Segurança Pública
Começando ano com cofres vazios e sem feliz ano-novo, Exército poderá ter primeira mulher general em 2025 e abandonar slogan Braço Forte, Mão Amiga, usado desde 1992
Este ano também é marcado pela primeira vez na história em que as mulheres podem se alistar voluntariamente para prestar serviço militar no Brasil
O Exército prepara 2 grandes novidades para o ano de 2025. De acordo com o colunista Lauro Jardim, em publicação realizada em O Globo neste domingo, 5 de janeiro, a Força Terrestre poderá ter neste ano a primeira mulher general da história em mais de 200 anos. Entretanto, a promoção depende do Alto Comando da corporação.
Este ano também é marcado pela primeira vez na história em que as mulheres podem se alistar voluntariamente para prestar serviço militar no Brasil e pela posse da primeira presidente feminina do STM (Superior Tribunal Militar), Elizabeth Rocha.
Ainda segundo Jardim, a outra novidade é a criação de um novo slogan para o Exército.
Desde 1992 é usado o lema “Braço Forte, Mão Amiga”, criado pelo Coronel da reserva Francisco Roselio Brasil Ribeiro. À época, Ribeiro era do Centro de Comunicação Social do Exército e propôs a frase para traduzir a complexa missão da Força Terrestre e substituir o lema anterior, que era “Exército: Segurança e Integração”. A sugestão foi aceita e oficializada no mesmo ano.
De acordo com a Veja, o Exército está começando o ano com o cofre vazio. Até a última informação, a Força, que perderá o escopo do controle de armas para a Polícia Federal em julho, só tem dinheiro para contas básicas e essenciais como água e luz.
Ainda assim, o Comandante do Exército, General Tomás Paiva, que quebrou a tradição e não divulgou mensagem de fim de ano às tropas, anunciou recentemente a aquisição de 100 mísseis americanos FGM-148 Javelin e 98 caça-tanques Centauro II-BR.
Recentemente, a Agrale, fabricante de Caxias do Sul, informou que entregou recentemente ao Exército 128 viaturas Marruá 4×4 dos tipos AM11, para missões de reconhecimento, e AM31, voltada a transportes.