Connect with us

Judiciário

Prescrição da pretensão punitiva

Apresentam-se os meandros da prescrição da pretensão punitiva, a executória e a retroativa no direito penal

Resumo:

  • A prescrição da pretensão punitiva ocorre quando o Estado perde o direito de punir o autor de um crime devido ao decurso do tempo.
  • A prescrição da pretensão executória trata da perda do direito do Estado executar uma pena imposta a um condenado após um determinado período de tempo.
  • A prescrição retroativa é a contagem do prazo prescricional a partir de um momento anterior ao aparecimento da causa de pedir, sendo um termo importante no direito penal.

Sumário: 1. Introdução. 2. Prescrição da Pretensão Punitiva. 3. Prescrição da Pretensão Executória. 4. Prescrição Retroativa. 5. Lei nº 12.234/2010. 6. Análise dos arts. 109. – 117 do Código Penal.


1. Introdução

Cuida-se de analisar que a prescrição da pretensão punitiva ocorre quando o Estado perde o direito de punir o autor de um crime em face de um determinado momento de tempo. Qual seja, após um certo período de tempo decorrido desde a ação do crime, o Estado não pode mais começar ou persistir um processo penal contra o acusado.

Por extensão, tecendo comentários acerca da prescrição da pretensão executória, esta pesquisa investigou tratar-se de um conceito que pode ser inserido no direito penal e trata da perda do direito do Estado executar uma pena imposta a um condenado. Em outras palavras, é a extinção do direito do Estado de apor uma sanção penal que foi atribuída por intermédio de uma sentença condenatória. Verifica-se, pois, que a prescrição da pretensão executória é a capacidade da perda do direito do Estado de executar uma pena imposta a um condenado devido ao decurso de um determinado período de tempo colocado na lei. Desta feita, ela tem a mesma finalidade da prescrição da pretensão punitiva, que é resguardar a segurança jurídica e a paz em meio a sociedade.

prescrição retroativa é uma consideração importante dentro do direito penal, alusiva a aplicação de uma lei mais benéfica ao réu mesmo após a abertura da contagem do prazo prescricional. Indubitavelmente no Brasil, a Lei nº 12.234/2010 promoveu uma mudança significativa na redação do art. 110. do Código Penal (CP), que trata especificamente desse assunto. E existe divergência na doutrina e na jurisprudência, que esta pesquisa apresentará mais adiante.


2. PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO PUNITIVA 1

De acordo com (Bitencourt 2023) esta pesquisa concluiu que a prescrição da pretensão punitiva é um instituto dentro do direito penal que institui um prazo máximo para que o Estado possa exercer sua pretensão de punir alguém por um crime cometido. Quando esse prazo é desobedecido sem que o Estado tenha principiado ou completado o processo penal, ocorre a prescrição da pretensão punitiva, extinguindo-se, assim, o direito do Estado de punir o autor do crime, assim Bitencourt (2023, pág.: 470) afirma que:

“A prescrição da pretensão punitiva só poderá ocorrer antes de a sentença penal transitar em julgado e tem como consequência a eliminação de todos os efeitos do crime: é como se este nunca tivesse existido. O lapso prescricional começa a correr a partir da data da consumação do crime ou do dia em que cessou a atividade criminosa (art. 111), apresentando, contudo, causas que o suspendem (art. 116) ou o interrompem (art. 117). ”

Sendo assim Bittencourt (2023) esclarece que essa prescrição é uma forma de garantir a segurança jurídica e a estabilidade das relações sociais, evitando que o Estado mantenha indefinidamente a possibilidade de processar alguém por um delito cometido no passado. (BITENCOURT, 2023).

Logo, os prazos prescricionais mudam de acordo com a gravidade do crime e são constituídos pela legislação penal de cada país. Geralmente, começam a contar a partir da data da prática do crime ou, em alguns casos, a partir da data em que o crime foi descoberto ou da última diligência processual válida. (BITENCOURT, 2023).


3. PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO EXECUTÓRIA

Para (Avena 2019) a prescrição da pretensão executória é uma consideração do direito penal em que se menciona à extinção do direito do Estado de executar uma pena conferida a um condenado devido ao transcurso do período previsto em lei, infere-se que, é o término do prazo em que o Estado pode efetivamente aplicar a punição ao indivíduo condenado por um crime, Avena (2019, pág.: 358) aduz que:

“Pois bem, tratando-se de indivíduo semi-imputável, a prescrição da pretensão punitiva ocorre normalmente, a partir do confronto entre a pena privativa de liberdade máxima estabelecida para a infração penal com os prazos previstos no art. 109. do CP. Já a prescrição da pretensão executória deve ser calculada com base na pena privativa de liberdade que foi substituída por medida de segurança. ” (Avena 2019 pag.358)

De acordo com Avena (2019) O texto suso mencionado, depreende-se que os termos prescricionais da medida de segurança alusivos à pretensão punitiva como também à pretensão executória correspondem aos marcos iniciais e tempos interruptivos e suspensivos exarados no Código Penal. Como leva a lição, não se pode falar em transcurso do prazo prescricional durante o cumprimento da medida de segurança, vez que tal prazo, conforme direção consolidada no STF, por relação ao art. 117, V, do Código Penal, é obstruído com o início da obediência do agente a internação ou até mesmo terapia ambulatorial conforme seu caso específico. (AVENA, 2019).


4. PRESCRIÇÃO RETROATIVA

Bittencourt (2023) verifica-se, pois, que a prescrição retroativa é um termo jurídico que se refere ao cálculo do prazo prescricional a partir de um momento anterior ao aparecimento da causa de pedir. Em outras palavras, é a contagem do prazo de prescrição não a partir da ocasião em que a violação aconteceu, mas retroagindo a partir de um caso específico, como a ciência do dano ou o período em que a ação legal necessitaria ter sido começada. Por esta forma, pode variar dependendo do sistema jurídico e das leis específicas de cada país, nesse sentido, Bitencourt (2023, pág.: 455) argumenta o seguinte:

“Ocorre antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória e pode subdividir-se em: prescrição in abstrato, prescrição retroativa e prescrição intercorrente. ”

No tópico ora em estudo, depreende-se que as três subespécies de prescrição apenas têm a possibilidade de ocorrer quando o agente for semi-imputável, assim, se for inimputável somente será possível a primeira hipótese, por outras palavras, a prescrição abstrata, eis que, sendo absolvido, jamais terá uma pena concretizada na sentença. Desta sorte, para este, o inimputável, é a única probabilidade de prescrição, que pode acontecer antes ou depois da sentença que aplicar a medida de segurança e será sempre pela pena abstratamente conferida ao crime cometido. (BITENCOURT, 2023).

Assim, importa dizer que, a prescrição retroativa é uma questão jungida e concatenada ao Direito Penal e pode ser achada no Código Penal brasileiro. A alteração no art. 110. do CP foi promovida pela Lei nº 12.234/2010, mas não para tratar diretamente da prescrição retroativa. É mister esclarecer que, para entender melhor a prescrição retroativa e a alteração no art. 110. do CP, pode-se analisar o que exara o seu texto, segundo o artigo 110 do Código Penal Brasileiro (CPB) (BRASIL. Código Penal, 1940):

“Art. 110. – A prescrição depois de transitar em julgado a sentença condenatória regula-se pela pena aplicada e verifica-se nos prazos fixados no artigo anterior, os quais se aumentam de um terço, se o condenado é reincidente.”

De acordo com a doutrina a Lei nº 12.234 de 5 de maio de 2010, transformou a redação do art. 110. do Código Penal Brasileiro (CP), especificamente no que diz consideração à prescrição retroativa. Antes dessa alteração, a prescrição retroativa consentia que o prazo prescricional fosse avaliado tanto a partir da data do crime quanto da data da sentença condenatória, ponderando o menor dos dois períodos. Com isso expressava que, em alguns casos, uma condenação poderia ser extinta se o prazo prescricional tivesse transcorrido desde o período do crime até a data do julgamento. Com a alteração trazida pela Lei nº 12.234/2010, o parágrafo 1º do art. 110. passou a dispor que, após a sentença condenatória com trânsito em julgado para a acusação ou depois de improvido seu recurso, a prescrição não mais se computa retroativamente, mas sim a partir da data do trânsito em julgado da sentença condenatória para a acusação.


5. LEI Nº 12.234/2010

A Lei nº 12.234, de 5 de maio de 2010, modificou dispositivos do Código Penal Brasileiro relacionados à prescrição. Vale ressaltar os pontos principais da lei:

5.1. DA ALTERAÇÃO DO ART. 109. DO CP:

O art. 109. foi mudado para alargar os prazos de prescrição da pretensão punitiva. A prescrição passou a ser avaliada com supedâneo nas penas máximas privativas de liberdade atribuídas aos crimes, estabelecendo prazos de 20, 16, 12, 8, 4 e 3 anos, a depender da pena máxima prevista.

5.2. DA ALTERAÇÃO DO ART. 110. DO CP:

Em seu parágrafo 1º, o art. 110. foi modificado para estabelecer que, após a sentença condenatória com trânsito em julgado para a acusação ou após improvido seu recurso, a prescrição não mais se calcula retroativamente, mas a partir da data do trânsito em julgado da sentença condenatória para a acusação. O parágrafo 2º foi revogado. O escopo dessas alterações foi tornar mais rigoroso a contagem da prescrição, dificultando a aplicação da prescrição retroativa, que poderia beneficiar o réu com a extinção da punibilidade após a condenação. Essas mudanças tendem garantir uma maior efetividade das penas e amainar a impressão de impunidade no sistema penal brasileiro.


6. ANÁLISE DOS ARTS. 109. – 117 DO CÓDIGO PENAL

Para dar início a estas análises, vale ressaltar que nestes artigos são tratados os prazos e modos de contagem da prescrição da pretensão punitiva. Segundo os artigos 109 a 117 do Código Penal Brasileiro (CPB) (BRASIL. Código Penal, 1940):

“No entanto, o Estado exerce seu ius puniendi de maneira limitada, uma vez que seu direito de punir não é eterno. Tal persecução é limitada por várias regras que visam garantir os direitos fundamentais, entre elas está a prescrição, hipótese que limita o direito de punir em virtude do tempo transcorrido.

A prescrição encontra-se nas causas extintivas de punibilidade, que estão descritas nos incisos do artigo 107 do Código Penal. Nesse sentido, oportuna é a analise cada um deles, incluindo as alterações trazidas pela Lei nº 12.234/2010. ”

Art. 109 diz sobre Prazos de Prescrição. Este artigo estabelece os prazos de prescrição da pretensão punitiva com espeque na pena máxima privativa de liberdade cominada ao crime. Os prazos são os seguintes: 20 anos, se o máximo da pena é superior a 12 anos, 16 anos, se o máximo da pena é superior a 8 anos e não excede 12 anos, 12 anos, se o máximo da pena é superior a 4 anos e não excede 8 anos, 8 anos, se o máximo da pena é superior a 2 anos e não excede 4 anos, 4 anos, se o máximo da pena é igual ou inferior a 2 anos.

Já o Art. 110 2trata sobre o Início da Contagem da Prescrição, este artigo passou por alterações significativas com a Lei nº 12.234/2010, qual seja, em seu parágrafo 1º ficou estabelecido que, após a sentença condenatória com trânsito em julgado para a acusação ou após improvido seu recurso, a prescrição não se calcula retroativamente, mas a partir da data do trânsito em julgado da sentença condenatória para a acusação. Anteriormente a essa alteração, a prescrição poderia ser contada retroativamente a partir da data do fato até a sentença condenatória, beneficiando o réu.

O Art. 111 3trata sobre o Termo Inicial da Prescrição, define o termo inicial da prescrição da pretensão punitiva, que pode variar conforme a natureza do crime. Os termos são os seguintes: Inciso I – a data em que o crime se consumou, inciso II: Nos crimes tentados, o dia em que cessou a atividade criminosa. Inciso III: nos crimes permanentes, o dia em que cessou a permanência. Inciso IV: Nos crimes de bigamia e nos de falsificação ou alteração de assentamento do registro civil, a data em que o fato se tornou conhecido.

O Art. 112 4trata do Termo Inicial da Prescrição e, eis que, define outros termos iniciais da prescrição que não foram abordados no art. 111. São circunstâncias específicas que motivam o início da contagem do prazo prescricional, são elas: inciso I: da data em que o crime se consumou, inciso II: nos crimes tentados, do dia em que cessou a atividade criminosa, inciso III, os crimes permanentes, do dia em que cessou a permanência, inciso IV, nos crimes de bigamia e nos de falsificação ou alteração de assentamento do registro civil, da data em que o fato se tornou conhecido, inciso V, nos crimes contra a dignidade sexual de criança ou adolescente, da data em que a vítima completar 18 anos, salvo se a ação penal houver sido proposta antes disso.

Art. 113 5diz sobre a Prescrição no Caso de Morte do Agente, este artigo trata que com a morte do agente finaliza assim a punibilidade. Esse artigo tão somente confirma que, com o falecimento do réu, não há mais intensão do Estado em aplicar a pena, aniquilando-se, assim, a punibilidade.

Art. 114 6do CPB exara que, quando se trata de penas restritivas de direitos e de multa, os prazos de prescrição são diminuídos pela metade. Esse artigo é crucial para decidir como se aplicam os prazos prescricionais a distintos tipos de penas, refletindo a menor gravidade das penas restritivas de direito e de multa em comparação com as penas privativas de liberdade.

art. 115 7trata da Redução dos Prazos Prescricionais e prevê a abatimento dos prazos prescricionais para a metade quando o acusado, ao tempo do crime, era menor de 21 anos, ou, na data da sentença, era maior de 70 anos. Essa redução é amparada na compreensão de que a capacidade de entendimento e a culpabilidade são diferentes nessas idades.

Já o Art. 116 8trata das Causas de Suspensão da Prescrição, ele discorre situações que suspendem a prescrição, qual seja, evitam temporariamente a sua contagem. São elas, o inciso I – enquanto não resolvida, em outro processo, questão de que dependa o reconhecimento da existência do crime, inciso II – enquanto o agente cumpre pena no estrangeiro, inciso III nos casos de aplicação do art. 366. do Código de Processo Penal (CPP), que se refere à citação por edital do acusado que não comparece ao processo nem constitui advogado. A prescrição volta a correr pelo tempo restante após cessar a causa da suspensão, (BRASIL. CÓDIGO PENAL, 1940).

Art. 117 9trata das Causas Interruptivas da Prescrição, que aponta as causas que obstruem a prescrição, recomeçando a contagem do prazo desde o início, essas causas são: inciso I: pelo recebimento da denúncia ou queixa, inciso II pela pronúncia, inciso III pela decisão confirmatória da pronúncia, inciso IV pela publicação da sentença ou acórdão condenatório recorrível, inciso V pelo início ou continuidade do cumprimento da pena, inciso VI pela reincidência. Pode-se inferir que a interrupção da prescrição é mais rigorosa do que a suspensão, pois de novo dá início a contagem do prazo e não apenas o neutraliza, (BRASIL. CÓDIGO PENAL, 1940).


REFERÊNCIAS

BITENCOURT, Roberto Cezar. Tratado de Direito Penal, 29ª edição, SaraivaJur – SP: 2023, Editora Saraiva. Pág.: 470.

AVENA; Norberto. Execução Penal, 6ª edição, Gen – RJ: 2019, Editora Método. Pág.: 358.

BITENCOURT, Roberto Cezar. Tratado de Direito Penal, 29ª edição, SaraivaJur – SP: 2023, Editora Saraiva. Pág.: 455.

BRASIL. Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 . Título VIII – da Extinção da Punibilidade – Código Penal. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848compilado.htm>. Acesso em: 30/05/2024 às 20h20min.

BRASIL. Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 . Prescrição depois de transitar em julgado sentença final condenatória. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848compilado.htm> Acesso em 30/05/2024 às 20h29min.


Notas

1 É a perda do direito que o Estado tem de punir pelo decurso do tempo, extinguindo a punibilidade do suposto autor do delito.

2 Início da Contagem da Prescrição

3 Termo Inicial da Prescrição

4 Termo Inicial da Prescrição

5 Prescrição no Caso de Morte do Agente

6 Redução dos Prazos de Prescrição para as Penas Restritivas de Direito e de Multa

7 Redução dos Prazos Prescricionais

8 Causas de Suspensão da Prescrição

9 Causas Interruptivas da Prescrição

Sobre o autor

Imagem do autor Leandro Rodrigues Zeferino

Leandro Rodrigues Zeferino

WhatsApp: (27) 999790835 Redes Sociais: https://bit.ly/leand… Assessoria pessoal e empresarial desde 1998 Inscreva-se no nosso canal MULTAS DE TRÂNSITO: Recurso online e SUSPENSÃO ou CASSAÇÃO DA CNH Recorra Agora da Sua Multa – Recurso de Multas de Trânsito; https://youtu.be/dQ_… === AGU Sapiens / Advocacia Geral da União (AGU) – Parcelamento de dívidas ANTT, ANATEL, etc. PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL (PGFN) SIMPLES NACIONAL, TRIBUTOS https://youtu.be/GeH… === ANTT REGISTRO DE EMPRESA DE ÔNIBUS (TAF) https://youtu.be/Wpl… REGISTRO DE EMPRESA DE CARGAS (RNTRC) Responsável Técnico (RNTRC) Caminhões https://youtu.be/nrG… === PERÍCIA GRAFOTÉCNICA PARECER TÉCNICO – ANÁLISE DE ASSINATURAS https://youtu.be/Fxe… === CADASTUR REGISTRO DE EMPRESAS DE TURISMO CARTEIRA DE GUIA DE TURISMO https://youtu.be/V2H… === LEANDRO 27999790835 – grafojus@gmail.com

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Bruna Louise em João Pessoa

Politíca3 horas ago

Cabo Gilberto viabiliza R$ 2,5 milhões para novo Centro Cirúrgico da FAP, avanço histórico no atendimento oncológico da Paraíba

Nacional3 horas ago

Cresce a pressão por impeachment de Lula: 100 assinaturas e um barril de pólvora política

ECONOMIA4 horas ago

Gasolina e diesel terão aumento de preços a partir de 1º de fevereiro

CIDADE6 horas ago

Prefeitura de Bayeux traça plano emergencial para evitar transtorno com as chuvas

Educação & Cultura7 horas ago

Santa Rita oferece cursos gratuitos e transforma sua carreira com o ParaíbaTec

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

CIEE contabiliza 76,2 mil vagas de estágio até janeiro

CIDADE7 horas ago

Prefeitura de Conde participa de evento do TCE-PB sobre mandato eficiente e transparente

Nacional7 horas ago

Criação de CPI sobre Pé-de-Meia será protocolada na Câmara

Nacional8 horas ago

Governo arrisca perder R$ 660 bi em tributárias no STF em 2025

Judiciário8 horas ago

Leia o calendário da propaganda partidária do 1º semestre de 2025

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 horas ago

Condomínios e os carregadores de carros elétricos

ENTRETENIMENTO8 horas ago

4 orações poderosas contra a ansiedade

ENTRETENIMENTO8 horas ago

Comunicação empática, a chave para evitar conflitos

Judiciário8 horas ago

Documento foi divulgado na última quinta-feira (23/1), durante encontro que abordou as diretrizes da atual gestão do TCU para o biênio 2025/2026

Judiciário8 horas ago

Assédio sexual no ambiente de trabalho

CONCURSO E EMPREGO9 horas ago

Sine-JP inicia a semana com a oferta de mais de 500 vagas de emprego

Internacional9 horas ago

CIA considera “provável” que Covid tenha origem em laboratório chinês

ECONOMIA9 horas ago

Crise de credibilidade na política econômica do Lula

Judiciário9 horas ago

TCE-PB pede resposta dos prefeitos a questionário atinente aos  cuidados com a Primeira Infância

Politíca10 horas ago

Sérgio Queiroz desponta como forte nome ao Senado nas eleições de 2026

ECONOMIA10 horas ago

Crediamigo supera em 10% meta de R$ 500 milhões da primeira fase do Programa Acredita no Primeiro Passo

ENTRETENIMENTO10 horas ago

PL de João Almeida propõe ampliação do horário do bloco Muriçocas do Miramar até as 4h da madrugada

Educação & Cultura10 horas ago

PNE e piso salarial dos professores serão prioridade em 2025, diz senadora Dorinha

Segurança Pública10 horas ago

Comissão de Segurança Pública pode votar projetos que endurecem penas

Nacional10 horas ago

Senado renova presidências de 16 comissões permanentes

CIDADE10 horas ago

Remígio (PB) obtém reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

Educação & Cultura10 horas ago

Com mais de 2600 vagas, Cearte-PB abre inscrições para 223 turmas de cursos de Arte

Educação & Cultura10 horas ago

Arribaçã realiza pré-venda de novo livro de Claudio Daniel: Cabeza de serpiente emplumada

Politíca10 horas ago

Presidente da Câmara convoca vereadores para sessão extraordinária, nesta terça (28)

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional7 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário9 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO3 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO3 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde3 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional3 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde3 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional7 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

AGRICULTURA & PECUÁRIA17 horas ago

BRASIL TERÁ MUITA CHUVA NOS PRÓXIMOS 15 DIAS

Internacional17 horas ago

COMO AQUECIMENTO GLOBAL MUDA O CICLO DA ÁGUA?

ECONOMIA5 dias ago

REFORMA GARANTE ISENÇÃO DO IMPOSTO PARA ITENS DA CESTA BÁSICA

ENTRETENIMENTO5 dias ago

5 DICAS PRA HORTA EM VASOS QUE TODO MUNDO PRECISA SABER

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE E O ESTRESSE NO TRABALHO?

Saúde5 dias ago

MICROPLÁSTICOS INVADEM O CÉREBRO

Saúde5 dias ago

BEBIDAS AÇUCARADAS SÃO RESPONSÁVEIS POR UM EM CADA DEZ CASOS DE DIABETES

Educação & Cultura1 semana ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde1 semana ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional1 semana ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional1 semana ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte1 semana ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional2 semanas ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde2 semanas ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA2 semanas ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde2 semanas ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde2 semanas ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde3 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA3 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br