ECONOMIA
Diesel pode ter alta de R$ 0,30 por litro com aumento do ICMS e de valor na Petrobras
O valor do diesel poderá ter um aumento significativo nos próximos dias, com dois aumentos causados pela atualização do valor do ICMS estadual e também por um reajuste que deverá ser feito pela Petrobras, já que o combustível apresenta defasagem em relação ao mercado internacional.
A partir do dia 1º de fevereiro, o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o diesel será aumentado em R$ 0,06 por litro. O ajuste é autorizado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), e servem para equalizar o sistema fiscal estadual.
Até o dia 31 de janeiro, o valor do ICMS sobre o diesel soma R$ 1,06 por litro, e deverá subir para R$ 1,12 por litro a partir do dia primeiro.
O aumento previsto do lado da Petrobras deverá ser decidido amanhã, 29 de janeiro, durante reunião do Conselho de Administração da estatal.
Apesar de a empresa não adiantar aumentos, fontes ligadas à petroleira dizem que o impacto no preço final do diesel deverá ficar entre R$ 0,18 e R$ 0,24. Se o valor do aumento for o mais alto previsto, de R$ 0,24, o aumento total somando com o ICMS será de R$ 0,30 por litro.
Os valores da gasolina e gás de cozinha não devem ser reajustados.
O aumento previsto pela Petrobras se dará para aproximar o valor do diesel ao preço internacional. Desde o início do Governo Lula, em 2023, a Petrobras deixou de lado a Política De Paridade Internacional De Preços (PPI), que usava uma fórmula com base no valor do petróleo no mercado internacional, no dólar e nos custos de transporte para formular o preço dos combustíveis no mercado interno.
Apesar da alta prevista, de R$ 0,24 por litro, no máximo, a defasagem é ainda maior. A Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis (Abicom) diz que o combustível está com preço 16% do que no mercado internacional, e deveria ficar até R$ 0,50 por litro mais caro para haver estabilização.
A Petrobras segurou os valores estáveis em 2024 porque o diesel operou em baixa no mercado internacional. Com isso, a empresa conseguiu fazer um caixa para amenizar a diferença quando o combustível voltasse a ser cotado em alta, o que ocorre agora.