Esporte
Novo capitão do Botafogo-PB destaca solidez defensiva do time
O Botafogo-PB venceu o Maranhão por 1 a 0 no último sábado (04), no jogo único da primeira fase da Pré-Copa do Nordeste, e se classificou para a segunda e decisiva fase da competição. E no primeiro jogo oficial do time em 2025, uma das novidades foi a do zagueiro Reniê ter sido nomeado como capitão da equipe.
Um dos remanescentes de 2024 teria, de acordo com os três amistosos de pré-temporada, como parceiro de defesa, Igor Ribeiro. No entanto, quando foi divulgada a escalação, quem começou jogando ao seu lado foi Raphael Carvalho, de 27 anos, vindo do Cianorte. E mesmo com a mudança de última hora, a dupla fez um bom jogo e pouco foi acionada, situação elogiada pelo defensor.
– Na pré-temporada, nosso treinador variou bastante para que cada um possa jogar com todos os outros companheiros. Pela forma que a gente tem um padrão bem definido do que vai fazer no campo, as duas equipes (titular e reserva) fazem isso todos os dias, para que quando seja solicitado, a gente esteja preparado para fazer isso. O Raphael Carvalho entrou e fez uma grande partida. Conseguimos fazer um bom jogo e dar essa sustentação. Estamos trabalhando para que a gente possa fazer mais um jogo consistente defensivamente para que as oportunidades apareçam, e quando as oportunidades aparecerem a gente colocar a bola para dentro – comentou Reniê.
A defesa não ser vazada não foi bem uma novidade para o atual elenco do Belo. Isso porque nos testes de preparação foram empates por 0 a 0 contra ABC e Retrô, e uma vitória por 1 a 0 diante do Serra Branca. Ou seja, o goleiro Saulo e seus companheiros seguem passando em branco.
Com o sistema defensivo sólido, Reniê quer o ataque mais atuante e com melhor aproveitamento na próxima quarta-feira (08), contra o Moto Club, em jogo que vale vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste.
– A gente está feliz porque nos jogos-treino e nesse primeiro jogo oficial também conseguimos colocar aquilo que o João vem trazendo para a gente desde a sua chegada. Eu penso que a nossa linha defensiva, nossos meias, os volantes, têm nos ajudado bastante porque a gente tem quase sempre pegado os adversários lá em cima, e tem facilitado bastante o nosso trabalho. A gente fica feliz porque conseguimos neutralizar as jogadas dos adversários. Agora é ajustar as coisas que tem para ser ajustadas, e que a gente esteja preparado na quarta-feira para mais essa decisão que a gente tem – disse.
O plantel botafoguense ainda conta com Wendel Lomar para a defesa. No entanto, ele segue se recuperando de lesão ainda da temporada passada, e não deve entrar em campo no meio da semana.
Vozdatorcida