Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Cultivo do milho deve crescer na 2ª safra de 2025, mas clima e janela são alertas acesos

Do ponto de vista do mercado, deve haver bons momentos de comercialização ao longo do ano

Em seu último Boletim de Acompanhamento de Safras divulgado no dia 12 de dezembro, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estimou o plantio da segunda safra de milho em 16,596 milhões de hectares, o que representaria um aumento de 1% em relação à área cultivada no último ciclo. 

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o Diretor Técnico da Abramilho, Daniel Rosa, destacou que a entidade também espera um aumento de área cultivada com milho na temporada 2025. “Esse deve ser um ano de recuperação. 2024 foi ruim para a produção e em 2025 a expectativa é de voltar a crescer, não no recorde de 2022/23, mas ainda assim positiva”, diz.

A expectativa de boa janela para o plantio neste ano é um dos fatores que sustenta essa indicação de aumento de área. Após um atraso inicial no plantio da soja em 2024, o ciclo da safra de verão se normalizou e muitas regiões devem conseguir semear o milho dentro do período ideal. 

“Apesar de toda a preocupação de atraso de plantio de soja no fim de setembro e começo de outubro, os produtores estão esperando plantar milho entre janeiro e fevereiro dentro de uma boa janela, isso também aponta crescimento de área”, destaca o Analista de Mercado da Céleres Consultoria, Anderson Galvão. 

Produtor rural em Paracatu/MG, João Luiz Pinton optou pelo cultivo do sorgo na segunda safra de 2024, mas planeja retomar o plantio do milho para 2025, justamente de olho nessa janela mais positiva de semeadura. 

 “A colheita da soja deve começar em 20 de janeiro e dar uma janela boa para a safrinha. Então esse ano eu vou com milho ao invés do sorgo. No ano passado eu cultivei 100% de sorgo, mas esse ano optei pelo milho porque vou conseguir plantar antes, ano passado comecei a colher em março e saiu demais da janela”, conta Pinton. 

A região de Campo Mourão no Paraná também é outra que espera ter aumento de área cultiva com o cereal para esta safrinha. 

“Já é evidente isso. Os produtores já adquiriram os insumos de maneira antecipada e a expectativa é positiva para o milho. Com certeza a área terá aumento com relação à safra passada”, relata José Petruise, Diretor Técnico AEACM. 

“Por mais que a soja tenha tido um início de ciclo mais conturbado, o plantio caminhou bem e a expectativa é ter uma boa área de soja colhida até fevereiro, o que diminui todo esse receio de implementação da lavoura de inverno. Esse cenário sustenta a perspectiva de o produtor manter ou até aumentar a área de milho inverno”, explica Enilson Nogueira, analista da Céleres Consultoria. 

No Mato Grosso, maior estado produtor nacional de milho, as projeções também são de elevação na área plantada com o grão nesta segunda safra de 2025, conforme aponta o último levantamento divulgado pelo Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) em dezembro. 

O estado deve semear 6,84 milhões de hectares na temporada 2024/25, uma elevação de 0,7% ante ao projetado em novembro e 0,56% maior com relação ao ciclo 23/24. “Esse cenário de incremento na expectativa foi influenciado pela melhora no preço futuro do milho no estado, que está cobrindo as despesas modais do Custo Operacional Efetivo dos produtores”, aponta o Imea.  

Este olhar para condições de mercado mais favoráveis é justamente o segundo dos fatores que tem sustentado projeções de aumento no cultivo de milho do Brasil para 2025. 

“Os preços para julho/25 e setembro/25 estão remuneradores em muitas regiões produtoras. O produtor tem incentivo de preço e margem para pensar com mais carinho na cultura”, relata Nogueira. 

“Os preços do milho olhando para 2025 sinalizam ao agricultor aumento de área. A demanda interna para produção de etanol de milho e para o setor de alimentação animal também estão bastante favoráveis para enxugar esses estoques. Tudo isso sinaliza um 2025 muito favorável para a cultura de milho do ponto de vista do potencial de produtividade, mas também do ponto de vista de remuneração e receita”, complementa Galvão. 

“Os preços de insumos tiveram redução no geral, ainda que haja queixa de preço por parte de alguns produtores. Esperamos um pequeno aumento de área devido a boa relação de troca e de preços”, afirma Rosa. 

Apesar de favorável a princípio, clima e janela de plantio são um alerta que segue ligado no radar dos produtores. Isso porque, a colheita da soja ainda será atrasada em algumas regiões produtoras e há risco de que chuvas atrapalhem as atividades da primeira safra e acabem postergando a possibilidade de plantio. 

“Apesar do aumento na expectativa de área, um ponto de atenção continua sendo a grande concentração de área de soja que precisará ser colhida entre janeiro e fevereiro de 2025, para a implementação da cultura do milho na sequência”, alerta o relatório do Imea. 

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, a meteorologista da Nottus, Desirée Brandt, destacou esse cenário de muita chuva entre os dias 07 e 20 de janeiro na região Centro-Norte do Brasil, especialmente em partes do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Tocantins, que podem ultrapassar os 100 mm acumulados nestes 7 dias. 

“É uma chuva muito bem-vinda para partes do Matopiba, para garantir bons índices de água no solo e para encher os nossos reservatórios e mananciais. Porém, para algumas regiões, como o norte de Goiás, que desejariam começar a colher nesse período, será um período realmente com o desafio de chuva volumosa e persistente trazendo dificuldade para entrar em campo e colher”, alerta Brandt. 

“Sempre que há um atraso na soja isso gera um risco e traz preocupação para a janela do milho. Hoje os produtores são muito mecanizados e acabam cobrindo esse espaço e acelerando as atividades. No geral, já vimos outros anos de atraso da soja não ter interferência no milho e esperamos uma janela no geral positiva. O clima ainda é incerto, mas em um ano de neutralidade tende a ter produção mais estável”, aponta o Diretor da Abramilho. 

“O plantio ocorreu em um tempo muito curto e a colheita acaba se concentrando. Como nem todo mundo tem máquina suficiente para tirar a lavoura no momento em que ela chega para colher ou é dessecada, tem que tomar bastante cuidado com isso. Esse ano como o clima ajudou e a chuva está mais constante, o produtor tem mais chances de obter altos rendimentos com o milho, mas precisamos lembrar que o milho é uma planta bastante exigente em termos de luz. Nós passamos agora por quase duas semanas em que as plantas de soja tiveram uma redução na disponibilidade de luz e o milho é uma planta bastante exigente em luz”, comenta Rogério Coimbra, professor na UFMT-Sinop. 

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura16 segundos ago

Projeto prevê concursos específicos para educação indígena, rural e quilombola

ECONOMIA8 horas ago

Brasil o Deja Vu econômico que ninguém pediu

Saúde8 horas ago

Secretaria de Saúde inscreve até o dia 13 de janeiro para residências multiprofissional e médica

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 horas ago

Zuckerberg Detona: Liberdade de Expressão Acima da Censura Global

CIDADE9 horas ago

Procon-JP segue fiscalização da Operação Verão e se reúne com donos de estabelecimentos nesta quarta-feira

Nacional11 horas ago

Congressistas somem no ato de Lula: ausências que falam alto

ESTADO12 horas ago

Alerta de chuvas intensas no Sertão da Paraíba: população deve redobrar atenção

CIDADE13 horas ago

Defesa Civil vai instalar placas de advertência na Barreira do Cabo Branco

Esporte13 horas ago

Secretaria de Habitação inicia colônia de férias com oficina de vôlei para jovens dos residenciais

Saúde13 horas ago

Janeiro Branco: Juliano Moreira promove programação com os usuários 

ESTADO13 horas ago

Sefaz-PB libera emissão do boleto de IPVA 2025 da placa com final 1

ESTADO13 horas ago

Vice-governador participa de solenidade de promoção de oficiais da Polícia Militar e destaca investimentos na Segurança 

CIDADE13 horas ago

Mutirão da Saúde em Guarabira pretende zerar fila de espera por consultas, exames e cirurgias

ECONOMIA13 horas ago

Procon Paraíba realiza pesquisa de itens da cesta básica na grande João Pessoa 

CIDADE13 horas ago

Booking.com registra aumento de 64% nas buscas de brasileiros pela capital paraibana 

Segurança Pública13 horas ago

Paraíba registra mais de 600 colisões de veículos em postes em 2024

Saúde13 horas ago

Hemocentro da Paraíba registra redução no estoque e apela para população doar sangue

ESTADO13 horas ago

39ª edição do Salão do Artesanato Paraibano homenageia sete artesãos e a criatividade que transforma papel em obra de arte

Saúde13 horas ago

Ministério da Saúde monitora surto de vírus respiratório na China

Judiciário13 horas ago

Concessionária de energia deve indenizar cliente por queima de geladeira

Educação & Cultura13 horas ago

Secretaria de Educação de João Pessoa inicia Colônia de Férias para 17 mil crianças

ESTADO13 horas ago

Retomada de obras na Paraíba: prazo de adesão à repactuação está prorrogado até 17 de janeiro

CIDADE14 horas ago

Prefeito Cícero Lucena entrega regularizações fundiárias e compras assistidas pelo Programa João Pessoa Sustentável

Nacional14 horas ago

Esposas de ministros de Lula ganham até R$ 100 mil por mês em TCEs

CIDADE14 horas ago

CMJP constitui Comissão de Recesso

Esporte14 horas ago

Inscrições para 16ª edição da Copa João Pessoa terminam nesta sexta-feira

Judiciário14 horas ago

STF e STJ iniciam ano julgando revista íntima, anistia e honorários

Segurança Pública14 horas ago

A corrida pela reserva: o que antes parecia ser um ideal inabalável de serviço à pátria, hoje se esbarra nas necessidades financeiras e no medo da perda de direitos

Segurança Pública14 horas ago

Jornal chinês traz revelação surpreendente: o maior temor dos militares pode estar muito perto de se concretizar

Segurança Pública14 horas ago

Programa militar das Forças Armadas nas fronteiras é desviado para um festival de obras e máquinas, se transformando em um jogo político de emendas parlamentares

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário1 mês ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional12 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO20 horas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde20 horas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA20 horas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO20 horas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA20 horas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA20 horas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 dias ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 dias ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional1 semana ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde1 semana ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional1 semana ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura1 semana ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura2 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde2 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional2 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional3 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional3 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA3 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública3 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional1 mês ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br