Internacional
Apelo de emergência busca US$ 371,4 milhões para o Líbano
Nações Unidas e parceiros apontam conflito e cenário deixado por graves crises nos últimos 15 anos; centenas de milhares de libaneses tentam regressar em meio a uma realidade de destruição de edifícios, infraestrutura e serviços essenciais
Um Apelo de Emergência das Nações Unidas e do Governo do Líbano requer US$ 371,4 milhões para a prestação de auxílio essencial a civis afetados pelo conflito recente e pela crise humanitária em curso no país.
O vice-primeiro-ministro libanês, Saade el-Shami, e o coordenador humanitário da ONU, Imran Riza, anunciaram nesta terça-feira que ações de janeiro e março visam apoiar cidadãos do país, sírios, palestinos e migrantes afetados pela crise.
Destruição generalizada no Líbano
Em evento realizado na capital libanesa, Beirute, as duas partes explicaram que o valor deverá ajudar pessoas enfrentando necessidades humanitárias imediatas com atividades complementares ao Plano de Resposta do Líbano.
Mais de 4 mil pessoas morreram no conflito que começou em outubro de 2023 e se intensificou por seis semanas, de setembro ao início de novembro de 2024. Outras cerca de 16 mil ficaram feridas e mais de 1 milhão abandonaram suas casas.
Mais de 125 mil pessoas continuam deslocadas e muitas outras tentam restaurar suas vidas em meio à destruição
Centenas de milhares de libaneses tentam retornar numa realidade de destruição de edifícios, infraestrutura e serviços essenciais. O chefe humanitário da ONU para o Líbano aponta ainda que as graves crises nos últimos 15 anos pioram a situação.
Além dos efeitos do conflito sírio, o país encara o colapso econômico, as sequelas da explosão do Porto de Beirute, a instabilidade política e o conflito recente. A ONU descreve 2024 como um dos anos mais sombrios por ter sido marcado pela destruição generalizada para o Líbano.
Reconstrução de vidas em meio à destruição
Mesmo após os confrontos, acima de 125 mil pessoas continuam deslocadas e muitas outras tentam reconstruir suas vidas em meio à destruição.
Os danos significativos causados à infraestrutura civil incluem instalações de saúde, prédios governamentais, terras agrícolas e estações de água.
A destruição física junta-se ao impacto psicológico profundo da guerra com muitas pessoas, especialmente crianças, sofrendo de traumas que podem persistir por anos.
O chefe humanitário pediu apoio internacional contínuo para ajudar o Líbano em momento crítico que requer urgência para apoiar o enfrentamento do inverno rigoroso e o início da recuperação.