento com a causa animal, meio ambiente, autismo e educação política. “Ele exprime muito bem a causa animal, é a pessoa que mais doa ração e que mais tem uma rede de protetores no Brasil, montada por um software do Congresso Nacional. Esta Casa vai ser aplaudida pelo Brasil inteiro, na maior rede social de proteção animal brasileira, quiçá do mundo, que é a rede social de Célio Studart”, declarou o vereador.