CIDADE
Primeiro dia de correição em Princesa Isabel é marcado por diálogos institucionais
Representantes da Corregedoria-Geral de Justiça do TJPB realizaram visitas institucionais em Princesa Isabel no primeiro dia da correição na Comarca. Além de conhecerem as dificuldades e avanços do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Conselho Tutelar e da Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAI) do Município, os corregedores dialogaram com o prefeito do Município, Ricardo Pereira do Nascimento.
“Recebê-los é uma honra, pois a visita aos nossos serviços é importante para que o Judiciário entenda os problemas que enfrentamos”, apontou o gestor municipal, ao elencar aspectos relevantes relacionados à educação, à saúde e à infraestrutura de Princesa Isabel.
O estímulo ao fortalecimento da atuação em rede foi feito em cada uma das visitas. “Em todas as correições, vamos aos equipamentos e verificamos a interlocução do Judiciário com as políticas públicas locais para entendermos o que pode ser feito para o aprimoramento dessa relação”, explicou o juiz-corregedor Antônio Carneiro.
Os corregedores conheceram o funcionamento de serviços, a exemplo do ‘Programa Família Acolhedora’, modalidade de acolhimento que visa oferecer proteção integral às crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem ou extensa por medida de proteção.
A CGJ checou ainda como é feito o acompanhamento dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, o trabalho preventivo/educativo junto às escolas, entre outros aspectos. Ao final, a juíza-corregedora Aparecida Gadelha colocou a Corregedoria à disposição e reforçou: “É fundamental focar na integração com as instituições para que a rede funcione bem”.