Connect with us

Saúde

Uso frequente de maconha pode causar danos à memória, diz estudo

Pesquisa com mais de mil participantes mostra que usuários fequentes de cannabis apresentam redução significativa na atividade cerebral relacionada à memória de trabalho

uso frequente de maconha danifica a memória de trabalho do cérebro, o que pode levar a problemas com segurança, comunicações e sucesso no trabalho, diz um novo estudo.

“A memória de trabalho é a capacidade de reter informações por um curto período de tempo e utilizá-las”, disse o autor principal do estudo, Joshua Gowin, professor assistente de radiologia na Escola de Medicina Anschutz da Universidade do Colorado em Aurora, Colorado.

“Um exemplo é verificar o ponto cego ao dirigir na estrada”, disse Gowin. “Quando você olha de volta para frente, precisa lembrar o que viu no ponto cego antes de poder tomar uma boa decisão se quer mudar de faixa ou não”.

“Quando você está no meio de uma conversa com seu chefe, precisa lembrar o que ele disse por tempo suficiente para responder”, disse Gowin. “Perder a memória de trabalho significa que reter essa informação pode exigir mais esforço e ser mais desafiador”.

Apenas uma relação não é causa e efeito

O novo estudo observacional, publicado na terça-feira no periódico JAMA Network Open, não pode provar que a cannabis prejudica o cérebro, disse Carol Boyd, professora emérita e diretora fundadora do Centro de Estudos de Drogas, Álcool, Tabagismo e Saúde da Universidade de Michigan em Ann Arbor. Ela não participou do estudo.

No entanto, o estudo adiciona evidências científicas a crenças sociais de longa data sobre o uso regular de cannabis, disse Boyd em um e-mail.

“Durante anos, clínicos, familiares e amigos que conheciam usuários pesados de cannabis entenderam que suas memórias estavam “destruídas” — como em “esqueceu a lista de compras, não conseguiu seguir uma receita, não conseguiu se organizar”, disse ela.

No entanto, o estudo não pôde determinar se a memória de trabalho retorna se um usuário pesado para e fica sem usar por um período prolongado, acrescentou.

“O adolescente que usou cannabis mais de 1000 vezes entre os 15 e 20 anos de idade, mas parou de usar aos 20 anos, pode demonstrar memória de trabalho melhorada 10 anos depois?”, disse Boyd por e-mail. “Essa é minha grande questão — onde está a esperança para a pessoa com um transtorno de uso crônico que quer sua memória de volta?”

Frequência foi o principal fator

O estudo analisou dados do Human Connectome Project, que reúne dados brutos de estudos que focam em como idade, desenvolvimento, doença e outros fatores impactam o cérebro. No que os pesquisadores estão chamando de maior conjunto de dados usado para estudar cannabis e função cerebral, mais de 1.000 ex-usuários ou usuários atuais de cannabis foram submetidos a exames cerebrais enquanto completavam sete diferentes tipos de testes cognitivos entre 2012 e 2015.

Esses testes mediram sua memória de trabalho, como eles usavam emoção e recompensas em seu pensamento, e como o cérebro respondia à linguagem. Além disso, os pesquisadores testaram como o cérebro lidava com habilidades motoras, bem como a maneira que o cérebro de cada pessoa respondia aos outros em um ambiente social.

Os participantes do estudo, que tinham entre 22 e 36 anos de idade, forneceram amostras de urina no dia do teste para avaliar o uso recente. O tetra-hidrocanabinol, ou THC, que é o que fornece a euforia associada ao uso de cannabis, pode ser detectado “por até 2 semanas no usuário casual e possivelmente mais tempo no usuário crônico”, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Indivíduos foram considerados usuários pesados de cannabis se tivessem usado maconha mais de 1.000 vezes em suas vidas; usuários moderados se tivessem usado entre 10 e 999 vezes; e não usuários se o uso fosse menor que 10 vezes.

Os pesquisadores descobriram que o uso de cannabis reduziu a atividade cerebral em certas áreas do cérebro responsáveis pela tomada de decisão, memória, atenção e processamento emocional. No entanto, o único teste que alcançou significância estatística foi a memória de trabalho, como lembrar uma lista de compras ou seguir instruções verbais.

Os pesquisadores descobriram que 63% dos usuários pesados de cannabis ao longo da vida exibiram atividade cerebral reduzida durante uma tarefa de memória de trabalho, enquanto 68% das pessoas que testaram positivo para uso recente de cannabis também demonstraram um impacto similar. “No entanto, quando comparamos usuários recentes e crônicos de cannabis lado a lado, descobrimos que o uso crônico parecia ser mais importante do que o uso recente quando se tratava de problemas com a memória de trabalho”, disse Gowin. “A redução na ativação cerebral para usuários pesados em relação a não usuários foi de aproximadamente 14%”, afirmou.

O estudo não identificou o período do uso pesado de cannabis — será que todos os 1.000 usos ocorreram quando alguém estava no início dos 20 anos e depois se absteve por 10 anos? Ou teriam se tornado usuários pesados recentemente?

“Mesmo que um usuário crônico tenha parado de usar, ainda apresentava declínio cognitivo na memória de trabalho”, disse ele. “Então, não parecia estar relacionado ao uso recente, mas sim ao uso crônico ao longo da vida.”

Questões pendentes

Os usuários pesados de cannabis no estudo tendiam a ser do sexo masculino, com menor nível educacional e status socioeconômico, e eram mais propensos a fumar e consumir álcool. “No entanto, incluímos o álcool em nossos modelos estatísticos e descobrimos que o álcool não explicava os efeitos que vimos, enquanto o uso de cannabis sim”, disse Gowin.

Entretanto, o estudo não conseguiu determinar os níveis de THC na maconha utilizada ou controlar condições psicológicas existentes, como TDAH, que também é conhecido por impactar a memória de trabalho, disse Boyd. “É possível que o TDAH seja um fator de confusão, distorcendo os resultados entre o uso pesado de cannabis e o comprometimento da memória de trabalho”, acrescentou. “Jovens adultos com TDAH estão desproporcionalmente representados entre os usuários de cannabis.”

“A quantidade de THC ingerida e o modo de ingestão não foram informados”, disse Boyd, então não há como saber “quanto THC está envolvido no uso crônico e pesado”. Embora seja verdade que os pesquisadores não conseguiram determinar se a cannabis foi fumada, vaporizada ou ingerida, o estudo foi realizado antes de 2015, quando fumar maconha era mais comum, disse Gowin.

“E certamente fumar ou inalar cannabis significa que ela atravessa a barreira sangue-cérebro mais rapidamente do que se você consumir um comestível”, disse ele.

Então, qual é a resposta para a pergunta crucial de Boyd: Os usuários regulares de cannabis recuperarão sua memória de trabalho? É muito cedo para saber, disse Gowin.

“Alguns estudos realmente interessantes pagaram às pessoas para parar de usar cannabis por um período de tempo, geralmente um mês, e há algumas evidências de que elas recuperam parte de sua função de memória durante esse tempo”, disse ele.

“E há algumas evidências de que um período de abstinência do álcool pode levar à recuperação do tecido cerebral”, acrescentou Gowin. “Mas quando se trata de uso crônico de maconha e o cérebro, é uma área em que a investigação está em andamento. No momento, simplesmente não sabemos.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário23 horas ago

Fiscalização analisa prestação de serviços da Defensoria Pública da União

CIÊNCIA & TECNOLOGIA23 horas ago

Empresa japonesa lança pendrive “mais curto” do mundo com até 512 GB

CIÊNCIA & TECNOLOGIA23 horas ago

Apple já tem planos para lançar óculos inteligentes

Esporte24 horas ago

Flamengo recusa pedida de Arrascaeta e congela renovação: ‘Outras prioridades’

Esporte24 horas ago

UFC 315: Belal Muhammad e Valentina Shevchenko batem peso e confirmam disputas de cinturão

Esporte24 horas ago

Alpine conversa com representantes de Perez sobre 2026

Esporte24 horas ago

“A cobrança está sendo forte”, diz Gallo sobre queda de rendimento do Botafogo-PB

Saúde24 horas ago

Nozes reduzem inflamação e risco de câncer de cólon

CONCURSO E EMPREGO24 horas ago

10 dias para encerrar: Exército Brasileiro envia mensagem especial aos candidatos ao concurso de Sargento da ESA de 2025

CONCURSO E EMPREGO24 horas ago

Concurso EsPCEx 2025 teve as inscrições PRORROGADAS, 440 vagas para pessoas com ensino médio

Segurança Pública1 dia ago

DRF: “A capacidade técnica de cada um de vocês explica esses resultados”, diz superintendente da PCPB, em solenidade na Câmara Municipal

Segurança Pública1 dia ago

Exército aumenta número de generais: de 2019 a 2025 a força ganhou mais 13 cadeiras

Segurança Pública1 dia ago

Polícia Civil da Paraíba prende dois suspeitos de homicídio em São José do Bonfim

Segurança Pública1 dia ago

Apesar de crise orçamentaria e falta de recursos, Lula quer doar 2 aeronaves da Marinha ao Uruguai: PL que autoriza doação de Helicópteros Bell Jet Ranger III(IH-6B) é enviado ao congresso

Segurança Pública1 dia ago

DRACO: Polícia Civil prende 42 investigados e causa prejuízo de quase R$ 3 milhões ao crime organizado; confira dados nacionais

Segurança Pública1 dia ago

A motocicleta militar com tração nas duas rodas que incrementa a mobilidade tática para operações especiais nos EUA

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Nando Cordel e João Gomes lançam “Você apareceu no São João”

Saúde1 dia ago

Profissionais de saúde alertam e explicam sobre a importância da vacinação materna

Nacional1 dia ago

Governo Lula vai à Justiça contra Flávio Bolsonaro por associar presidente a facções criminosas

Nacional1 dia ago

Sóstenes “abre fogo” contra o STF: “O Brasil não será refém de 11”

Nacional1 dia ago

Governo Lula libera homenagem a prostíbulo de SP pela Lei Rouanet

ECONOMIA1 dia ago

Haddad: dinheiro bloqueado de entidades permite ‘começar’ a ressarcir aposentados

Nacional1 dia ago

Caso Ramagem eleva a tensão institucional entre o Congresso e o STF

Esporte1 dia ago

Italo quebra prancha, é eliminado e pode perder liderança no Mundial de Surfe

Esporte1 dia ago

Brasileiras garantem três bronzes em 1º dia de Grand Slam de Judô

Nacional1 dia ago

Turma do STF tem maioria para condenar Zambelli a 10 anos de prisão

CIDADE1 dia ago

 Semana debate campanha Maio Amarelo

ECONOMIA1 dia ago

Procon-PB realiza pesquisa de gás de cozinha e constata diferença de até R$ 60,00 no preço do botijão completo

CIDADE1 dia ago

Funjope inicia pagamento do edital Multiáreas, do Fundo Municipal de Cultura

Judiciário1 dia ago

TJPB atende pleito da OAB-PB e PJe volta a identificar acesso de terceiros a processos

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura1 dia ago

ONDE OCORRE A ESCOLHA DO NOVO PAPA?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUANDO TROCAR ORQUÍDEA DE VASO?

Internacional1 dia ago

QUAL É O NOME DE BATISMO DO PAPA LEÃO 14?

Saúde1 dia ago

COMO SE CHAMA O TRAUMA CAUSADO POR SOM ALTO?

Internacional1 dia ago

QUEM FUNDOU A REPÚBLICA DA TURQUIA?

Saúde3 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde3 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde3 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde2 semanas ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional2 semanas ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde2 semanas ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional2 semanas ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde2 semanas ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura3 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA3 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde3 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br