Educação & Cultura
Sente-se solitário na faculdade? Estas 7 dicas podem ajudar
Se você estivesse desesperadamente faminto, não pararia de procurar e pedir algo para comer até encontrar. O mesmo princípio se aplica à amizade
É aquela época do ano em que os estudantes universitários estão voltando para o campus para começar o ano acadêmico. Este pode ser um momento particularmente estressante para novos estudantes porque eles têm que se ajustar a uma vida acadêmica mais intensa. Eles também sentem a pressão de fazer amigos rápido.
Mantendo a perspectiva
Seja você um recém-chegado ou um veterano, a solidão provavelmente será um problema que você enfrentará em algum momento. Você pode olhar ao redor e ficar tentado a pensar que todos os outros têm amigos, exceto você. O fato é que você não está sozinho, no entanto. Vários estudos descobriram que a solidão é muito comum em campi universitários. Em uma pesquisa de 2017, 64% dos alunos disseram que se sentiram “extremamente solitários” em algum momento do ano letivo.
Se você ainda não fez amigos na faculdade, isso não significa que você é inerentemente desagradável ou que há algo errado com você. Há muitos outros estudantes no campus que estão se sentindo tão solitários quanto você.
Fazer amigos nem sempre é fácil, mas esperamos que as dicas a seguir possam ajudar.
1 – APRESENTE-SE AOS COLEGAS DE CLASSE
A primeira lição do livro Making Friends 101 é simples: diga oi para seus colegas e se apresente pelo nome.
É bem comum que os alunos passem um semestre inteiro sem saber o nome de nenhum dos colegas, principalmente em grandes campi universitários. Por que isso acontece?
Mesmo quando você fica mais velho, às vezes parece que há um abismo intransponível entre você e o estranho ao seu lado. A verdade é que o “abismo” é facilmente atravessado. Normalmente, um sorriso e um “Oi, eu sou —. Qual é o seu nome?” é o suficiente para quebrar o gelo.
Saber os nomes dos seus colegas de classe tornará muito mais fácil para vocês se aproximarem para conversar fora da sala de aula. Toda amizade começa naturalmente com uma apresentação.
Se você não é um conversador natural, também temos dicas que podem ajudá-lo nessa área .
2 – USE SEUS RECURSOS
Você não precisa inventar a roda para fazer amigos. Cada campus oferece oportunidades de conhecer outras pessoas, então aproveite. Essas oportunidades incluirão:
- Grupos de estudo
- Atividades extracurriculares
- Grupos de estudantes
- Oportunidades de voluntariado
Talvez você não se considere um “participante”, mas nunca é demais conferir um grupo que pareça interessante ou útil. Se você se sente tímido ou estranho em grupos grandes, então procure encontros menores.
3 – FAÇA EXERCÍCIO
“Ser fisicamente ativo reduz a solidão social”, de acordo com um estudo alemão recente com estudantes universitários .
Mesmo que você não seja um atleta habilidoso, geralmente há ligas intramuros casuais no campus — cobrindo tudo, de softball a Ultimate Frisbee. Muitas faculdades também têm paredes de escalada, aulas de ginástica, grupos de caminhadas de fim de semana e outras atividades onde você pode melhorar seu próprio bem-estar físico e mental e conhecer outras pessoas.
4 – IR À IGREJA
A igreja local ou o centro católico do campus é o melhor lugar para reconhecer a necessidade que você tem de relacionamentos humanos e expressar a dor que você sente quando seu desejo não é realizado.
Jesus entende exatamente como você se sente, pois ele esteve no mesmo lugar em que você está agora. Não há lugar mais solitário ou mais desolado do que a cruz. Lembre-se de que você já tem um Amigo que o ama e sente compaixão por você.
Sua igreja, centro católico ou grupo de oração também é um lugar onde você pode conhecer outras pessoas que estão no mesmo barco que você. Voltando à dica nº 1, certifique-se de sair depois da missa ou estudo bíblico e se apresentar às pessoas!
5 – SEJA HONESTO
Sua faculdade tem serviços de aconselhamento e orientação para ajudar você em sua busca por conexão. E seu ministério no campus e paróquias locais têm ministros de jovens e padres que estão lá para atender às suas necessidades espirituais. Fale com eles!
Seja honesto sobre os problemas que você está tendo e sobre sua necessidade dos outros. Tentar resolver o problema completamente sozinho pode ser como se automedicar quando você está doente – nunca é a melhor ideia.
6 – SEJA SÁBIO
Infelizmente, você ocasionalmente encontrará pessoas ou grupos que sabem que você quer desesperadamente pertencer e estão dispostos a tirar vantagem da sua situação. Não deixe que sua necessidade de companheirismo anule seu bom senso.
Se você sentir que algo está errado em um relacionamento, preste atenção nisso. Novamente, é aqui que o conselho de um conselheiro, padre ou ministro do campus pode ser útil.
7 – MANTENHA-SE PERSISTENTE
Haverá momentos em que você será desprezado, experimentará rejeição ou se sentirá usado. Isso acontece com todos nós. Estar nessa situação é terrível – e é perfeitamente razoável reconhecer seus sentimentos negativos. Tente não deixar que a experiência o defina, no entanto, ou que ela estrague sua experiência na faculdade.
Lembre-se de que há algo ainda mais intenso do que a dor que você sente no momento — e esse é o desejo que você tem de se relacionar com os outros. O maior erro que você pode cometer é se machucar com alguém e então decidir que você realmente não precisa de amigos e pode seguir sozinho. Isso é mentira. Como seres criados à imagem e semelhança de Deus, precisamos de relacionamentos humanos tanto quanto precisamos de comida, água e oxigênio.
Se você estivesse desesperadamente faminto, não pararia de procurar e pedir algo para comer até encontrar. O mesmo se aplica quando se busca amizade. Seja persistente e nunca desista!
Uma última palavra de conselho
Por fim, tente lembrar que a solidão que você está sentindo atualmente não é apenas um sintoma da sua falta de amigos. Na verdade, mesmo que você faça mil amigos na faculdade, o cerne dessa solidão permanecerá com você. Essa sensação de solidão é, de fato, um grande presente porque é o seu coração clamando por Deus.