ENTRETENIMENTO
O que é “podridão cerebral” e por que é a palavra do ano de 2024?
Quando Oxford anunciou sua palavra do ano de 2024, as reações variaram de desgosto a perplexidade. Eis por que devemos levar a escolha a sério
Acada ano, a Oxford University Press seleciona uma palavra do ano que reflete “os humores e conversas que ajudaram a moldar o ano passado”. A palavra para 2024 não é exatamente agradável. Na verdade, é bastante perturbadora: podridão cerebral .
Os lexicógrafos de Oxford definem a podridão cerebral como “a suposta deterioração do estado mental ou intelectual de uma pessoa, especialmente vista como resultado do consumo excessivo de material (agora particularmente conteúdo online) considerado trivial ou pouco desafiador. Também: algo caracterizado como provável de levar a tal deterioração.”
Um termo antigo com uma nova reviravolta
De acordo com Oxford, a podridão cerebral não é um termo novo. Foi usado pela primeira vez por Henry David Thoreau em seu livro Walden de 1854, onde ele reflete sobre como o público prefere ideias simples a outras mais complexas e cheias de nuances:
“Enquanto a Inglaterra se esforça para curar a podridão da batata, ninguém se esforçará para curar a podridão cerebral – que prevalece de forma muito mais ampla e fatal?”
As gerações mais jovens de hoje adotaram o conceito de Thoreau e o aplicaram à cultura online como um rótulo para conteúdo que carece de substância ou valor real. Ele também se refere aos efeitos desse conteúdo nos leitores.
A podridão cerebral é real?
A Oxford University Press enfatiza que a podridão cerebral não é uma definição clínica de uma doença. No entanto, há sinais definitivos de que o uso excessivo de mídias sociais teve um impacto negativo na cognição humana, especialmente entre as gerações mais jovens.
A capacidade de atenção sofreu uma redução drástica, enquanto a retenção de informações e a memória também parecem estar diminuindo. De acordo com um estudo no periódico científico Nature, o uso problemático da internet ( PUI ) pode até estar diminuindo a quantidade de matéria cinzenta em nossos cérebros .
Embora haja muito mais a aprender, qualquer pessoa que tenha passado muito tempo navegando por conteúdo sem sentido na web pode atestar o impacto negativo que esse material tem em nosso bem-estar mental e emocional.
O remédio para a podridão cerebral é bastante simples:
- Reduza o tempo de tela
- Consumo moderado de mídia social
- Escolha sites online com cuidado
- Participe de atividades mentalmente estimulantes
- Pratique exercícios físicos
Claro, Aleteia também recomenda prestar bastante atenção à vida espiritual: comungar com Deus em oração, servir às necessidades dos menos afortunados e promover relacionamentos mais profundos com a família, amigos e comunidade. Esses valores são tão importantes em nosso tempo quanto eram na época de Thoreau – ou em qualquer momento da história humana.
Vice-campeões e vencedores alternativos
Os lexicógrafos e funcionários de Oxford escolhem cinco palavras ou termos a cada ano e, em seguida, os submetem ao público para votação. Entre os outros candidatos para 2024 estavam romantasy, slop e dynamic pricing.
Outros sites também selecionam suas próprias palavras do ano. Para Merriam-Webster, foi polarização, enquanto Dictionary.com, que usa o Random House Unabridged Dictionary como sua fonte primária, escolheu a palavra demure como sua vencedora de 2024.