Connect with us

Judiciário

Votos de ministros aposentados na formação de precedentes do STF

Os impactos no processo deliberativo do Supremo

A busca pelo aperfeiçoamento da prestação jurisdicional envolve grandes desafios. O volume de processos que se acumulam aguardando um deslinde atinge imensas proporções, e gera um represamento que impede – ou, no mínimo, retarda – a resolução de conflitos e a pacificação social, finalidades últimas da jurisdição.

Nesse passo, recrudesce a relevância de um sistema de precedentes sólido e coeso, forte na segurança dos pronunciamentos diretivos oriundos das Cortes Superiores.

Na formação dos precedentes, em especial os vinculantes, a composição dos colegiados é um ponto de grande importância, pois, em não raras oportunidades, revela-se como elemento definidor dos posicionamentos adotados pelos Tribunais Superiores – tantas vezes decididos por apertada maioria.

Nesse contexto é que a manutenção dos votos de ministros que se aposentaram no curso de um julgamento merece uma reavaliação cuidadosa. O julgamento da Questão de Ordem na ADI 5.399[1], proposta pelo ministro Alexandre de Moraes, trouxe essa prerrogativa institucional para o âmbito dos julgamentos virtuais nos casos em que há pedidos de destaque.

A discussão só é nova quando diz respeito aos julgamentos destacados em ambiente virtual. De resto, o entendimento no sentido de que os votos já proferidos devem ser mantidos, inobstante o afastamento dos seus prolatores, é tradicional na Suprema Corte a ponto de encontrar envergadura regimental[2], e parece buscar fundamento na reverência às opiniões externadas pelos integrantes do colegiado e no princípio da continuidade dos julgamentos.

Contudo, quando o processo virtual é destacado ao ambiente presencial, essa prerrogativa se revela ainda mais problemática. Isso porque o processo decisório é verdadeiramente reiniciado, renovando-se as sustentações orais e zerando-se todos os votos até então proferidos, exceto os votos ofertados por ministros que já se aposentaram.

A questão é que um julgamento, ao ser finalizado, promove um retrato da orientação do tribunal em um determinado momento histórico, muitas vezes com eficácia vinculante. Essa prerrogativa do alcance erga omnes exige dos julgadores um maior comprometimento com o aprofundamento das discussões e com a higidez e a replicabilidade de tais pronunciamentos, sempre visando garantir a segurança jurídica e a estabilidade social.

Nesse sentido, os debates e as divergências são elementos essenciais ao aprimoramento da função judicante, eis que demonstram o cuidado e a atenção dos julgadores em relação às temáticas a eles submetidas para julgamento. Daí a importante função do pedido de destaque nos julgamentos virtuais.

A manutenção do voto dos ministros aposentados obstaculiza o debate, trava a troca de argumentos e dificulta a evolução do pensamento da corte, enquanto não há possibilidade de retificação ou esclarecimento de um voto de um integrante que não está mais presente.

Por outro lado, o julgado deixa de retratar de forma acurada a posição do tribunal, eis que os votos proferidos em momentos diferentes culminam na formatação de um acórdão pouco flexível e heterogêneo, composto da opinião, por vezes imutável, de julgadores que talvez não tenham sequer convivido, discutido ou interagido no tempo.

Tal engessamento, já perceptível nos julgamentos presenciais, é ainda mais desarrazoado na sistemática de julgamentos virtuais destacados: é possível que um ministro aposentado, sem juntar voto escrito, tenha apenas acompanhando o voto apresentado pelo relator na sessão virtual, o qual, por sua vez, muda seu posicionamento quando o julgamento é levado, tempos depois, ao plenário presencial.

O voto do ministro afastado, por evidente, não poderá ser alterado para acompanhar o novo posicionamento do ministro relator, e tampouco poderá o julgador aposentado ser influenciado pelas razões desenvolvidas ao longo do julgamento, muito menos defender os argumentos que o levaram a acompanhar o posicionamento anteriormente manifestado pelo relator. Nessa hipótese, haverá, inclusive, divergência interna sem a necessária fundamentação, o que se revela disforme e extravagante.

Qual o sentido, então, de se destacar um julgamento do ambiente virtual para propiciar os debates mais aprofundados de forma presencial, mantendo os votos de ministros aposentados que não poderão se manifestar para ratificar ou retificar suas posições? A incongruência se intensifica quando vozes se levantam em defesa do princípio da continuidade do julgamento. Qual continuidade de julgamento se o placar de votação é zerado e as sustentações renovadas?

Ora, não há dúvidas de que não se trata de uma simples suspensão de julgamento cuja retomada sobrevirá oportunamente, como ocorre com o pedido de vista. Trata-se aqui de outro fenômeno. Quando o processo é destacado do plenário virtual, estamos diante de novo julgamento que se iniciará no ambiente presencial, como se o primeiro jamais tivesse existido.

Vejam que, nesse ínterim, a composição do tribunal pode ser alterada, com novos julgadores assumindo posições deixadas pelos aposentados. Contudo, embora reiniciado o julgamento, os novos integrantes não poderão sobrepor suas opiniões aos votos dos aposentados, os quais manterão sua influência sobre um colegiado distinto, distorcendo, potencialmente, o posicionamento da corte.

Se de novo julgamento se trata – como tudo está a indicar– a manutenção dos votos dos ministros que se aposentaram não encontra fundamento razoável. Repita-se, não se trata de mera suspensão em razão de pedido de vista, onde o julgamento retoma do ponto em que parou, mas de verdadeira renovação de julgamento.

Assim, não temos dúvidas de que o cômputo dos votos dos ministros que não participaram desse diálogo presencial pode vir a acarretar deficiência no processo deliberativo de construção da decisão colegiada. Trata-se de claro déficit deliberativo e perda de oportunidade de se alcançar a manifestação do colegiado atual da corte, e não de um colegiado que não mais existe.

Tudo isso se mostra ainda mais grave quando há transcurso de tempo significativo entre a interrupção do julgamento e seu reinício, pois, nesse caso, há maiores chances de mudança de contexto jurídico, político, social ou econômico, o que agrava a possibilidade de permanência de votos desconectados com o cenário atual.

A discussão ganha relevância em razão da alteração regimental efetivada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio da Emenda Regimental 45, de 28 de agosto de 2024 que, ao tentar se aproximar do sistema de julgamento virtual do Supremo Tribunal Federal (STF), passou também a prever, em seu regimento interno, que no caso de pedido de destaque feito por qualquer ministro, na continuidade do julgamento em ambiente presencial serão computados os votos proferidos pelos ministros que não componham mais o tribunal ou o órgão colegiado[3], o que culminará nos mesmos problemas que hoje enfrentamos na Suprema Corte.

O STJ, contudo, trouxe um aperfeiçoamento ao prever que, nessas hipóteses, “por decisão da maioria do colegiado, em questão de ordem, o ministro sucessor proferirá voto substitutivo nos casos em que surja fato novo não apreciado pelo ministro sucedido”[4].

O fato é que, ainda que se queira prestigiar o voto proferido pelo ministro aposentado antes da conclusão do julgamento, é imperativo que essa manutenção dos votos, ao menos nos julgamentos virtuais destacados para o plenário presencial, seja repensada[5].

Diante desse cenário, possíveis soluções poderiam amenizar as distorções apresentadas, caso adotadas, regimentalmente, algumas providências, como, por exemplo: a) a previsão de critérios, ainda que mínimos, para o próprio pedido de destaque, o qual, atualmente, prescinde de qualquer justificação ou anuência; b) a adoção de um prazo limite para a realização do julgamento, após o pedido de destaque, nos mesmos moldes da recente previsão regimental no tocante à devolução do pedido de vista; e, c) a possibilidade de substituição do voto proferido por ministro aposentado, quer nos julgamentos virtuais, quer nos presenciais, diante de mudanças no cenário fático, jurídico ou econômico, que possam impactar o resultado da questão controvertida, permitindo maior flexibilidade e adaptabilidade, impedindo decisões desatualizadas ou inadequadas para o novo cenário.

Assim, embora o respeito aos votos proferidos por ministros aposentados seja louvável, ele não pode ser mantido a qualquer custo. O julgamento colegiado deve ser fruto de uma deliberação ativa e de um diálogo aberto entre os ministros que compõem a corte no momento da decisão. Manter votos de ministros que não mais podem participar das discussões obstrui o processo deliberativo e compromete a qualidade das decisões judiciais, afetando tanto a segurança jurídica quanto a legitimidade das decisões do tribunal.


[1]Decisão: Preliminarmente, o Tribunal, por maioria, acolheu questão de ordem suscitada pelo Ministro Alexandre de Moraes no sentido de o Plenário fixar o entendimento da validade de voto proferido por Ministro posteriormente aposentado, ou cujo exercício do cargo tenha cessado por outro motivo, mesmo em caso de destaque em julgamento virtual, entendendo, no caso concreto, que a retomada deste julgamento preserve o voto proferido pelo Ministro Marco Aurélio na sessão virtual de 20 a 27/11/2020, garantindo, ainda, que tal posicionamento passe a ser adotado a partir do presente julgamento, não se aplicando aos processos já julgados, vencido o Ministro André Mendonça. (…) Presidência do Ministro Luiz Fux. Plenário, 9.6.2022.

[2]Art. 134, § 1º do RISTF.

[3]Art. 184 – A, § 4º, do RISTJ.

[4]Art. 184-A, § 5º, do RISTJ.

[5]Na sessão Plenária do dia 24/10/24, os Ministros chegaram a discorrer sobre a necessidade de revisão da manutenção dos votos dos aposentados, sem, todavia, apresentação de proposta concreta.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário15 horas ago

Fome e pobreza: graves violações de direitos humanos. Aporofobia é crime?

CIDADE15 horas ago

Funjope reúne instituições para discutir ações durante festas de fim de ano

CIDADE15 horas ago

Prefeitura realiza programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

CIDADE15 horas ago

João Pessoa lidera ranking dos destinos mais desejados do mundo para 2025

Saúde15 horas ago

Maternidade Frei Damião celebra Novembro Roxo com homenagem a mães e bebês prematuros

Saúde16 horas ago

Experiência exitosa da odontologia do Edson Ramalho é apresentada na 1ª Mostra Nacional de Saúde Bucal, em Brasília

Saúde16 horas ago

Hemodinâmica de Patos ultrapassa meta e alcança 3 mil procedimentos realizados em 2024

Educação & Cultura16 horas ago

Governo homologa inscrições finais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor

ESTADO16 horas ago

João Azevêdo prestigia inauguração da usina Giasa e destaca capacidade da Paraíba de atrair novos empreendimentos

Segurança Pública16 horas ago

16+5 Dias de Ativismo 2024: Feminicídio Zero é o foco das ações na Paraíba

ESTADO16 horas ago

Comitiva de engenheiros e autoridades visita obras de ampliação do sistema de esgotos Usina II

CIDADE16 horas ago

Cabedelo vai realizar Semana do Empreendedor com alunos da rede municipal e debater importância da educação financeira

ESTADO17 horas ago

Na Paraíba, quatro cidades obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

Esporte17 horas ago

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

ESTADO17 horas ago

Natal da Usina é declarado Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba

ENTRETENIMENTO17 horas ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne crianças autistas e familiares neste domingo

Educação & Cultura17 horas ago

Encontro Unificado da UFPB começa nesta segunda (25) com apresentação de mais de 3.600 trabalhos

Educação & Cultura17 horas ago

Pagamento do Pé-de-Meia começa na próxima segunda (25/11). Confira calendário

Esporte17 horas ago

Prefeito recebe atletas que vão disputar Paralimpíadas Escolares e projeta construção de uma Vila Olímpica em parceria com o Governo do Estado

Judiciário17 horas ago

Câmara do TCE aprova as contas do Consórcio de Saúde do Sertão e de duas Câmaras de Vereadores

CIDADE17 horas ago

Feira Móvel do Produtor estaciona no Busto de Tamandaré neste final de semana

CIDADE17 horas ago

BOMBA EM CG: ex-candidatos a vereadores denunciam esquema de rachadinha com dinheiro do fundo partidário; Veja os prints

Saúde17 horas ago

Ambulatório de Traumatologia da Paraíba realizou evento em alusão ao Novembro Azul

ESTADO17 horas ago

Atualização do Cartão Alimentação continua em outros cinco municípios na próxima semana

ECONOMIA18 horas ago

Procon-JP divulga pesquisa de cestas prontas para as festas de final de ano

Segurança Pública18 horas ago

Energisa e polícia realizam ação integrada de combate ao furto de energia e 8 pessoas são presas

Politíca18 horas ago

Ruy celebra tradição da Romaria da Penha e destaca recurso que destinou para restruturação da praça no Santuário

Politíca18 horas ago

NA ALPB: deputado Júnior Araújo destaca a importância do Novembro Azul e cobra ações para saúde masculina na Paraíba

Politíca18 horas ago

Tovar defende desburocratização para fortalecer empreendedorismo durante workshop promovido pelo Sinduscon e Energisa

Politíca18 horas ago

Veneziano se reúne com ministro das Cidades em Brasília e trata da construção de moradias em cidades da Paraíba

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde4 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde4 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura4 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde1 semana ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 semana ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 semana ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br