Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Índice de viabilidade de produção de culturas anuais pode contribuir para a sustentabilidade da agricultura

Num mundo onde os desafios associados à produção sustentável de alimentos se intensificam, o crescimento da agricultura deve ser bem plenejado e ordenado para reduzir tanto os impactos do clima sobre a produção de alimentos como a demanda de água azul – aquela encontrada em cursos d’água, lagos e reservatórios. Nesse contexto, é fundamental dispor de metodologias e ferramentas que possam apoiar políticas públicas que visem ao desenvolvimento regional sustentável.

A produção mundial de alimentos precisará aumentar em aproximadamente 60% para atender a demanda projetada para o ano de 20501. O desafio é aumentar a produção de forma sustentável, compatibilizando aspectos ambientais, econômicos e sociais2.

O clima é o fator que tem mais influência na produção agrícola. A incerteza, especialmente quanto às chuvas, principal fonte de água para as culturas, compromete a estabilidade da produção de alimento, sobretudo na agricultura de sequeiro, e coloca em risco a segurança hídrica de bacias hidrográficas3.

No Brasil, principal produtor e exportador de diversas commodities agrícolas, tem-se observado a redução da produção agrícola em vários locais em virtude da redução e/ou da má distribuição das chuvas, principalmente na região do Cerrado4, que responde por cerca de 45% da área agrícola nacional5.

Estima-se, por meio de estudos relacionados às projeções climáticas no Cerrado, aumentos na temperatura, prolongamento da estação seca e redução na disponibilidade hídrica, o que pode comprometer a agricultura na região, especialmente a agricultura de sequeiro6. Essas projeções têm implicações ainda mais significativas para áreas já sujeitas a conflitos relacionados ao uso e alocação de água7.

É imprescindível desenvolver resiliência diante das mudanças climáticas e mitigar os conflitos pelo uso da água. Entre as alternativas destacadas, inclui-se a intensificação de práticas agrícolas em áreas já cultivadas, como pastagens degradadas, bem como aprimorar a gestão e o planejamento dos recursos hídricos locais com base em informações hidrológicas básicas e confiáveis.

No contexto da intensificação, a irrigação se apresenta como uma das estratégias com maior potencial para aumentar a produção em uma mesma área, reduzindo os efeitos negativos do clima. Por outro lado, o crescimento da irrigação, maior usuária de recursos hídricos no Brasil, tem que ser bem coordenado para não intensificar os conflitos pelo uso da água, principalmente naquelas regiões que já se encontram com baixa disponibilidade hídrica. O principal desafio nessas regiões está em conciliar a expansão da irrigação, visando à estabilidade na produção de alimentos, com a disponibilidade de recursos hídricos8. No Cerrado, é cada vez mais importante produzir mais com uma menor quantidade de água9.

O desenvolvimento de várias regiões está pautado na sua capacidade de desenvolver a agricultura de forma sustentável10. A previsão da Agência Nacional de Águas é de que a área irrigada no Brasil aumentará em 3,64 milhões de hectares até o ano de 203011. Cerca de 64% da área irrigada no Brasil está na região do Cerrado12.

Essa região, onde a agricultura é a base da economia, já apresenta várias áreas em situação de estresse hídrico e com diferenças sociais devido às diferentes oportunidades de acesso à água. O crescimento da agricultura no Cerrado deve ser muito bem planejado, priorizando culturas mais aptas, datas de plantios mais adequadas, rotações de cultura mais sustentáveis e evitando regiões com baixa disponibilidade hídrica. O crescimento desorganizado compromete a segurança hídrica e alimentar, piorando a qualidade de vida das pessoas. 

Identificar, em grandes regiões como a do Cerrado, áreas mais aptas a se produzir, tanto em condições de sequeiro como sob irrigação, é estratégico para o estabelecimento de políticas públicas que visem ao desenvolvimento sustentável e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. A identificação de regiões mais aptas a se produzir é parte crucial de um planejamento estratégico, cujo desenvolvimento tem sido dificultado pela falta de entendimento da complexa interação existente entre clima, solo e planta. A dificuldade no planejamento é aumentada pela falta de dados hidroclimáticos nas escalas de espaço e de tempo adequadas. Tal fato tem dificultado o planejamento, contribuído para aumentar os conflitos pelo uso da água e comprometido o desenvolvimento do Cerrado.

Por outro lado, essa situação oportuniza o uso de ferramentas de planejamento, como os indicadores de sustentabilidade. Em relação à disponibilidade hídrica, vários indicadores de sustentabilidade foram desenvolvidos13. Porém, eles não possibilitam, pelo menos de forma direta, uma avaliação comparativa da aptidão produtiva de áreas dentro de uma região, reduzindo a oportunidade de desenvolvimento de áreas com menor aptidão. Uma ferramenta adequada deve, portanto, ser capaz de indicar as áreas mais adequadas ao desenvolvimento da agricultura irrigada e de sequeiro, considerando as melhores épocas de semeadurea, variedades e rotações de culturas.

Uma das iniciativas nesse sentido foi o estudo desenvolvido pela Embrapa Cerrados em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Nesse estudo, foi desenvolvido o Índice de Viabilidade para Produção de Culturas Anuais (IVP) para avaliar as áreas mais adequadas em uma determinada região para a produção de culturas anuais de sequeiro e irrigadas. O IVP foi desenvolvido para subsidiar políticas públicas que contribuem para o crescimento sustentável da agricultura de sequeiro e irrigada. O IVP indica áreas, dentro de regiões, que sejam mais viáveis à produção de culturas agrícolas anuais, com foco na demanda e na oferta hídrica. O seu valor varia de zero a um. Quanto mais próximo da unidade, maior a aptidão da área para se produzir uma determinada cultura ou rotação de culturas. O IVP pode ser utilizado para comparar aptidões entre áreas de uma região, considerando diferentes datas de plantio e rotações de cultura.

O IVP é formado por dois indicadores para representar a agricultura irrigada (ISDIA) e de sequeiro (ISDRA), que por sua vez são compostos por cinco indicadores cada. No estudo da Embrapa e da UFV, o IVP foi aplicado no Bioma Cerrado para a cultura da soja, considerando três épocas de semeadura – 15 de setembro, 15 de outubro e 15 de novembro. Para obter o IVP do Bioma Cerrado, foi desenvolvido um modelo computacional em linguagem de programação Python. Esse modelo simulou mais de 20 mil regiões (pixels), realizando mais de 320 mil simulações. Além de avaliar a aptidão agrícola das áreas de Cerrado em relação a cada data de plantio, foi avaliada a melhor data de plantio em cada área.

Os resultados indicaram que a viabilidade da produção de soja é mais favorável nas regiões Noroeste, Norte e Nordeste do Cerrado, quando o plantio é feito nos meses de outubro e novembro, em comparação com setembro. Embora haja pouca variação entre outubro e novembro nessas regiões, o mês de outubro se destaca com valores mais altos. Já na região Central do bioma, a diferença entre o plantio em setembro e outubro não é significativa. No entanto, quando se compara o plantio em setembro e em novembro, torna-se evidente que o mês de setembro é a escolha mais vantajosa. E nas regiões Leste, Sudeste, Sudoeste e Oeste, o plantio em setembro se mostra mais viável em comparação a outubro e novembro. Dentro dessas regiões, outubro, de maneira geral, se destaca como o mês de maior aptidão para o cultivo de soja. Essas descobertas oferecem valiosas diretrizes para os agricultores na escolha das datas de plantio.

O Índice de Viabilidade para Produção de Culturas Anuais é uma ferramenta que foi desenvolvida para subsidiar o planejamento, visando ao desenvolvimento organizado e sustentável da agricultura. Ele se apresenta, portanto, como uma ferramenta para os gestores e produtores avaliarem a aptidão agrícola de áreas dentro de uma região, indicando as melhores culturas, épocas de plantio e rotações de cultura.

Mais informações sobre o estudo da Embrapa e da UFV podem ser obtidas no artigo científico:
Ferreira, Fernanda Laurinda Valadares; Rodrigues, Lineu Neiva. Production viability index for annual agricultural crops. AGRICULTURAL SYSTEMS, v. 222, p. 104173-15, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.agsy.2024.104173

Referências:
1. UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Relatório mundial das Nações Unidas sobre o desenvolvimento dos recursos hídricos 2021. O valor da água. 2021.

2. FAO – Organização das nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (2017) Representante da FAO Brasil apresenta cenário da demanda por alimentos. Disponível em: <http://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/en/c/901168/>. Acessado em: Junho, 2023

MASSRUHÁ, S. M. F. S.; LEITE, M. A. de A.; LUCHIARI JUNIOR, A.; EVANGELISTA, S. R. M. A transformação digital no campo rumo à agricultura sustentável e inteligente. In: MASSRUHÁ, S. M. F. S.; LEITE, M. A. de A.; OLIVEIRA, S. R. de M.; MEIRA, C. A. A.; LUCHIARI JUNIOR, A.; BOLFE, E. L. (Ed.). Agricultura digital: pesquisa, desenvolvimento e inovação nas cadeias produtivas. Brasília, DF: Embrapa, 2020. cap. 1, p. 20-45. https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/218131/1/LV-Agricultura-digital-2020.pdf  313, n. 5790, p. 1068-1072, 2006. https://doi.org/10.1126/science.1128845

3. CINTRA, P. H. N.; MELO, O. F. P.; MENEZES, J. O. S. Produção agrícola: Uma revisão bibliográfica sobre as mudanças climáticas e produtividade de plantas graníferas no brasil. Revista Agrotecnologia, v. 11, n. 1, p. 87-94, 2020. oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9720. Acessado em: 20 de junho de 2023

4. SILVA, D. S.; ARIMA, E. Y.; REIS, T. N.; RATTIS, L. Temperature effect on Brazilian soybean yields, and farmers’ responses. International Journal of Agricultural Sustainability, v. 21, n. 1, p. 2173370, 2023. https://doi.org/10.1080/14735903.2023.2173370

5. BOLFE, E.L.; SANO, E.E.; CAMPOS, S.K. Introdução. In: BOLFE, E.L.; SANO, E.E.; CAMPOS, S.K .(Technical editors). Dinâmica agrícola no cerrado: análises e projeções. 1 ed. Brasília, DF: Embrapa, p. 15-20, 2020. http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1121716 (Accessed 30 March 2021)

6. CHOU, S. C.; LYRA, A.; MOURÃO, C.; DERECZYNSKI, C.; PILOTTO, I.; GOMES, J., … MARENGO, J. Assessment of climate change over South America under RCP 4.5 and 8.5 downscaling scenarios. American Journal of Climate Change, v. 03, n. 05, p. 512–527, 2014. https://doi.org/10.4236/ajcc.2014.35043

OLIVEIRA, K.P.D.; MATOS, T.S.; SOUSA JUNIOR, M.F.D.; ULIANA, E.M. Vazões mínimas de referência Q95, Q90 e Q7,10 para a bacia do rio Jequitinhonha, Minas Gerais. V Jornada Acadêmica da Engenharia Agrícola e Ambiental. UFMT, Campus Universitário de Sinop, 2017.

PIRES, G. F.; ABRAHÃO, G. M.; BRUMATTI, L. M.; OLIVEIRA, L. J.; COSTA, M. H.; LIDDICOAT, S.; KATO, E.; LADLE, R. J. Increased climate risk in Brazilian double cropping agriculture systems: Implications for land use in Northern Brazil. Agricultural and Forest Meteorology, v. 228, p. 286–298, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.agrformet.2016.07.005

7. POUSA, R.; COSTA, M. H.; PIMENTA, F. M.; FONTES, V. C.; BRITO, V. F. A. de; CASTRO, M. Climate change and intense irrigation growth in western Bahia, Brazil: The urgent need for hydroclimatic monitoring. Water, v. 11, n. 5, p. 933, 2019. https://doi.org/10.3390/w11050933

RODRIGUES, L. N.; SILVA, L. M. C.; FREITAS, M. A. S. Reservação: Planejamento e gerenciamento da água com vistas à redução de conflitos. ITEM. Irrigação e Tecnologia Moderna, v. 100, p. 34–38, 2014.

8. RODRIGUES, L.N. Quantidade de água utilizada na agricultura irrigada: certezas e incertezas nas estimativas. ITEM. Irrigação & Tecnologia Moderna, v.114, p. 47-53, 2017.

9. RODRIGUES, L. N.; ALTHOFF, D.; SANTANA, N. C.; FARIAS, D B DOS S. Importância da Agricultura Irrigada para a Sustentabilidade da Produção de Alimentos no Cerrado. In: RODRIGUES, L. N (Editor técnico). Agricultura irrigada no Cerrado: subsídios para o desenvolvimento sustentável. 1 ed. Brasília, DF: Embrapa, 2023, p. 19-33.

10. ALTIERI, M. A.; NICHOLLS, C. I. The adaptation and mitigation potential of traditional agriculture in a changing climate. Climatic change, v. 140, p. 33-45, 2017. https://doi.org/10.1007/s10584-013-0909-y

11. ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil 2017: relatório pleno. Brasília, DF, 169 p. 2017b.

12. BRASIL. Análise territorial para o desenvolvimento da agricultura irrigada no Brasil. Brasília: MI, 217 p. 2014.

13. LIU, J.; LIU, Q.; YANG, H. Assessing water scarcity by simultaneously considering environmental flow requirements, water quantity, and water quality. Ecological indicators, v. 60, p. 434-441, 2016. https://doi.org/10.1016/j.ecolind.2015.07.019

Original e atualizações: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/98052600/artigo—indice-de-viabilidade-de-producao-de-culturas-anuais-pode-contribuir-para-a-sustentabilidade-da-agricultura

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Governo realiza Dia de Campo sobre sistema de produção de palma forrageira

ENTRETENIMENTO3 horas ago

A verdade por trás do furinho no cadeado que poucos conhecem

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

Todos que possuem Android precisam atualizar o celular imediatamente

CIDADE3 horas ago

Prefeita Tacyana Leitão entrega escola com reconhecimento facial, sala google e climatizadas, em Bayeux

Educação & Cultura11 horas ago

Isenção do Enem 2025: prazo para recurso vai até dia 16; veja como consultar e próximos passos

ECONOMIA11 horas ago

Contas de luz e água: projeto pode alterar regra para datas de vencimento

Politíca11 horas ago

ALPB aprova semana estadual de educação e conscientização sobre o diabetes

Politíca11 horas ago

Assembleia aprova projeto de Camila que proíbe bancos de exigirem CNH como condição para financiar veículos

Internacional11 horas ago

Moçambique incrementa combate à corrupção e ao crime organizado

Internacional11 horas ago

Grupo de língua portuguesa quer aumentar liderança feminina na saúde global

Internacional11 horas ago

Apesar de aumento, profissionais de enfermagem no mundo não são suficientes

Internacional11 horas ago

Chefe de Assistência Humanitária pede fim da “situação desumana” em Gaza

Internacional11 horas ago

Relatório: mais de 83 milhões vivem como deslocados internos no mundo

Internacional11 horas ago

OMS e parceiros juntam-se a Angola para responder surto de cólera no país

Politíca12 horas ago

Hugo Motta desembarca em Nova Iorque e bota quente no discurso: “Brasil num pode mais viver brigando feito cachorro atrás do rabo”

Nacional12 horas ago

PGR pede condenação de irmãos Brazão por assassinatos de Marielle e Anderson

Judiciário12 horas ago

Venda de sentenças: Zanin autoriza novas diligências em operação da PF

Politíca12 horas ago

ALPB homenageia os empresários Neilton Neves, Edvaldo e Jomário Gomes

CIDADE13 horas ago

Cabaceiras lidera a inovação na gestão de saúde municipal com tecnologia de ponta

CIÊNCIA & TECNOLOGIA13 horas ago

QUAL O VALOR PROJETADO DO MERCADO GLOBAL DE IA ATÉ 2028?

ENTRETENIMENTO13 horas ago

QUAL FLOR MUDA DE COR DEPENDENDO DO PH DO SOLO?

Educação & Cultura13 horas ago

DE ONDE VEIO O ANCESTRAL DO T-REX?

Saúde13 horas ago

QUANTOS MINUTOS DE VIDA PERDE COM A BOLACHA RECHEADA?

ECONOMIA13 horas ago

QUAL SETOR SERÁ MAIS BENEFICIADO COM O ACORDO MERCOSUL-UE?

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 horas ago

Baldes plásticos viram mini estufas e inovam o cultivo de castanheira

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 horas ago

Brasil ganha zoneamento climático do abacaxi para todos os municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 horas ago

Bezerros geneticamente editados nascem pela primeira vez no Brasil

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 horas ago

Sedap-PB oferece condições especiais para atualização do cadastro dos rebanhos

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 horas ago

Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar atualiza relação de produtos com direito a bônus

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 horas ago

Produção de café apresenta recuperação de 2,7% em 2025, estimada em 55,7 milhões de sacas

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário6 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional11 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública7 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura7 meses ago

Professora viraliza ao dançar em gincana escolar e gera debate nas redes sociais

CIÊNCIA & TECNOLOGIA13 horas ago

QUAL O VALOR PROJETADO DO MERCADO GLOBAL DE IA ATÉ 2028?

ENTRETENIMENTO13 horas ago

QUAL FLOR MUDA DE COR DEPENDENDO DO PH DO SOLO?

Educação & Cultura13 horas ago

DE ONDE VEIO O ANCESTRAL DO T-REX?

Saúde13 horas ago

QUANTOS MINUTOS DE VIDA PERDE COM A BOLACHA RECHEADA?

ECONOMIA13 horas ago

QUAL SETOR SERÁ MAIS BENEFICIADO COM O ACORDO MERCOSUL-UE?

Educação & Cultura4 dias ago

ONDE OCORRE A ESCOLHA DO NOVO PAPA?

ENTRETENIMENTO4 dias ago

QUANDO TROCAR ORQUÍDEA DE VASO?

Internacional4 dias ago

QUAL É O NOME DE BATISMO DO PAPA LEÃO 14?

Saúde4 dias ago

COMO SE CHAMA O TRAUMA CAUSADO POR SOM ALTO?

Internacional4 dias ago

QUEM FUNDOU A REPÚBLICA DA TURQUIA?

Saúde7 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde7 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde7 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde2 semanas ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional2 semanas ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde2 semanas ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional2 semanas ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde2 semanas ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional3 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde3 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde3 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br