Connect with us

Judiciário

STF julga constitucional flexibilização de regime de contratação de servidores

A partir de agora, servidores podem ser contratados fora do regime único. Regra, que estava suspensa desde 2007, volta a produzir efeitos

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) julgaram nesta quarta-feira (6/11) constitucional trecho da Reforma Administrativa de 1998 – Emenda Constitucional 19/1998 –, que flexibiliza o regime jurídico único (RJU) dos servidores públicos, e possibilita a contratação por outras formas, como a CLT. O trecho, agora considerado constitucional, estava suspenso por decisão liminar do STF desde agosto de 2007.

O caso foi decidido na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2135, de relatoria da ministra Cármen Lúcia, que ficou vencida no julgamento. Prevaleceu a posição divergente do ministro Gilmar Mendes, acompanhado por Nunes Marques, Flávio Dino, André Mendonça, Cristiano Zanin, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes. Luiz Fux e Edson Fachin acompanharam a relatora.

A ação foi proposta pelo PT, PCdoB, PSB e pelo PDT, que questionavam a tramitação da Emenda na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Segundo alegam os partidos, o dispositivo foi promulgado sem a aprovação das duas Casas em dois turnos e que as alterações tendem a abolir direitos e garantias individuais.

A maioria dos ministros decidiu que não houve vício na tramitação do texto, o que torna a Emenda Constitucional válida. Dessa forma, servidores públicos podem ser contratados por CLT, sem necessariamente ter a mesma estabilidade de cargo dos servidores que têm RJU.

O resultado ficou da seguinte forma:

“O tribunal por maioria julgou improcedente o pedido formulado nesta ação tendo em vista o largo lapso temporal desde o deferimento da medida cautelar nestes autos. Entendeu-se que o mais prudente por razões de segurança jurídica e relevante interesse social é atribuir eficácia ex nunc (válida a partir deste momento) na presente decisão. Fica esclarecido ainda, na linha pelo proposto pelo ministro Flávio Dino, ser vedada a transmutação de regime dos atuais servidores como medida de evitar tumultos administrativos e previdenciários”.

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) e a ministra Esther Dweck apoiavam a manutenção da liminar que impedia a flexibilização das formas de contratação e demissão no serviço público.

Em nota após a decisão do STF, o MGI afirmou que “tomou conhecimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que manteve válidos os termos da Emenda Constitucional 19 de 1998 que permite que um ente adote mais de um regime jurídico de pessoal. A decisão não tem consequências para os atuais servidores. Seus impactos para o serviço público serão avaliados pelo Ministério”.

Em artigo publicado, em setembro, o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso Junior, e o ex-diretor de Carreiras e Desenvolvimento, Douglas Andrade da Silva, afirmam que “reverter ou relativizar agora esse estatuto jurídico significará introduzir elementos de instabilidade e insegurança num campo de atuação do próprio Estado que já está pacificado e normatizado, há mais de três décadas”.

“A convivência entre regimes jurídicos distintos de contratação (em termos de direitos e deveres) sempre foi – e continuaria sendo – prejudicial para as relações de trabalho entre servidores e entre estes e o próprio ente público, o Estado. Não obstante, é claro que se deveria pensar e caminhar para uma situação na qual atividades ligadas a necessidades temporárias e específicas, bem como atividades de apoio administrativo auxiliar, pudessem ser contratadas diretamente pelo regime celetista, mas jamais as atividades ligadas à preservação e valorização das funções públicas estratégicas setoriais de cada órgão ou ministério, tampouco aquelas responsáveis pela organização, governança e funcionamento das funções consideradas estruturantes aos macroprocessos administrativos”.

Debate sobre modernização do Estado

Vera Monteiro, professora da FGV Direito SP e integrante do Movimento Pessoas à Frente, afirma que a decisão do STF sobre o fim do Regime Jurídico Único confirma a tendência de convivência de mais de um regime na contratação pública de pessoal na administração direta e autárquica. “Essa decisão não encerra o debate e sim abre a inadiável discussão sobre a necessidade de modernização administrativa da gestão pública brasileira”, diz a professora.

“O debate que se desenha a partir do fim do RJU deve ter a efetividade do Estado como pilar fundamental, isto é, o reforço das capacidades estatais para a entrega de resultados, somada a elementos essenciais como o combate às desigualdades dentro do próprio serviço público, o fim das promoções e progressões automáticas, a correção das distorções remuneratórias, a extinção de carreiras obsoletas, a modernização dos concursos públicos, a efetiva avaliação de desempenho de todos os servidores, a promoção de uma burocracia representativa, a transparência de dados, e outros que se combinem em uma leitura estratégica, integrada, baseada nas melhores evidências de gestão de pessoas no serviço público”, afirma Monteiro.

Para a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), a decisão do STF abre possibilidades infinitas do debate sobre modelo de Estado no Brasil, “algo que gera preocupações dada as constantes pressões existentes para aprovação de uma reforma Administrativa”.

“Dessa forma, todo o debate que envolveu a PEC 32/20 e seus graves problemas é retomado e deve acender o alerta para que servidores estejam mobilizados e preparados para provocar o debate uma vez que o modelo de Estado não deve passar por decisões monocráticas e unilaterais de governos e sim é um debate que deve envolver toda a sociedade”, afirmou a entidade.

Segundo a advogada Camilla Cândido, da LBS Advogadas e Advogados, que representa a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a decisão reintroduz uma pluralidade de regimes que pode comprometer a coerência e a estabilidade do serviço público.

Ao JOTA, disse que a opção por regimes variados, conforme o ente federativo ou tipo de vínculo, tende a dificultar a uniformização dos critérios de controle e de transparência administrativa, essenciais para a eficiência da administração pública.

“A experiência histórica demonstra que a coexistência de múltiplos regimes no passado gerou problemas de isonomia e criou barreiras para o desenvolvimento profissional estável de diversas carreiras. Além disso, a flexibilização nas formas de contratação pode intensificar a terceirização e abrir espaço para disparidades no tratamento de servidores em funções similares, o que demanda cautela para evitar potenciais distorções na estrutura do serviço público e impactos negativos na qualidade da prestação estatal”, afirmou Camila Cândido.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional21 minutos ago

Acnur: aumentam riscos de violência de género em mulheres deslocadas

Nacional24 minutos ago

Imunidade parlamentar à beira da morte: o caso Marcel Van Hattem

Judiciário26 minutos ago

Partidos pedem ao STF que valide desoneração tributária a entidades religiosas

ESTADO40 minutos ago

Projeto Nossa Energia visita seis municípios da Paraíba e trocará lâmpadas antigas por LED

CIDADE43 minutos ago

CMJP aprova Distrito de Economia Criativa no Centro Histórico da Capital

Politíca45 minutos ago

No dia da Pessoa com Deficiência, Veneziano destaca iniciativas de sua autoria para ampliar direitos e acessibilidade

Segurança Pública55 minutos ago

CGU, PF, MPPB aprofundam investigações sobre desvios de recursos públicos na Paraíba

CIDADE1 hora ago

Sertão paraibano sob chuva forte: alívio, esperança e barulho no céu

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Comédia dramática encerra ciclo 2024 do Cineclube da Fundação Casa de José Américo

ECONOMIA3 horas ago

Inflação em foco: alta da Selic redefine economia e testa resiliência do mercado

Nacional3 horas ago

O Direito Público não pode atrapalhar: reformulando a gestão pública no Brasil

Judiciário3 horas ago

TST cogita esperar o STF para decidir sobre espaço de amamentação em shopping

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

O futuro brasileiro no mercado sustentável de data centers

Judiciário3 horas ago

Flávio Dino libera, com restrições, pagamento de emendas parlamentares

Internacional3 horas ago

Corte Interamericana condena Nicarágua em caso sobre povos indígenas

Segurança Pública3 horas ago

Golpismo e terrorismo colocam em pauta reforma ou extinção das Forças Armadas

Judiciário3 horas ago

CNJ lança ferramenta que unifica consulta processual em todo o país

Nacional3 horas ago

Reforma tributária: relatório pode sair esta semana, mas votação deve ficar para a próxima

Judiciário3 horas ago

Toffoli extingue punibilidade a família que hostilizou Moraes no aeroporto de Roma

Politíca3 horas ago

Ruy atende pessoas com deficiência e ressalta destinação de R$ 3,6 milhões em ações de inclusão

Judiciário3 horas ago

Aposentado com sequela de pólio pode ser dispensado da perícia de revisão

Saúde3 horas ago

Dezembro Vermelho: propostas combatem o preconceito contra a Aids

Educação & Cultura3 horas ago

Homenagem ao Brasil Educação enfatiza importância do ensino privado

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

CRA debate modernização do seguro rural em audiência pública

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

CDH: Segurança alimentar de povos tradicionais depende de mapeamento

Esporte3 horas ago

Legalização de cassinos e jogo do bicho está na pauta do Senado

ECONOMIA3 horas ago

PIB do Brasil avança além do esperado e preocupa Banco Central

Judiciário3 horas ago

O Que Fazer Quando a Empresa Não Paga o 13º Salário? Entenda Seus Direitos!

Saúde3 horas ago

Saúde intensifica campanha contra dengue, zika e chikungunya na Paraíba

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

Governo Federal aprimora competências de órgãos em políticas públicas com recursos dos leilões do 5G e 4G

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Judiciário6 dias ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO7 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Saúde3 horas ago

Dezembro Vermelho: propostas combatem o preconceito contra a Aids

Segurança Pública17 horas ago

Operação Perseu – Maior Exercício da Força Terrestre do Ano

Internacional18 horas ago

O FRACASSO DO IMPÉRIO ESPANHOL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

25 ANOS DE CIÊNCIA: DESCOBERTAS QUE TRANSFORMARAM O MUNDO

Saúde18 horas ago

SUS GASTA BILHÕES COM DOENÇAS PROVOCADAS POR ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

Saúde18 horas ago

DE VOLTA À VIDA

Educação & Cultura18 horas ago

ALUNOS DESENVOLVEM JOGO DO AGRONEGÓCIO

AGRICULTURA & PECUÁRIA18 horas ago

COLHEITA DA CEBOLA EM SANTA CATARINA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA7 dias ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO7 dias ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde2 semanas ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 semanas ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura2 semanas ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura3 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde3 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

O que é CLT?

Saúde3 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional3 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura3 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura3 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br