ENTRETENIMENTO
Quantos anos tinha São José quando Jesus nasceu?
São José era um velho viúvo ou um jovem robusto?
Não ouvimos muito sobre São José na Bíblia. Ele é simplesmente descrito como o “marido de Maria”, um “carpinteiro” e um “homem justo” nos relatos do Evangelho. Nem sua idade, nem sua morte são mencionadas nas Escrituras.
No entanto, várias tradições ajudam a lançar alguma luz sobre a questão e oferecem possíveis cenários a serem considerados.
Tradição do Velho Joseph
Uma tradição muito comum na Igreja Ortodoxa é que José era um homem velho quando se casou com a Virgem Maria. Antes de levar Maria para sua casa, a esposa anterior de José (com quem ele teve vários filhos) morreu. Isso levou alguns a afirmar que essas crianças eram os “irmãos” de Jesus que são mencionados nos Evangelhos.
Um texto do século VI chamado A História de José, o Carpinteiro, está no centro dessa tradição e afirma que José era um homem velho, mas jovem em vigor.
Por fim, com o passar dos anos, o velho chegou a uma idade muito avançada . Ele não sofreu, no entanto, nenhuma fraqueza física, nem sua visão falhou, nem nenhum dente pereceu de sua boca. Em mente também, durante todo o tempo de sua vida, ele nunca vagou; mas como um menino, ele sempre demonstrou vigor juvenil em seus negócios, e seus membros permaneceram intactos e livres de toda dor. Sua vida, então, ao todo, chegou a cento e onze anos, sua velhice sendo prolongada até o limite máximo.
Adolescente Joseph
Por outro lado, muitos estudiosos bíblicos e historiadores acreditam que José era um jovem, possivelmente até um adolescente. O Instituto Internacional de Pesquisa Mariana afirma: “Acreditamos que Maria e José eram ambos adolescentes quando Jesus nasceu, por volta dos dezesseis e dezoito anos, respectivamente. Essa era a norma para os recém-casados judeus naquela época.”
O Venerável Fulton Sheen compartilha um sentimento semelhante em O Primeiro Amor do Mundo : “Joseph era provavelmente um jovem, forte, viril, atlético, bonito, casto e disciplinado, o tipo de homem que se vê… trabalhando na bancada de um carpinteiro… Ele não estava no entardecer da vida, mas na sua manhã, transbordando energia, força e paixão controlada.”
Essa teoria leva em conta as longas jornadas que a Sagrada Família fez em torno do nascimento de Jesus. A primeira de Nazaré a Belém e a segunda quando fugiram para o Egito. É difícil imaginar um José idoso cuidando de Maria e Jesus enquanto eles vão para um país estrangeiro.
Seja qual for a verdade, José era um” homem justo” que fez tudo o que pôde para proteger e prover Maria e Jesus. Ele olhou para eles com um coração terno e amou a ambos com um amor profundo e duradouro.