ECONOMIA
Prazo para solicitar adiantamento do 13º salário encerra no próximo dia 31
Não há um valor máximo de adiantamento, já que cada empresa pode elaborar sua própria política
Os trabalhadores que desejam solicitar o adiantamento do 13º salário precisam ficar atentos ao prazo, já que ele se encerra no final deste mês de janeiro. Esse pedido varia de acordo com cada empresa, mas a legislação permite que o adiantamento seja feito até o último dia de janeiro do ano em que o benefício será recebido integralmente, ou seja, dia 31 deste mês.
A possibilidade do adiantamento é uma alternativa oferecida por muitas empresas, permitindo aos empregados terem acesso antecipado a uma parcela do benefício para lidar com despesas extras ou planejar investimentos.
É importante reforçar que todos os trabalhadores com carteira assinada, inclusive domésticos, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), podem solicitar o adiantamento. Apesar dessa possibilidade, é fundamental verificar as políticas internas da empresa, já que algumas estabelecem regras específicas para o pagamento antecipado.
Vale lembrar também que o 13º salário é um direito garantido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e deve ser pago em duas parcelas. Geralmente, a primeira, correspondente a 50% do valor, pode ser solicitada como adiantamento sendo paga juntamente com as férias, caso o trabalhador opte por essa modalidade.
Solicitação
Para fazer a solicitação do adiantamento do 13º, o pedido deve ser formalizado diretamente ao setor de Recursos Humanos (RH) ou ao responsável pela folha de pagamento da empresa.
Em algumas companhias, ainda existe a necessidade do preenchimento de um formulário, enquanto outras aceitam solicitações por e-mail ou outros canais internos.
O empregado deve guardar uma cópia desta solicitação e confirmar a data prevista para o recebimento do adiantamento.
Além disso, é importante que o trabalhador solicitante pelo adiantamento esteja atento às regras de cálculo, uma vez que o valor recebido antecipadamente será descontado na segunda parcela do benefício, paga até o dia 20 de dezembro.
A orientação para aqueles que desejam fazer o pedido de adiantamento é que, para evitar contratempos, haja uma consulta às políticas da empresa quanto antes e planeje a solicitação com antecedência.
Caso o trabalhador tenha alguma dúvida durante esse período, deverá buscar orientação junto ao sindicato da categoria ou a um advogado trabalhista.