ENTRETENIMENTO
Novo filme de férias imperdível é a melhor adaptação de livro de todos os tempos
Cheio do calor e do coração de um clássico antigo, ‘The Best Christmas Pageant Ever’ deslumbra com a admiração da verdadeira mensagem de Natal
Não é todo dia que você leva seus filhos para ver um filme no cinema e percebe: “Vamos assistir a isso todo ano pelo resto de nossas vidas”.
Mas, de alguma forma, o diretor Dallas Jenkins (de O Escolhido) conseguiu o melhor filme para a família deste ano : O Melhor Desfile de Natal de Todos os Tempos .
Cheio de todo o calor e emoção de um clássico antigo, The Best Christmas Pageant Ever deslumbra com o assombro e a maravilha da verdadeira mensagem de Natal.
Você pode assistir ao trailer aqui:
Uma rara adaptação perfeita
A história das seis crianças selvagens e sem igreja de Herdman, que sequestram uma encenação de Natal certinha e apropriada, começa como uma comédia, mas termina com uma mensagem poderosa. É uma das melhores histórias para ajudar as crianças a se conectarem com o verdadeiro significado do Natal.
Naturalmente, os muitos fãs do romance de 1972 The Best Christmas Pageant Ever ficaram intrigados e um pouco preocupados ao saber que ele estava sendo adaptado para a tela grande. Eu sou um deles. Tendo lido quando tinha cerca de 10 anos, esta história simples, mas profunda, foi um passo no meu próprio caminho para a fé e um relacionamento com Jesus.
Quando li, percebi pela primeira vez que a história de Natal não era apenas um conto bonito de noites silenciosas e luz das estrelas, mas um momento real, intenso, urgente e de abalar a terra na história. Best Christmas Pageant ficou comigo, e eu não tinha certeza se o filme capturaria sua magia.
Mas eu não precisava me preocupar. O diretor Jenkins ama o livro tanto quanto eu. Ele disse : “Isso se tornou nossa tradição de Natal, ler o livro para as crianças e elas tirarem sarro de nós por chorar o tempo todo, enquanto também amavam a história.”
Em suas mãos, o filme se tornou uma adaptação perfeita do livro, um feito não alcançado tão bem desde a adaptação do livro para o cinema de Anne of Green Gables, em 1985 .
Críticas sem rodeios: “Novo filme favorito”
Optei por ler The Best Christmas Pageant Ever para meus filhos antes de irmos ao cinema.
Recomendo ler o livro primeiro (o audiolivro tem apenas duas horas de duração e é gratuito no Hoopla!), pois as palhaçadas realmente horríveis (e ilegais) das crianças Herdman podem ser um pouco chocantes para espectadores mais jovens. Entre outras coisas, elas roubam, mentem, fumam charutos e deliberadamente queimam um galpão de ferramentas. (Há também uma passagem no Capítulo 1 em que uma delas zomba do peso dos outros; eu facilmente pulei isso ao ler para meus filhos. Esta seção infeliz foi prudentemente omitida do filme.)
No entanto, o horror dessas crianças desajustadas é exatamente o que torna sua história tão grandiosa. Como diz um personagem, “Jesus nasceu para os Herdmans tanto quanto para nós.”
Críticas honestas de crianças
Eu queria ver se meus filhos entenderam essa história incomum, então sentei cada um deles para uma pequena entrevista. Aqui estão suas avaliações honestas:
- “Os Herdmans são tão pequenos para serem tão maus”, disse meu filho de cinco anos. “No começo, eles eram maus e depois ficaram bons. É muito engraçado e o melhor filme do mundo inteiro.”
- Minha filha de oito anos não conteve seu amor pelo filme: “Quase chorei porque era tão lindo. É meu novo filme favorito. Ele me fez pensar sobre como Deus realmente nos ama, mesmo que sejamos maus. Mesmo que alguém comece malvado, pode melhorar.” Ela acrescentou esta palavra de cautela: “Tenha muito cuidado se houver crianças irritantes em sua vizinhança, porque elas podem queimar seu galpão.”
- Enquanto isso, meu filho de 10 anos disse: “Foi triste, mas bom. Isso dá às crianças uma noção maior do quanto Deus é grande. Os Herdmans são maus, mas mesmo depois de tudo isso eles se tornam bons. Isso realmente ajuda as crianças, e os adultos também, a ver a história do Natal mais claramente.”
E quanto à minha filha de três anos? Eu pensei que certamente isso passou despercebido para ela. Mas ela acertou em cheio com esta análise sucinta do clímax comovente do filme: “Ela estava chorando porque estava segurando o verdadeiro Jesus.”
Sejamos honestos, eu também estava chorando.
Uma ode às mães
Uma das poucas mudanças que o diretor fez no livro original foi ressaltar o papel da mãe do narrador, cuja fé firme nas crianças Herdman carrega a história. É por isso que muitos críticos estão chamando -o de “uma ode às mães”. As mães apreciarão especialmente esse aspecto da história e não sairão com os olhos secos.
Uma sugestão para levar para casa
Minha filha teatral de oito anos deu esta sugestão aos pais e professores: “Planejem fazer sua própria apresentação em casa”.
Se sua igreja ou escola incluir uma encenação de Natal, este filme seria um complemento perfeito para as festividades.
“O que você está esperando?”
Um dos momentos mais engraçados do filme é quando o mais jovem Herdman, disfarçado de Anjo do Senhor, grita: “EI! Uma criança nasceu para você! O que você está esperando?! Vá vê-lo!”
Todos nós temos um pouco dos selvagens Herdmans em nós, e todos nós temos um pouco das senhoras da igreja que se agarram a pérolas também. No entanto, Cristo ama cada um de nós, não importa quão imperfeitos, tolos, orgulhosos e horríveis sejamos. O que estamos esperando? Vamos adorá-lo.
E vamos reservar um tempo para aproveitar esse delicioso filme de Natal com nossos amigos e familiares. Assista nos cinemas agora ou na AppleTV. Este certamente se tornará o próximo clássico adorado do feriado.