Segurança Pública
Avião da Força Aérea Brasileira C-95 Bandeirante faz pouso de emergência no Aeroporto de Brasília após apresentar problema técnico poucos minutos depois de decolar
Até o momento, a FAB não se manifestou oficialmente
Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) C-95 Bandeirante fez um pouso de emergência às 11h58 desta quinta-feira, 9 de janeiro, no Aeroporto Internacional de Brasília, após enfrentar problema hidráulico.
Até o momento, a FAB não se manifestou oficialmente sobre o incidente.
A ocorrência está sendo analisada pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e os dados coletados serão usados para aplicar métodos de prevenção a acidentes na aviação militar.
De acordo com a Inframerica, administradora do aeroporto, as operações do terminal não foram afetadas e não houve feridos.
Conforme protocolo, o pouso foi acompanhado por equipes do Corpo de Bombeiros e da própria administração do aeroporto, de modo a garantir a segurança da operação.
Ano de 2024 foi marcado por acidentes na FAB
O ano de 2024 foi marcado por acidentes envolvendo aeronaves da FAB.
No dia 1° de novembro, dois T-27 Tucanos colidiram em Pirassununga (SP). Um dos aviões caiu, mas o piloto conseguiu se ejetar e o outro pousou em segurança. O acidente aconteceu durante voo de treinamento ministrado pela AFA (academia da Força Aérea).
Poucos dias antes, no dia 22 de outubro, um caça F-5M da FAB caiu em Parnamirim, na Grande Natal (RN), durante voo de treinamento. O piloto também conseguiu se ejetar e foi resgatado por uma equipe de salvamento da própria Força Aérea, sofrendo apenas uma luxação no ombro.
Acidente em Pirassununga foi o 6º da AFA em 14 anos
Segundo levantamento feito pelo Estadão, divulgado em 1º de novembro de 2024, o acidente com 2 aviões da FAB em Pirassununga foi o 6° que aconteceu no âmbito da AFA desde 2011.
Ao todo, 9 militares morreram nos desastres.
A AFA, que começou com instalações precárias em 1960, hoje é reconhecida internacionalmente pela excelência na formação de pilotos.