ENTRETENIMENTO
Por que pode ser prejudicial corrigir alguém com raiva
Mesmo que estejamos certos e a outra pessoa errada, a raiva pode impedir que qualquer argumento seja aceito, por mais verdadeiro que seja

É tentador explodir de raiva sempre que alguém nos insulta ou quando vemos alguém fazendo algo errado.
Essa é uma tentação ainda maior nas mídias sociais, onde temos o véu da internet entre nós e outras pessoas.
Tudo o que precisamos fazer é escrever um comentário desagradável em resposta a alguém e desligar o telefone ou o computador.
No entanto, quase nunca é útil tentar corrigir alguém quando está com raiva.
Ela causa mais danos do que imaginamos, mesmo que nosso argumento seja sólido e o que estamos dizendo, seja verdade.
Raiva
São Francisco de Sales reflete sobre este tema espiritual em sua Introdução à Vida Devota :
Uma correção dada com raiva, por mais moderada que seja pela razão, nunca tem tanto efeito quanto aquela dada sem raiva.
Ele então fornece a seguinte ilustração para ajudar a explicar essa ideia:
Quando um monarca visita um país pacificamente, o povo fica satisfeito e lisonjeado; mas se o rei tiver que levar seus exércitos através do país, mesmo em nome do bem-estar público, sua visita certamente será indesejada e prejudicial, porque, por mais rigorosa que seja a disciplina militar aplicada, sempre haverá algum dano causado ao povo.
São Francisco de Sales sugere corrigir alguém com espírito calmo , e não com raiva:
Assim também quando a razão prevalece e administra a repreensão, a correção e a punição com espírito calmo , embora seja rigorosa, todos aprovam e ficam contentes; mas se a razão for impedida pela raiva e pela irritação (que Santo Agostinho chama de seus soldados), haverá mais medo do que amor , e a própria razão será desprezada e resistida.
Nenhum de nós é perfeito, e provavelmente cometeremos erros de vez em quando. No entanto, o objetivo é permanecer calmo e controlado, quer estejamos falando com alguém pessoalmente, ou anonimamente online.
Se realmente queremos conquistar alguém para o nosso lado, precisamos nos explicar com um espírito calmo e sereno.
Eles ainda podem não concordar totalmente conosco, mas há uma chance maior e, no final, menos relacionamentos serão rompidos.