Connect with us

Internacional

Assad, de esperança de renovação a ditador brutal

Educado num país ocidental, Bashar al-Assad foi inicialmente visto pelos sírios como um farol de esperança diante da opressão do regime criado pelo pai. Na guerra civil, ele mostrou toda sua brutalidade

O ditador Bashar al-Assad, de 59 anos, governou a Síria por quase um quarto de século, mantendo-se no poder com mão de ferro durante quase 14 anos de guerra civil.

Mesmo assim, a surpreendente ofensiva lançada por insurgentes islamistas liderados pela milícia Organização para Libertação do Levante (Hayat Tahrir al-Sham, ou HTS) na semana passada derrubou o seu governo em questão de dias.

“O tirano Bashar al-Assad fugiu”, anunciaram os milicianos ao tomarem Damasco, neste domingo (08/12). E era verdade. Horas depois, a Rússia, um dos pilares do regime sírio, confirmaria a “renúncia” de Assad e a saída dele da Síria.

Um desenvolvimento surpreendente, pois, até dias atrás, Assad era considerado um homem de fortes aliados. Não há dúvida de que, se não fosse pela Rússia, pelo Irã e pelas milícias financiadas pelo Irã, como o libanês Hezbollah, Assad teria sido derrubado pela guerra civil iniciada em 2011. Ao fim, esses aliados aparentemente o abandonaram.

Estudo de medicina em Londres

Assad assumiu o poder em 2000, em substituição a seu pai, Hafez al-Assad, que havia morrido pouco antes. Originalmente, o filho mais velho, Bassel, havia sido designado o sucessor, mas ele morrera num acidente de carro em 1994.

Assim, Bashar concluiu seus estudos de medicina em Londres e retornou à Síria, onde passou por treinamento militar e foi preparado por seu pai para assumir as rédeas do governo em vez de se tornar um oftalmologista e levar uma vida praticamente despercebida pelo público com sua esposa sírio-britânica Asma e seus três filhos.

Quando Hafez al-Assad morreu, o parlamento sírio rapidamente reduziu a exigência de idade mínima para ser presidente de 40 para 34 anos, então a idade de Assad. Candidato único à presidência, ele foi eleito num referendo nacional com 97% dos votos.

Quando Assad assumiu o cargo, ele parecia ser um gentil aficcionado por computadores e era um farol de esperança para muitos sírios. Eles viram uma chance de que o filho, educado num país ocidental, acabasse com os anos de opressão do regime criado por seu pai e iniciasse uma liberalização da economia.

Início promissor

De fato, Assad relaxou algumas das inúmeras restrições que seu pai havia imposto desde o início de seu governo, em 1970. Como membro da minoria alauíta, também se apresentou como protetor das várias minorias do país.

Assad libertou prisioneiros políticos e permitiu a circulação de opiniões diversas. Na “Primavera de Damasco” surgiram salões para intelectuais, onde os sírios podiam discutir arte, cultura e política num grau impensável sob o governo de seu pai.

Mas depois que intelectuais assinaram uma petição pública pedindo democracia multipartidária e mais liberdade em 2001, e outros tentaram formar um partido político, os salões foram extintos pela temida polícia secreta, que prendeu dezenas de pessoas.

Em termos de política externa, Assad continuou a política anti-Israel de seu pai, baseada na aliança com o Irã e na insistência na devolução total das Colinas de Golã, anexadas por Israel, embora na prática ele nunca tenha confrontado militarmente Israel.

Assad também tentou manter sua influência sobre o pequeno país vizinho, o Líbano, mas a Síria foi acusada de envolvimento no atentado a bomba de 2005 contra o ex-primeiro-ministro Rafik Hariri em Beirute.

Hariri era um crítico ferrenho da influência de Assad no Líbano. A morte de Hariri tornou-se a derrota de Assad, pois a pressão internacional forçou a Síria a retirar suas tropas do Líbano. Sua imagem de reformador cívico também evaporou rapidamente.

Primavera Árabe e guerra civil

Sob seu governo, que foi reconfirmado na eleição presidencial de 2007, intelectuais e outros críticos do governo foram presos. Quando a Primavera Árabe chegou à Síria, em março de 2011, a população exigiu mudanças em protestos pacíficos.

Assad, porém, presidente e comandante supremo do Exército, negou qualquer legitimidade à oposição. “A Síria está enfrentando uma grande conspiração que pode ser atribuída a Eestados distantes e vizinhos”, disse ele em seu primeiro discurso público após as primeiras manifestações.

Assad recorreu aos meios mais duros para reprimir os protestos. Ele enviou tanques achando que os manifestantes desistiriam diante da brutalidade, mas se enganou. Em julho de 2011, parte da oposição pegou em armas. O país entrou numa guerra civil na qual mais de 500 mil pessoas foram mortas, segundo estimativas, e metade da população foi obrigada a deixar suas casas.

A guerra civil síria levou o regime de Assad à beira da insolvência em 2015. O governo sírio mal conseguia pagar seus próprios militares, e Assad controlava apenas cerca de 10% do território na época. Ele então buscou apoio no exterior, não apenas do Irã e da milícia pró-iraniana Hezbollah no Líbano, mas também da Rússia. A intervenção de Moscou na guerra civil síria, com ataques aéreos maciços, foi fundamental para Assad se manter no poder.

Brutalidade

Os jatos russos lançaram bombas sobre a Síria, afirmando que atacavam terroristas. Certamente há terroristas na Síria atualmente, inclusive grupos como o Estado Islâmico. No entanto, esses grupos devem sua existência – ao menos parcialmente – ao próprio regime de Assad. No final de 2011, talvez para desacreditar os insurgentes, Assad ordenou a libertação de inúmeros extremistas muçulmanos sunitas das prisões.

Esses extremistas acabaram se unindo aos rebeldes e, por fim, com financiamento e apoio dos países do Golfo, formaram a maioria dos que lutavam contra o governo sírio. E assim, o que deveria enfraquecer uma revolução acabou criando um monstro.

Um dos exemplos mais infames da crueldade do regime foi um ataque com gás venenoso em Ghouta em 2013. Foguetes com o gás nervoso sarin atingiram áreas controladas pela oposição ao redor de Damasco, matando centenas de pessoas. Esse foi o mais mortal dos ataques com armas químicas desde a guerra entre o Irã e o Iraque, e não foi o único.

Os EUA culparam Assad. O governo sírio negou a acusação, mas se viu diante de uma ameaça de intervenção militar, pois o presidente Barack Obama havia declarado inaceitável o uso de armas de destruição em massa seis meses antes. Assad neutralizou a ameaça de intervenção dos EUA oferecendo-se para destruir as armas químicas.

Assad também não hesitou em lançar bombas contra escolas e hospitais sírios. Devido à brutalidade de seu governo, estima-se que centenas de milhares de pessoas tenham perdido suas vidas.

Conflito só aparentemente congelado

Para prender os críticos do governo, o aparato de segurança de Assad construiu uma rede de centros de detenção. Grupos internacionais de direitos humanos e promotores públicos denunciaram o uso generalizado de tortura e execuções extrajudiciais nesses centros de detenção, administrados pelo governo da Síria.

Apesar de mais de uma década de guerra civil, incluindo a destruição e as inúmeras vidas perdidas, Assad conseguiu se manter no poder na Síria.

Aos poucos, a situação externa parecia se normalizar. A Liga Árabe readmitiu a Síria no ano passado, e a Arábia Saudita anunciou, em maio, a nomeação de seu primeiro embaixador na Síria desde que rompera relações com Damasco, há 12 anos.

No final de novembro, parecia que o conflito estava congelado, com o governo tendo recuperado o controle sobre a maior parte do território da Síria, enquanto o noroeste permanecia sob o controle de grupos rebeldes, e o nordeste sob o controle dos curdos.

Porém, tudo mudou rapidamente quando grupos islamistas no noroeste da Síria lançaram uma ofensiva surpresa em 27 de novembro. As forças do governo logo entraram em colapso, e os aliados de Assad, ocupados com outros conflitos – a guerra da Rússia na Ucrânia e as guerras de Israel contra os grupos Hezbollah e Hamas, ambos apoiados pelo Irã – pareciam relutantes ou enfraquecidos demais para intervir.

Com a fuga de Assad de Damasco, o governo de quase 54 anos de sua família chegou ao fim de forma súbita e inesperada.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO16 horas ago

João Azevêdo apresenta balanço das ações de governo em 2024 e reforça compromisso com o desenvolvimento da Paraíba

ENTRETENIMENTO17 horas ago

Festival Forró Verão lota Busto de Tamandaré e faz o público dançar

ESTADO18 horas ago

Imprensa nacional ressalta que projeção do PIB da Paraíba e do Nordeste puxam para cima o Brasil

Esporte18 horas ago

“Desperta Verão” oferece ginástica aeróbica e avaliação nutricional para a população

CIDADE19 horas ago

Os amigos de Barrinha: uma confraternização que celebra a amizade e a união

CIDADE1 dia ago

Semob-JP alerta proprietários de veículos escolares para início das vistorias

Judiciário1 dia ago

Saiba quais devem ser os julgamentos relevantes no STF em 2025

Nacional1 dia ago

Gleisi Defende IBGE e Responde a Crítica de Bolsonaro Sobre Desemprego: A Realidade Não Mente

Nacional1 dia ago

Nepotismo, auxílio e silêncio: o jogo sujo das famílias no poder

Nacional1 dia ago

Do sonho à realidade: dois anos de Lula e o balanço de uma gestão que tropeça em promessas

Judiciário1 dia ago

A questão constitucional e a função do Supremo Tribunal Federal no constitucionalismo contemporâneo

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Crise e confiança no agro

Judiciário1 dia ago

Lei Maria da Penha: aprimoramento necessário

Internacional1 dia ago

Scholz critica comentários “erráticos” de Musk e apoio à AfD

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Meninas, vocês precisam experimentar essa grande tradição irlandesa na Epifania

Internacional1 dia ago

Agências no sudeste da Ásia usam inteligência artificial para proteger mulheres e meninas

Internacional1 dia ago

Chanceler da Áustria renuncia por falta de apoio parlamentar

Internacional1 dia ago

Em Gaza, 945 mil deslocados precisam de assistência para se abrigar no inverno

Internacional1 dia ago

Desinformação ameaça atirar a Síria de volta à guerra civil

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Bombom Lollo Caseiro

Educação & Cultura1 dia ago

Júlio Verne, o escritor que inspirou a exploração espacial

Judiciário1 dia ago

Habitação de interesse social e de mercado popular e o limbo jurídico do comprador (des)avisado

Judiciário1 dia ago

Dino suspende repasses de emendas a ONGs que não cumpriram critérios de transparência

Nacional1 dia ago

LDO é sancionada com veto a trecho que impediria bloqueio de emendas

Nacional1 dia ago

Reforma tributária: segunda parte da regulamentação será votada em 2025

Saúde1 dia ago

Estudar neurociência em cobaias não revela complexidades do cérebro humano

Saúde1 dia ago

Por que algumas pessoas parecem imunes a contrair a covid-19?

Saúde1 dia ago

Diversidade biológica não é resultado apenas dos genes

Saúde1 dia ago

Secretaria Municipal de Saúde alerta para os cuidados na estação mais quente do ano

Segurança Pública1 dia ago

Central de Videomonitoramento reforça segurança nas unidades de saúde

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário1 mês ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional12 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte7 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE7 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional1 semana ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde1 semana ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional1 semana ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura1 semana ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura2 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde2 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional2 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional2 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional2 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA2 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública2 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional4 semanas ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Educação & Cultura1 mês ago

CURSOS GRATUITOS ONLINE DO SEBRAE COM CERTIFICADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Internacional1 mês ago

MERCOSUL E UE SELAM ACORDO APÓS 25 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

ENTRETENIMENTO1 mês ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Saúde1 mês ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Saúde1 mês ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br