Saúde
Ficar sentado demais faz mal até para pessoas jovens e ativas
Sentado demais não é bom
Que ficar sentado por muito tempo prejudica até mesmo adultos jovens e ativos, aumentando o risco de doenças cardíacas e obesidade, não parece tão surpreendente.
Mas pesquisadores também descobriram agora que as atuais diretrizes de exercícios físicos são insuficientes para compensar os efeitos negativos de ficar sentado tempo demais.
Embora muitas pesquisas sobre o assunto examinem populações na faixa dos 60 anos, para captar os efeitos de longo prazo do sedentarismo, este estudo se concentrou em adultos mais jovens, envolvendo 1.000 homens e mulheres com idade média de 33 anos.
Os dados mostram que ficar sentado por oito ou mais horas por dia aumenta as taxas de colesterol e o IMC (índice de massa corporal) mesmo em indivíduos fisicamente ativos. As taxas de colesterol, que combinam os níveis de triglicerídeos e colesterol para avaliar o risco de doenças cardíacas, e o IMC, uma medida da gordura corporal, são indicadores precoces que podem prever problemas de saúde mais graves.
Qualquer atividade é melhor para o coração do que ficar sentado – até mesmo dormir.
Compre vitaminas e suplementos
Longas sessões sentadas podem aumentar o IMC de um adulto mais jovem quase ao máximo, em comparação com pessoas que ficam sentadas apenas algumas horas em um dia normal.
“Embora a dieta pouco saudável e o tabagismo desempenhem um papel importante no aumento do IMC, o salto total que vimos nos dados deveu-se apenas ao fato isolado de ficar sentado,” disse o professor Ryan Bruellman, da Universidade da Califórnia de Riverside (EUA).
Da mesma forma, sentar-se durante oito ou mais horas por dia tende a fazer com que os homens e mulheres na faixa dos 30 anos passem de taxas de colesterol saudáveis para taxas de colesterol de maior risco. Como muitos dos participantes do estudo já tinham níveis de colesterol no nível ideal, ficar sentado demais fazia a diferença entre nenhum risco cardíaco e risco cardíaco moderado.
Ficar sentado é sempre ruim para sua mente? Talvez não.
Dobrar os exercícios
Embora as atuais diretrizes do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, onde a pesquisa foi feita, recomendem 2,5 horas de exercício moderado ou 1 hora e 15 minutos de exercício vigoroso por semana, estes níveis parecem inadequados para pessoas que ficam sentadas extensivamente ao longo do dia.
Compre vitaminas e suplementos
Dobrar a quantidade recomendada de exercício semanal – 5 horas de atividade moderada ou 2,5 horas de atividade vigorosa – mostrou-se mais eficaz na redução dos riscos à saúde associados ao ficar sentado por longos períodos.
“Este estudo deixa claro: Se você fica sentado por longos períodos, as recomendações padrão de exercícios não são suficientes,” reforçou Bruellman. “Todos os adultos, mesmo os mais jovens, precisam se movimentar mais e exercitar-se mais, para contrabalançar o impacto da posição sentada.”