Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Após anúncio da Meta, o que muda no Instagram e Facebook?

Com o encerramento da checagem independente, empresa vai adotar recurso de “notas da comunidade”. Entenda como funciona modelo já utilizado no X

Dona de Instagram, Facebook e Threads, Meta encerrará programa independente de verificação de fatos

A comunidade de usuários de redes sociais foi pega de surpresa com o anúncio da Meta de que vai relaxar medidas tomadas contra a circulação de conteúdos suspeitos no InstagramFacebook e Threads. Em vídeo, Mark Zuckerberg disse ter decidido encerrar o programa independente de verificação de fatos porque os moderadores de conteúdo são “tendenciosos demais”.

Em substituição a esse modelo, o presidente da gigante tecnológica vai adotar o modelo de notas da comunidade. A função de marcar postagens com comentários de usuários selecionados é utilizada desde 2021 pelo X, que chegou a ser suspenso no Brasil pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, em 2024.

Zuckerberg até citou a rede social de Elon Musk em seu pronunciamento, sugerindo a existência de “tribunais secretos” na América Latina que obrigariam as empresas a removerem conteúdos.

“Vamos trabalhar com o presidente [Donald] Trump para resistir a governos ao redor do mundo que estão perseguindo empresas americanas e pressionando por mais censura”, disse o proprietário do Instagram e do Facebook. Sua empresa Meta também controla o WhatsApp, mas o aplicativo não tem moderação de conteúdo por usar criptografia nas trocas de mensagens.

Até agora, pouco se sabe sobre como a Meta vai lidar com fake news daqui para frente. De acordo com a empresa, as notas da comunidade devem ser implementadas nos próximos meses nos Estados Unidos. Para o Brasil, ainda não há data para o recurso entrar em vigor, declarou a empresa americana à Advocacia-Geral da União (AGU), que pediu esclarecimentos sobre as novas políticas da gigante tecnológica no país.

Atualmente a Meta identifica temas como drogas, exploração infantil, terrorismo e fraudes como de “maior gravidade”. O fim da moderação independente valerá para as postagens consideradas de “menor gravidade” – ou seja, as denunciadas pelos usuários. No entanto, essa classificação deverá sofrer mudanças.

Um dia após o anúncio de Zuckerberg, a Meta atualizou as diretrizes sobre o que considera discurso de ódio, possibilitando a circulação de opiniões que, por exemplo, associem orientação sexual e gênero a doenças mentais. À AGU, a empresa se disse “comprometida em respeitar os direitos humanos” e a “liberdade de expressão”.

O que vai mudar na prática? 

O modelo de checagem de informações independente começou a ser utilizado pela Meta em 2016, na esteira da primeira eleição do republicano Donald Trump para a presidência dos EUA. Os moderadores, parte de uma rede de 80 veículos e agências de jornalismo associados à Aliança Internacional de Checagem de Fatos, do Instituto Poynter, auxiliavam as plataformas da Meta a identificarem conteúdos suspeitos.

Em vídeo, Mark Zuckerberg justificou que moderadores de conteúdo são “tendenciosos demais”  

A seleção das postagens potencialmente falaciosas podia ser feita pelos checadores independentes ou pela própria Meta, que lhes enviava material viral suspeito de desinformação.  

Os moderadores verificavam os dados ou imagens apurando as fontes primárias para garantir que os dados utilizados eram factualmente corretos. Identificada uma violação, os checadores informavam a Meta. Esta podia então reduzir o alcance, exibir um rótulo informativo ou suspender a postagem. Esse tipo de contato entre organizações independentes e a administração das plataformas não vai mais existir para as postagens de “menor gravidade”.

Se o modelo utilizado seguir o exemplo do X, o conteúdo suspeito vai receber, abaixo da publicação, um acréscimo em forma de texto escrito por usuários. Na plataforma de Elon Musk, essas informações indicam “sensacionalismo”, “falta de comprovação” e inserem contexto ou correções ao material. A postagem, porém, pode ser clicada da mesma forma que as demais, sem ter nenhum “carimbo”. Além disso, por ficar no fim do texto, as notas são as últimas informações a serem lidas pelo usuário.

No X, o recurso funciona assim: alguns usuários mais atuantes se oferecem e são selecionados para integrar o grupo que pode acrescentar as observações. Depois disso, elas são avaliadas por outros usuários do grupo autorizado. Se bem aceitas, as notas podem ser incluídas.

Mas isso não garante que o rodapé informativo vai aparecer no post. O modelo do X prega a imparcialidade total dos comentários, e para isso é necessário que eles sejam reconhecidos como positivos por contas de visões políticas opostas, cujas orientações ideológicas são analisadas por um algoritmo que varre as postagens dos colaboradores. De acordo com o nível de concordância entre esses usuários – o que, em posts políticos, é ainda mais complicado –, a plataforma decide se a nota tem muita, pouca ou nenhuma visibilidade para o resto dos internautas.

Novo modelo da Meta vai funcionar? 

A grande questão é como será implementada essa função nas redes sociais da Meta – Instagram, Facebook e Threads. No exemplo do X, são poucas as informações disponíveis sobre quem efetivamente trabalha para incluir as notas da comunidade.

“Há coisas que não estão claras: quantas pessoas deverão opinar sobre uma postagem para que vire uma nota, por exemplo. Existem pormenores que não estão claros”, lembra Iná Jost, coordenadora de pesquisa do InternetLab, organização voltada para o estudo dos direitos humanos na internet.

Segundo ela, mesmo ainda envolta em dúvidas, a mudança representa um retrocesso. “Me parece voltar algumas casas numa política dos últimos anos de melhora dos sistemas de moderação de conteúdo. Não era perfeito, mas foi se ajustando de acordo com certas demandas. Um bom exemplo era a política de desinformação sobre saúde, que veio depois da pandemia: teve demanda e comprometimento da empresa com isso”, aponta Jost.

A pesquisadora diz não ser contra as notas da comunidade, mas reforça que elas precisam estar aliadas a outros processos de checagem. De fato, um levantamento feito pela empresa de dados Lagom Data a pedido da Agência Lupa indicou que, entre março e dezembro de 2023, foram aceitas 8% das 6,8 mil sugestões de notas indicadas pela comunidade de falantes do português na plataforma.

Por que a mudança?

O alinhamento de Zuckerberg ao discurso de Trump e da direita por uma “liberdade expressão” irrestrita não ficou só nas novas políticas das redes sociais. Na sexta-feira (10/01), um dia após o anúncio do fim da moderação independente, a Meta divulgou o encerramento dos programas internos de diversidade e inclusão da empresa

Além de um aceno trumpista, Zuckerberg pode estar enxergando nesse movimento uma oportunidade de negócios, explica o diretor-executivo do Instituto de Tecnologia & Sociedade (ITS) do Rio de Janeiro, Fabro Steibel. Segundo ele, há uma demanda explícita de atores políticos de direita pela circulação de conteúdo desenfreada e com discursos que até então eram barrados pelas redes sociais da Meta – mas não por concorrentes como o X.

“Estão vindo muito mais Bolsonaros e Trumps do que Bidens e Lulas. Acho que estão apostando nisso, que essas pessoas precisam não de uma plataforma, mas de todas, para espalhar a mensagem. Não é mais questão de conteúdo, é o conjunto de atos, é a viralização”, conclui Stiebel.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Reforma Tributária: O que muda para o agronegócio com as novas regras?

Nacional5 horas ago

Equipe econômica enfrenta rachas e desafios internos no governo Lula

Esporte5 horas ago

Arrascaeta sobre retorno ao Flamengo: ‘Não me sinto bem na parte física’

Esporte5 horas ago

Whittaker se diverte com Adesanya, zomba de Poatan e recusa luta nos meio-pesados: ‘Nem pensar!’

Esporte5 horas ago

F1: Equipe de gerenciamento de Verstappen nega rumores de ida para Aston Martin

Esporte5 horas ago

Treinador do Auto quer surpreender no BotAuto e projeta Doido de Mandacaru como titular

Saúde6 horas ago

Entenda o que é o vírus respiratório responsável por surto na China

Saúde6 horas ago

Entenda o que é enfisema pulmonar, doença diagnosticada em David Lynch

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

Imagem impressionante de astronauta reúne Terra, Via Láctea e satélites

Educação & Cultura6 horas ago

Sisu 2025: Veja 5 dicas para aumentar a chance de conquistar uma vaga

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

Teste do Google ameaça jornalismo e democracia, dizem editores na Europa

ECONOMIA6 horas ago

Lula sanciona 1ª parte da reforma tributária; IVA pode ter maior alíquota do mundo

Educação & Cultura6 horas ago

Novo programa para professores com bolsa de R$ 1.050 e valor extra

Segurança Pública6 horas ago

Comunicado geral para todos que conduzem veículos em 2025

ECONOMIA6 horas ago

Saiba como verificar seu CPF gratuitamente no SPC e Serasa

ECONOMIA6 horas ago

INSS pode suspender benefício por falta de saque do pagamento

ECONOMIA6 horas ago

Dólar fecha em R$ 6,06 e Bolsa sobe, com posse de Trump e entrevista de Haddad no radar

Nacional6 horas ago

Moraes manda PF ouvir governador sobre conversas entre Bolsonaro e Valdemar

Nacional6 horas ago

Aliada de Janja é demitida da Secom e estrategista das redes de João Campos assume

Nacional6 horas ago

Onze anos depois da Lava Jato, uma nova investigação aterroriza políticos em Brasília

Nacional6 horas ago

Comitiva para posse de Trump terá 21 deputados; veja quais são

Nacional7 horas ago

PT de Minas intensifica ‘fritura’ para impedir que Pacheco vire ministro

Saúde7 horas ago

Brasil registra mais mortes por dengue do que por covid-19 em 2024

Nacional7 horas ago

Haddad culpa Bolsonaro pelo vídeo de Nikolas Ferreira sobre o Pix

Segurança Pública7 horas ago

Novo Comitê criado por Lewandowski Irá Monitorar o Uso da Força por Polícias no Brasil

Internacional7 horas ago

Oposição irá se reunir com conselheiro de Trump que se manifestou sobre a “liberdade do Brasil”

CIDADE7 horas ago

Contribuinte de João Pessoa pode antecipar pagamento do IPTU e TCR 2025 a partir de segunda-feira

CIDADE7 horas ago

Prefeitura de João Pessoa realiza ação de fiscalização nas praias para combater poluição sonora

ESTADO7 horas ago

Paraíba registra redução nos casos de Covid-19 e reforça importância da vacinação para controle epidemiológico

ESTADO7 horas ago

Vigilância Sanitária vai fiscalizar manuseio e preparo de alimentos em catamarãs que atuam na costa da Paraíba

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura8 horas ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde8 horas ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional8 horas ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional8 horas ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte10 horas ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional2 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde2 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA2 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO4 dias ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde4 dias ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde4 dias ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO4 dias ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br