Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Impactos da depreciação acelerada na cultura da cana-de-açúcar

A recente decisão da 1ª Turma da Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CSRF), proferida em 7 de novembro de 2024, trouxe importantes repercussões para o setor agrícola ao reconhecer a possibilidade de aplicação da depreciação acelerada na formação de lavouras de cana-de-açúcar.

Esse entendimento reforça o debate sobre o tratamento tributário no agronegócio, em especial no setor canavieiro, e levanta questões sobre os reflexos dessa medida na base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

A depreciação acelerada é um benefício fiscal previsto no artigo 6º da Medida Provisória nº 2.159-70/2001, que permite a dedução integral, no mesmo ano de aquisição, dos bens do ativo imobilizado destinados à exploração rural por produtores pessoas jurídicas optantes pelo lucro real.

Evolução da jurisprudência administrativa sobre o tema

A aplicação desse benefício às lavouras agrícolas, especialmente à cana-de-açúcar, gerou debates no Carf ao longo dos anos. O histórico decisório apresenta interpretações divergentes, conforme demonstram os principais acórdãos a seguir:

2004 (Acórdão nº 101-94.597)

O Carf, por unanimidade, reconheceu a aplicabilidade do benefício com base na interpretação finalística da legislação, considerando a exposição de motivos da Medida Provisória nº 167/90, convertida na Lei nº 8.023/90 e posteriormente reintroduzida pela MP nº 2.159-70.

No voto condutor, foi mencionado que a depreciação e a exaustão estão relacionadas com a perda de valor dos bens do ativo imobilizado, diferenciando-se apenas quanto à causa dessa perda: desgaste pelo uso (depreciação) ou esgotamento pelo consumo (exaustão). Porém, o princípio é o mesmo.

2013 (Acórdão nº 1202-000.794)

Esse acórdão adotou uma posição restritiva, argumentando que apenas culturas cuja exploração ocorre pela colheita dos frutos (em sentido botânico) poderiam ser enquadradas no regime de depreciação. Já as lavouras cujo aproveitamento envolve o corte da planta, como a cana-de-açúcar, estariam sujeitas ao regime de exaustão.

2015 (Acórdão nº 1201-001.243)

Concluiu-se que a interpretação da legislação deveria ser finalística, e não em seu sentido técnico jurídico. Isso porque, no entendimento do relator, o artigo 12, §2º da Lei nº 8.023/90 foi criado com a finalidade de conceder incentivo tributário à atividade rural como um todo, então, o termo “depreciados” deve ser compreendido como “deduzidos como despesas”.

2019 (Acórdão nº 9101-004.302 e 9101-004.305)

Nesse julgamento, prevaleceu o voto divergente do conselheiro André Mendes de Moura, que entendeu haver determinação expressa no artigo 307 do Decreto nº 3.000/99 (RIR), de que não é admitida quota de depreciação para bens para os quais seja registrada quota de exaustão.

Portanto, a depreciação dos recursos de origem florestal aplica-se apenas àqueles que produzem frutos. Para os casos, como da cana-de-açúcar, aplica-se a exaustão, pois o aproveitamento da cultura não decorre da retirada do fruto, mas da extração da formação vegetal em si.

2021 (Acórdão nº 9101-005.919)

A 1ª Turma da CSRF, por maioria de votos, em um caso envolvendo culturas florestais, admitiu a possibilidade de aplicação da depreciação acelerada, mesmo em ativos tradicionalmente tratados sob o regime de exaustão. Esse entendimento ampliou a discussão para outras culturas agrícolas.

2023 (Acórdão 9101-006.643)

Neste julgamento, o Carf considerou que as lavouras de cana-de-açúcar se enquadram melhor no conceito de depreciação, visto que a planta não é extinta após a colheita.

No voto vencedor, a conselheira relatora Lívia de Carli Germano destacou que a produtividade da cana diminui ao longo do tempo, o que caracteriza a perda de valor por uso, essencial para enquadramento no regime de depreciação.

Para afastar a tese defendida pela PGFN de que apenas estão sujeitas à depreciação as culturas das quais se extrai frutos (sentido botânico do termo), a relatora defendeu que deve ser analisada a presença de três características em observância ao conceito jurídico de “fruto” na doutrina civil, quais sejam: “periodicidade: são produzidos periodicamente pela coisa principal; inalterabilidade da substância da coisa principal: não diminuem a substância da coisa principal; e separabilidade da coisa principal” — trecho do voto.

Por outro lado, a divergência foi apresentada pela conselheira Edeli Pereira Bessa, que sustentou que lavouras deveriam ser tratadas sob o regime de exaustão, tradicionalmente aplicado a ativos que se esgotam em razão da exploração contínua. Essa divisão demonstra a complexidade técnica do tema e a falta de uniformidade na jurisprudência administrativa.

2024 (PA nº 13116.000340/2008-41 e 13116.000341/2008-95)

Por maioria de votos, a 1ª Turma da CSRF decidiu em favor do contribuinte. O relator, conselheiro Luis Henrique Marotti Toselli, defendeu que a norma é clara ao autorizar a depreciação de bens destinados à exploração rural, sem qualquer exigência de distinção entre culturas ou mesmo entre os conceitos de depreciação e exaustão. Para ele, essas categorias têm a mesma natureza jurídica e, portanto, não justificam uma interpretação restritiva.

Ou seja, é feita uma interpretação mais ampla do artigo 6º da MP 2.159/70.

Neste julgamento, também foi superada a divergência levantada pela conselheira Edeli Bessa, a qual foi acompanhada apenas pelo presidente do colegiado, Fernando Brasil de Oliveira Pinto.

Conclusão

O debate sobre a aplicação da depreciação acelerada às lavouras de cana-de-açúcar evoluiu de decisões tradicionalmente favoráveis ao Fisco para uma postura mais favorável aos contribuintes. Contudo, a ausência de uniformidade na jurisprudência e a divergência de entendimentos técnicos continuam a gerar insegurança jurídica.

A decisão mais recente representa um avanço significativo para o setor agrícola, ao representar um ganho financeiro para a empresa, ao reduzir a carga tributária incidente sobre o IRPJ e a CSLL no momento do investimento na plantação. No entanto, as empresas rurais devem monitorar eventuais mudanças na composição do Carf, na legislação aplicável e nas interpretações administrativas, dado o risco de novas disputas fiscais.

Esses julgamentos mais recentes reforçam a importância de equilibrar a interpretação normativa com a realidade econômica do setor, buscando maior previsibilidade e segurança jurídica. A consolidação desse entendimento dependerá de maior uniformização jurisprudencial, possivelmente pelo Poder Judiciário.

AUTOR

  • Sâmia Ali Salmané advogada do escritório Advocacia Lunardelli, especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-COGEAE) e graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO3 horas ago

Mais de 667 mil famílias da Paraíba recebem o Bolsa Família a partir desta terça (15/4)

Saúde3 horas ago

Agevisa intensifica ações contra empresas irregulares que põem em risco a saúde da população paraibana

ECONOMIA3 horas ago

Procon-PB realiza pesquisa de pescados e constata diferença de R$35,00 no quilo do peixe serra

Esporte3 horas ago

Comissão de Esporte debaterá na quarta-feira restrições à publicidade de bets

Nacional4 horas ago

Governo Lula admite que pode faltar dinheiro até para saúde e educação em 2027

Nacional4 horas ago

Lula protege corruptos condenados, diz Sóstenes

Nacional5 horas ago

Entenda os próximos passos do projeto de anistia pelo 8/1 no Congresso

Esporte5 horas ago

Flamengo goleia no Maracanã para liderar o Campeonato Brasileiro

Nacional5 horas ago

PEC quer proibir aposentadoria como punição para militares e membros do Judiciário

Esporte5 horas ago

Memphis Depay se irrita após derrota do Corinthians: “Você vê progresso?”

ECONOMIA5 horas ago

FPM: municípios brasileiros partilham R$ 2,3 bi, nesta quinta-feira (17)

ECONOMIA5 horas ago

Controle de gastos deve deixar governo sem recurso para seus projetos a partir de 2029

Nacional5 horas ago

Ex-assessor de Moraes admite temer pela própria vida: “se eu falar algo, o Ministro me mata ou me prende”

Judiciário5 horas ago

Braga Netto usa vídeos exibidos por Moraes para recorrer de decisão que o tornou réu

Segurança Pública6 horas ago

Polícia Militar apreende armas e drogas em ‘esconderijo’ do tráfico na zona sul da Capital

Segurança Pública6 horas ago

PCPB prende em Recife mulher investigada por crimes de estelionato na Paraíba

Segurança Pública6 horas ago

Ação contra furto de energia no centro de João Pessoa resulta em prisão em flagrante 

Segurança Pública6 horas ago

Policiais não precisam gravar autorização para entrar na residência, diz STJ

Segurança Pública6 horas ago

Crimes virtuais em alta no Brasil! Saiba como se proteger

ENTRETENIMENTO6 horas ago

A HBO revelou o elenco principal da série de Harry Potter; confira

Judiciário6 horas ago

Adeus 1h de almoço com nova lei trabalhista em vigor e trabalhadores registrados comemoram

ENTRETENIMENTO6 horas ago

Sabia que sapos eram usados para conservar o leite quando não existiam geladeiras?

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Novo CNU 2025 com previsão de até 3.500 vagas. Confira!

Educação & Cultura7 horas ago

Qual é o feminino de jegue?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 horas ago

ChatGPT vai lembrar de conversas antigas mesmo sem salvamento manual

Saúde8 horas ago

Quem tem certas doenças pode receber do INSS mesmo sem contribuir

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 horas ago

O que acontece com seus dados digitais quando você falece

Judiciário8 horas ago

Lei dos retrovisores já vale e pega condutores desprevenidos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 horas ago

Como desativar os temidos riscos azuis no WhatsApp e ter mais privacidade

Educação & Cultura8 horas ago

Governo lança novo edital com 520 vagas do Projeto Limite do Visível

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional9 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário11 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO5 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura5 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional5 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde5 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde5 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Nacional9 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura5 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 horas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde11 horas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO11 horas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde11 horas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura11 horas ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde1 dia ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

QUAL COMBUSTÍVEL USA O ROBÔ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE A GESTÃO ENERGÉTICA MELHORA?

Internacional2 dias ago

HÁ QUANTO TEMPO PUTIN ESTÁ NO PODER?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

ONDE É NATIVA A PLANTA TAPETE-DE-RAINHA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE CARACTERIZA O FENÔMENO LA NIÑA?

Internacional2 dias ago

POR QUE O CAFÉ AUMENTOU 72%?

Internacional1 semana ago

QUAL META BRASILEIRA PARA 2030?

ECONOMIA1 semana ago

QUANDO CHEGA O PIX PARCELADO?

ECONOMIA1 semana ago

QUAL TAXA DE RETALIAÇÃO A CHINA IMPÔS AOS EUA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE A IA TRANSFORMA EM VOZ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

POR QUE OS POLOS DA LUA INTERESSAM?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE FOI AVISTADA A PASSARINHADA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE AUMENTA COM USO DE IA, STREAMING E REDES SOCIAIS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE PREJUDICA UMA PEPERÔMIA PENDENTE?

Internacional2 semanas ago

COMO O JAPÃO COSTUMAVA SER VISTO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

O QUE ESTÁ SECANDO MAIS DE 50% DOS RIOS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE A SÉRIE ADOLESCÊNCIA RETRATA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL DOS TIPOS DE ENERGIA ABAIXO NÃO É ENERGIA RENOVÁVEL?

ECONOMIA2 semanas ago

PARA QUANDO DEVE SER PAGO O 13º SALÁRIO EM 2025?

Saúde2 semanas ago

QUANDO COMEÇOU A PANDEMIA DE COVID-19?

ECONOMIA2 semanas ago

O QUE A BIOECONOMIA PROMOVE?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br