ENTRETENIMENTO
Meninas, vocês precisam experimentar essa grande tradição irlandesa na Epifania
O Natal das Mulheres é um momento maravilhoso para as mulheres da família continuarem celebrando o Natal… em paz
Na Irlanda, há uma tradição popular reservada às mulheres da casa e é algo que muitas mulheres ao redor do mundo gostariam de copiar.
Nollaig na mBan , Pequeno Natal, ou Natal das Mulheres, como é mais comumente conhecido, chega no 12º dia de Natal, e é um momento para as mulheres relaxarem .
Este dia especial decorre do fato de que tradicionalmente as mulheres trabalhavam incansavelmente durante todo o mês de dezembro para se preparar para o Grande Natal, e todas as armadilhas que acompanhavam o grande dia, enquanto também trabalhavam nas fazendas. Na época em que a Epifania era celebrada, as mulheres precisavam descansar e celebrar a temporada de uma maneira mais gentil.
Como o Irish Times brinca alegremente : “Deus descansou no sétimo dia, mas as mulheres da Irlanda não puderam fazer o mesmo até o décimo segundo e último dia de Natal.”
Uma tradição passada está de volta
O Irish Times também compartilhou vários relatos de como as mulheres — especialmente no oeste da Irlanda — costumavam celebrar seu dia especial no passado.
A poetisa Mary O’Malley compartilhou sua experiência da tradição quando crescia em Connemara.
“Era uma tradição da qual eu sempre tive consciência quando era criança, mesmo que não a celebrássemos em minha casa. Mas eu sabia pelos meus primos que viviam no sul de Connemara o que acontecia lá, onde eles celebravam. Eram principalmente visitas à tarde, porque as mulheres não ficavam fora até tarde naquela época. E elas também não bebiam, exceto talvez uma taça de vinho do Porto. Mas era principalmente chá, bolo e conversa.”
Ela continuou explicando como agora tem um jantar especial em 6 de janeiro todo ano com um número crescente de convidados. No entanto, como ela ressalta, eles começam mais tarde do que antes, e chá não é a única bebida servida!
Curiosamente, o irlandês Michael Gill compartilhou outro ritual que acontecia em todo Nollaig na mBan“
“Toda casa tinha 12 velas na janela naquela noite. Minha mãe as acendia. E o que fizemos em Nollaig na mBan foi andar pela ilha para olhar as casas todas iluminadas. Nos dias antes da eletricidade, era a noite mais brilhante do ano.”
Ele também destacou que essa cerimônia das velas ainda acontece nas Ilhas Aran hoje.
Embora em muitas casas hoje em dia haja uma maior divisão de tarefas, Nollaig na mBan é certamente uma tradição deliciosa que permite que mães ocupadas — jovens e velhas — se reúnam para tomar chá, xerez ou até mesmo uma garrafa de vinho quente e celebrar o Natal, a feminilidade e a amizade. Uma maneira maravilhosa de incorporar o espírito natalino e começar o Ano Novo.
Se você quiser aprender mais sobre as tradições irlandesas e o catolicismo, dê uma olhada no slideshow abaixo para ver os itens comuns encontrados nas casas católicas irlandesas e veja se você também os tem.